YuMi será um dos representantes da 4ª Revolução Industrial do enredo “Tempos Modernos” da Escola de Samba Rosas de Ouro
Fabricado pela ABB, líder mundial em automação industrial e robótica, o YuMi é o primeiro robô colaborativo industrial de dois braços a participar do Carnaval de São Paulo, desfilando na Escola de Samba Rosas de Ouro, uma das mais tradicionais escolas da capital paulistana.
O robô realizará uma interação inédita com os integrantes da bateria durante os ensaios e também no desfile da escola, que ocorrerá no dia 22 de fevereiro, às 5h10, fechando o Carnaval de São Paulo 2020.
Desenvolvido para trabalhar ao lado de pessoas, com uma interação amigável e sem a necessidade de barreiras, o YuMi será um dos destaques do Carnaval da Rosas de Ouro em São Paulo. Com o tema “Tempos Modernos”, a Escola de Samba trará para a avenida as principais transformações industriais que ocorreram na história e o robô colaborativo da ABB será uma das atrações que simbolizam o momento que vivemos hoje: a 4ª Revolução Industrial.
“Ao participar do Carnaval, uma das festas mais populares do mundo, a ABB traz o tema Robótica para uma audiência abrangente, que às vezes desconhece os avanços que estão sendo feito nessa área. A robótica evolui constantemente e a revolução 4.0 trouxe diversos benefícios e, entre eles, uma produção industrial sem barreiras de proteção entre trabalhadores e robôs. O YuMi é um exemplo de que é possível pessoas e robôs trabalharem em conjunto de forma segura e confiável”, explica Rodrigo Bueno, diretor da Robótica da ABB Brasil.
Primeiro robô colaborativo industrial de dois braços do mundo, o YuMi, cujo nome em inglês significa “você e eu” (you and me), permite estações de trabalho mais flexíveis, otimizando o espaço da produção e aumentando a produtividade devido seu tamanho compacto e leveza – seu peso é de 38 kilos. Além disso, é um robô versátil, com uma variedade de movimentos muito precisos. Para movimentação do YuMi no sambódromo durante o desfile, ele será acoplado ao robô autônomo móvel que também será responsável por fornecer energia para o seu funcionamento.
“Na avenida, o YuMi fará uma intereação inédita com os integrantes da bateria da Rosas de Ouro. É a primeira vez que um robô industrial desfila na passarela do Sambódromo de São Paulo ao lado de pessoas. Para nós da ABB é um motivo de muito orgulho fazer parte dessa história e parabenizamos a Rosas de Ouro por apresentar as grandes revoluções industriais em seu desfile e trazer tecnologias inovadoras para a avenida”, finaliza Rodrigo Bueno.
“Será um prazer ter o YuMi estreando na avenida junto com a nossa bateria que, para nós sambistas, significa o coração da escola. Essa convivência harmônica entre homens e robô contempla a essência do enredo “Tempos Modernos”. Queremos mostrar para os brasileiros e, para o mundo, que o futuro chegou e temos que embarcar neste momento 4.0. A Rosas de Ouro está sendo a plataforma de divulgação de todo esse movimento e nosso envolvimento nesse grande projeto nos deixa envaidecidos e felizes por este ineditismo. YuMi e bateria com identidade vão dar um show!”, afirma Osmar Costa, vice-presidente da Rosas de Ouro.
A Rosas de Ouro irá realizar o primeiro carnaval conectado da história e, para isso, contará com empresas parceiras que estão sendo lideradas pelas principais instituições de ensino do país, como USP, FEI e Mauá. A iniciativa do YuMi está sendo liderada pela FEI, que juntamente com seus alunos e a empresa SPI Integração de Sistemas, são os responsáveis pela programação e coordenação do robô na passarela