- Líder em tecnologia trabalha com mineradoras suecas em aplicações de automação e robótica para tornar a extração subterrânea mais segura
- Robô instalador de explosivos procura furos na face rochosa para neles posicionar cargas explosivas completamente sem ajuda humana
- Pesquisa prevê que, até o fim do ano, robô vai entregar detonador a operador humano para iniciar a explosão sequencial
A ABB concluiu com sucesso a primeira fase de testes de um robô instalador de explosivos para minas subterrâneas em parceria com as mineradoras Boliden e LKAB. A tecnologia visa tornar a mineração mais segura e automatizar um dos últimos processos manuais do setor: a instalação de explosivos em rochas.
Em minas subterrâneas, a programação de explosões varia, mas podem ocorrer até 15 vezes por dia nas maiores extrações, à medida que os mineiros expandem as câmaras para extrair minerais. O robô da ABB detecta furos na rocha e neles posiciona explosivos automaticamente, sem ajuda humana, eliminando a necessidade de pessoas estarem perto da face rochosa durante as detonações.
Os testes realizados comprovaram a funcionalidade do conjunto robótico, do veículo transportador, da comunicação com o tanque de emulsão, dos sistemas de visão e do segundo braço robótico incorporado para aplicar a emulsão no furo e posicionar o explosivo. O robô conseguiu encontrar todos os furos e respondeu perfeitamente ao controle remoto.
A avaliação prática foi realizada na extração Garpenberg, operada pela Boliden, hoje a mina de zinco mais produtiva do mundo, localizada a 180 km a noroeste da capital sueca, Estocolmo.
A ABB agora prepara a fase final de testes, cujo objetivo é fazer o robô realizar toda sequência de preparação dos explosivos e, ao final, entregar o comando da detonação a um operador humano. A empresa também está em tratativas com outras mineradoras para que elas participem do desenvolvimento e permitam testes em diferentes tipos de minas, em países além dos nórdicos europeus, novos climas e cenários de operação.
"É um avanço significativo para a ABB e para as demais empresas em que a segurança faz parte dos compromissos de ESG", disse Vedrana Spudic, líder de tecnologia para negócios de mineração da ABB. "O robô localiza os furos na face da rocha usando um sistema de visão. Nos testes, conseguiu encontrar todos e neles posicionar cargas, num ciclo automatizado, sem necessidade de operador humano, em um espaço restrito da face rochosa.”
A ABB também desenvolveu o sistema de visão e as soluções que permitem a comunicação do robô com o veículo transportador, a movimentação da grua e do braço robótico. O conjunto pode ser instalado em qualquer tipo de veículo.
A ABB atua há mais de 130 anos na mineração e é pioneira na integração de soluções de eletrificação, automação e digitalização para o setor.
ABB’s Process Automation é líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável. go.abb/processautomation
ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com.