O Projeto Circularidade de Inversores, Motores Elétricos e Geradores da ABB é uma iniciativa que ajuda indústrias a aumentar a eficiência dos processos fabris, otimizar o uso de recursos naturais e minimizar os impactos ambientais das cadeias de produção, substituindo equipamentos obsoletos por outros mais eficientes, tendo a economia circular para a viabilização, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono e outros impactos ambientais.
Em curso desde 2023, o Projeto já se mostrou eficaz em diversos projetos, um deles no segmento sucroenergético, um dos mercados produtores mais relevantes no país.
A Usina Nova Gália, localizada no município de Paraúna, Goiás, é uma empresa do ramo sucroalcooleiro em operação desde 2008, e que atualmente processa mais de 2 milhões de toneladas de cana de açúcar por safra com capacidade para processar 3,5 milhões de toneladas ao ano.
Este cliente procurou a ABB para realizar a modernização de um de seus painéis. Ao enviar seu equipamento para o laboratório de inversores de frequência da ABB, em Sorocaba, SP o cliente descobriu que era mais vantajoso realizar a troca do equipamento, pois o acionamento antigo já tinha chegado ao fim de seu ciclo de vida, e poderia adquirir um novo com muito mais eficiência energética, além de entregar o equipamento antigo para destinação ambientalmente correta.
"Iniciamos um processo de modernização de nossos acionamentos de motores elétricos e procuramos a ABB para a troca de painel. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Foi um processo simples e fácil, com todo o suporte necessário, tanto na parte fiscal quanto no suporte técnico. Para futuras trocas, que espero realizar em breve contamos com a ABB, uma empresa que também se preocupa muito com a sustentabilidade, como parceira nesse caminho, especialmente nas questões socioambientais," comenta Leandro Madriles, Gerente Industrial da Usina Nova Gália.
A ABB se encarregou de coletar o maquinário e transportá-lo para um parceiro homologado, onde o painel foi desmontado, descaracterizado e transformado em matéria-prima novamente.
Após o processo, foi emitido um certificado de destinação, permitindo que a Usina Nova Gália comprovasse o descarte adequado e contabilizasse a ação em suas metas de sustentabilidade. O certificado também incluía um balanço de massa, detalhando as principais matérias-primas recuperadas.
Assim, tanto a ABB quanto a Usina Nova Gália concluíram o processo e reportaram ao mercado a contribuição ambiental realizada na operação.
Com o descarte ambientalmente correto desse painel, a Usina Nova Gália e a ABB possibilitaram a reutilização de quase 2 toneladas de material. Esse número evidencia o impacto ambiental positivo e reforça o compromisso da ABB Motion em liderar a transição para uma indústria mais sustentável e eficiente.
Em outro projeto envolvendo 74 motores de pequeno porte, a ABB reciclou 5,45 toneladas de material, com 99% das partes reaproveitadas. Essa iniciativa gerou energia suficiente para abastecer 20 mil residências durante um mês.
O Projeto Circularidade de Inversores, Motores Elétricos e Geradores da ABB demonstra que é possível aliar inovação tecnológica a práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental e promover um futuro mais verde. Criamos, assim, um círculo virtuoso de sustentabilidade e eficiência energética, onde todos ganham: nossa empresa, nossos clientes e, acima de tudo, o planeta.