De acordo com as Nações Unidas (ONU), as emissões devido a perda e desperdício de alimentos representaram cerca de 2% do total das emissões globais de gases com efeito de estufa em 2017. Quase 12% dos alimentos são perdidos devido a uma cadeia de refrigeração defeituosa. Consequentemente, a cadeia de refrigeração dos alimentos tem sérias implicações para as alterações climáticas e para o ambiente. As interrupções nessas atividades podem ocorrer devido a uma infinidade de problemas, que vão desde erros do operador até problemas corriqueiros, como refrigeradores que ficam com as portas abertas por muito tempo. Qualquer uma dessas falhas pode estragar os alimentos de forma irreversível, pois mesmo uma diferença de temperatura relativamente pequena pode afetar a qualidade dos produtos perecíveis.
Pacote de soluções para economia de energia e sustentabilidade
Mebrafe Soluções em Refrigeração Industrial, localizada em Caxias do Sul, RS fornece soluções de refrigeração industrial, buscando garantir produtos com ótimo desempenho, eficiência e economia para suportar a cadeia de refrigeração. Desde que foi fundada em 1981, a empresa cresceu e se tornou o segundo pólo metal-mecânico mais importante do Brasil, com mais de 1.000 projetos realizados.
“Estamos cientes da pressão que soluções de refrigeração mal executadas podem causar ao meio ambiente e tentamos de tudo para diminuir essa pressão. A ABB sempre defendeu e sempre defenderá a sustentabilidade, o progresso social e a preservação de recursos. A Mebrafe compartilha desses ideais e é uma honra trabalhar com eles para implementar práticas sustentáveis em toda a cadeia de refrigeração”, explica Jorge Fernando, Especialista de Produto na ABB.
Como parte da sua estratégia de sustentabilidade 2030, a ABB está comprometida em reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio de tecnologias líderes. Parte essencial de todo esse processo é apoiar os clientes e fornecedores na redução das suas emissões – porém, neste caso, a ABB está trabalhando em conjunto com a Mebrafe para reduzir o desperdício alimentar e as emissões ao longo da cadeia de refrigeração.
A versão 3 (V3) do Controlador Lógico Programável (PLC) AC500-eCo é a solução perfeita para esta tarefa. Ele foi desenvolvido para oferecer a configuração mais flexível e econômica disponível, com baixo custo e manutenção simples. As CPUs da versão 3 fornecem mais canais de I/O’s, mais escalabilidade e incluem vários recursos de comunicação e conectividade em nuvem de forma segura.
O AC500-eCo V3 tem controle rígido sobre todos os inversores de frequência em produção, garantindo que estejam em ótimas condições de funcionamento. Isto significa que o PLC monitora cada passo do processo de produção e reduz a velocidade do motor de acordo com a necessidade real, aumentando a economia de energia e melhorando a relação custo-benefício. Além disso, não há necessidade de colocar bateria para armazenar programas ou dados e pode ser modificado para expansão com até três placas opcionais. Ele pode atender aos requisitos específicos dos clientes e das aplicações, ao mesmo tempo que reduz o espaço ocupado e os custos.
Soluções dedicadas e econômicas para requisitos específicos de aplicação
A Mebrafe também demonstrou interesse em incluir a solução PLC com um drive ABB e outros produtos de baixa tensão. O drive de uso geral ACS580 escolhido oferece recursos adequados para aplicações de alimentos e bebidas, como resfriamento e refrigeração. Quando combinado com um motor, o inversor pode proporcionar economia média de energia de mais de 25%.
O rápido prazo de entrega e a fácil migração para a solução personalizada garantiram uma operação tranquila mesmo durante a própria migração. O suporte técnico rápido e confiável da ABB vai continuar trabalhando em conjunto com a Mebrafe para melhorar a cadeia de refrigeração e reduzir o desperdício de alimentos.