YuMi, o robô colaborativo da ABB, participa de desfile inovador no Carnaval de São Paulo

YuMi será um dos representantes da 4ª Revolução Industrial do enredo “Tempos Modernos” da Escola de Samba Rosas de Ouro

Fabricado pela ABB, líder mundial em automação industrial e robótica, o YuMi é o primeiro robô colaborativo industrial de dois braços a participar do Carnaval de São Paulo, desfilando na Escola de Samba Rosas de Ouro, uma das mais tradicionais escolas da capital paulistana.

O robô realizará uma interação inédita com os integrantes da bateria durante os ensaios e também no desfile da escola, que ocorrerá no dia 22 de fevereiro, às 5h10, fechando o Carnaval de São Paulo 2020.

Desenvolvido para trabalhar ao lado de pessoas, com uma interação amigável e sem a necessidade de barreiras, o YuMi será um dos destaques do Carnaval da Rosas de Ouro em São Paulo. Com o tema “Tempos Modernos”, a Escola de Samba trará para a avenida as principais transformações industriais que ocorreram na história e o robô colaborativo da ABB será uma das atrações que simbolizam o momento que vivemos hoje: a 4ª Revolução Industrial.

“Ao participar do Carnaval, uma das festas mais populares do mundo, a ABB traz o tema Robótica para uma audiência abrangente, que às vezes desconhece os avanços que estão sendo feito nessa área. A robótica evolui constantemente e a revolução 4.0 trouxe diversos benefícios e, entre eles, uma produção industrial sem barreiras de proteção entre trabalhadores e robôs. O YuMi é um exemplo de que é possível pessoas e robôs trabalharem em conjunto de forma segura e confiável”, explica Rodrigo Bueno, diretor da Robótica da ABB Brasil.

Primeiro robô colaborativo industrial de dois braços do mundo, o YuMi, cujo nome em inglês significa “você e eu” (you and me), permite estações de trabalho mais flexíveis, otimizando o espaço da produção e aumentando a produtividade devido seu tamanho compacto e leveza – seu peso é de 38 kilos. Além disso, é um robô versátil, com uma variedade de movimentos muito precisos. Para movimentação do YuMi no sambódromo durante o desfile, ele será acoplado ao robô autônomo móvel que também será responsável por fornecer energia para o seu funcionamento.

“Na avenida, o YuMi fará uma intereação inédita com os integrantes da bateria da Rosas de Ouro. É a primeira vez que um robô industrial desfila na passarela do Sambódromo de São Paulo ao lado de pessoas. Para nós da ABB é um motivo de muito orgulho fazer parte dessa história e parabenizamos a Rosas de Ouro por apresentar as grandes revoluções industriais em seu desfile e trazer tecnologias inovadoras para a avenida”, finaliza Rodrigo Bueno.

“Será um prazer ter o YuMi estreando na avenida junto com a nossa bateria que, para nós sambistas, significa o coração da escola. Essa convivência harmônica entre homens e robô contempla a essência do enredo “Tempos Modernos”. Queremos mostrar para os brasileiros e, para o mundo, que o futuro chegou e temos que embarcar neste momento 4.0. A Rosas de Ouro está sendo a plataforma de divulgação de todo esse movimento e nosso envolvimento nesse grande projeto nos deixa envaidecidos e felizes por este ineditismo. YuMi e bateria com identidade vão dar um show!”, afirma Osmar Costa, vice-presidente da Rosas de Ouro.

A Rosas de Ouro irá realizar o primeiro carnaval conectado da história e, para isso, contará com empresas parceiras que estão sendo lideradas pelas principais instituições de ensino do país, como USP, FEI e Mauá. A iniciativa do YuMi está sendo liderada pela FEI, que juntamente com seus alunos e a empresa SPI Integração de Sistemas, são os responsáveis pela programação e coordenação do robô na passarela

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp