Papeleira sul-africana amplia parceria com ABB para modernizar operações e acelerar digitalização

Papeleira sul-africana amplia parceria com ABB para modernizar operações e acelerar digitalização

  • ABB moderniza máquina de papel da Neopak com novo controle distribuído para melhorar qualidade e produtividade
  • Com modernização, Neopak avança em transição para uma manufatura inteligente e adoção de novos controles avançados
  • Após implantar o novo controle, ABB vai desenvolver roadmap para Neopak integrar outras soluções digitais

A Neopak, uma das maiores fabricantes de papelão e derivados de papel da África do Sul, ampliou a parceria que detinha com a especialista em tecnologia ABB para modernizar uma automação já operacional em uma fábrica perto da cidade de Pretória. A unidade produz diferentes tipos de papel, incluindo forros reciclados de alto desempenho, flutinas, sacolas de papel, miolos ondulados e placas de drywall de aplicações construtivas, estruturais, para conversores e ondulações para embalagens.

A ABB vai implantar a versão mais nova do sistema de controle distribuído 800xA na máquina de papel três (MP3). O controle em uso, também da ABB, com funções de controle de qualidade e atuadores de velocidade variável, será substituído por uma versão atualizada, que vai facilitar a futura integração digital da planta. A troca vai permitir que a Neopak melhore indicadores de eficiência, produtividade e consistência, para operar toda a planta sob um modelo inteligente de produção.

Desde a montagem, em 2007, e a partida, em 2009, a MP3 vem funcionando sem interrupções. Com ajustes recentes, o equipamento chegou a produzir 85 mil toneladas anuais de derivados de papel. Com a modernização, a Neopak espera melhorar indicadores de eficiência, qualidade e produtividade, o que deve dar à empresa condições de oferecer ao produtos com ainda mais qualidade, em diferentes padronizações e sustentáveis.

  • A Fábrica de Papel Rosslyn da Neopak em Pretória produz uma grande variedade de tipos de papel para o mercado sul-africano. Imagem Neopak
  • As atualizações do sistema de controle feitas pela ABB permitirão que a Neopak aumente sua produção anual para cerca de 85.000 toneladas. Imagem Neopak
  • A PM3 foi comissionada em 2009 e agora alcançará novos patamares de eficiência e qualidade para atender às demandas do mercado. Imagem Neopak
  • A produção se beneficiará de soluções digitais, incluindo controle avançado de processos (APC) e segurança cibernética. Imagem Neopak

No futuro, as operações digitais da Neopak vão dar ênfase a controles avançados, recursos de cibersegurança, alta precisão e eficiência ao longo do processamento realizado na MP3. A ABB foi incumbida de definir um roadmap digital estratégico para a Neopak, que prevê implementações faseadas de soluções específicas para o setor papeleiro, incluindo de cibersegurança e controles avançados de processos. Projetado para oferecer o máximo em desempenho, o sistema 800xA vai permitir que a Neopak adote estratégias sofisticadas e técnicas de automação que vão garantir eficiência operacional por muitos anos.

“A ABB é líder junto a indústria papeleira sul-africana, reconhecida como um provedor de tecnologia altamente confiável, com soluções que ampliam limites e trazem novas possibilidades”, afirma Nitesh Singh, diretor de operações da Neopak. “Expandir nossa parceria com a ABB é um passo natural para avançarmos na digitalização. O portfólio digital da ABB e a grande expertise da empresa no segmento têm ajudado a Neopak a estruturar modelos de produção cada vez mais inteligentes.”

“Acreditamos ser fundamental apoiar a Neopak em sua jornada de adoção de modelos digitais de manufatura”, afirma Arvin Ramjee, gerente de contas da ABB para papel e celulose na África do Sul. “O projeto demonstra o compromisso da ABB de apoiar globalmente a indústria papeleira em seus esforços de digitalização e otimização de operações para o cumprimento de metas sustentáveis.”

O 800xA integra progressos, racionaliza operações e otimiza cronogramas. A implantação do sistema e de outros sistemas digitais na Neopak terá início em 2025, devendo resultar em melhores indicadores de eficiência, produtividade, rendimento e qualidade do papel. Os novos recursos do controle de processos da ABB vão permitir um gerenciamento mais preciso da MP3 e a redução de desperdícios. O sistema também vai favorecer operações racionalizadas a partir de uma plataforma centralizada, que simplifica o monitoramento e o controle da operação, de forma que os operadores vão poder tomar decisões mais bem-informadas e responder mais rapidamente a oscilações no processo produtivo.

O novo controle de processo e as novas estratégias de automação vão colocar a Neopak num curso de sucesso, oferecendo, ainda, flexibilidade para novas integrações com novas soluções digitais da ABB e outras otimizações.

O comissionamento do projeto foi projetado para o terceiro trimestre de 2025.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp