ABB coloca a sustentabilidade nos trilhos com primeiro veículo de manutenção ferroviária zero emissões do mundo

ABB coloca a sustentabilidade nos trilhos com primeiro veículo de manutenção ferroviária zero emissões do mundo

A Epiroc trabalhou em parceria com a ABB para desenvolver o e-drivetrain (trem de força elétrico) para o veículo à bateria da Railcare usado em aplicações de manutenção ferroviária. O veículo multiuso proporciona uma operação de baixo ruído e zero emissões que melhora o ambiente de trabalho e aumenta seu potencial para serviços subterrâneos, como em sistemas de metrôs e minas.

A Railcare, uma fabricante sueca de máquinas que mantém as ferrovias seguras e limpas, lançou o primeiro MPV - veículo de uso múltiplo à bateria do mundo, uma vez que visa se tornar uma "fornecedora ecológica" para projetos de manutenção ferroviária. O e-drivetrain (trem de força elétrico) para MPV, foi desenvolvido pela Epiroc AB e possui os novos motores elétricos refrigerados por líquido AMXE da ABB juntos com os Drives Móveis HES880.

O MPV inclui sua própria fonte de alimentação, bombas aspiradoras, parte hidráulica e cabine do operador. Sua bateria fornecerá entre 4 e 6 horas de energia entre recargas, suficiente para um turno noturno comum.

“Esse projeto com a Railcare mostra como, mesmo os veículos mais pesados, podem ser eletrificados com êxito para ajudar a construir um futuro sustentável de baixo carbono,” disse Henrik Nilsson, Gerente Geral para motores de tração, ABB Motion. “É também uma continuação importante de nosso trabalho com a Epiroc que demonstra como nós lideramos como um fornecedor de componentes essenciais para projetos complexos de e-drivetrain.”

A Epiroc, uma das fornecedoras líderes mundiais de minas subterrâneas e equipamentos de infraestrutura, desenvolveu a plataforma modular e escalável de e-drivetrain para o MPV com baterias fornecidas pela Northvolt. A plataforma apresenta quatro dos novos motores elétricos resistentes AMXE. Eles possuem um design compacto, de ímã permanente e refrigerado por líquido que adequa-se muito bem a ambientes extremos e aplicações complexas. Os motores são controlados pelo drive refrigerado por líquido HES880 resistente e versátil que é bem testado em aplicações de tração, marine e auxiliares.

O MPV de manutenção ferroviária à bateria possui um e-drivetrain com motores elétricos refrigerados por líquido AMXE da ABB (o equipamento redondo no centro das caixas e Drives Móveis HES880 (as caixas pequenas no topo dos motores).
O MPV de manutenção ferroviária à bateria possui um e-drivetrain com motores elétricos refrigerados por líquido AMXE da ABB (o equipamento redondo no centro das caixas e Drives Móveis HES880 (as caixas pequenas no topo dos motores).

Erik Svedlund, Head de Marketing, Rocvolt Business Development na Epiroc, disse: “O projeto MPV Railcare amplia a cooperação que iniciou com o uso dos motores e drives ABB para nossa nova geração de veículos de minas subterrâneas. Aquele conceito de e-drivetrain foi projetado inicialmente pensando na indústria de mineração, mas esse projeto ilustra sua ampla adequação para outros tipos de máquinas que operam em ambientes complexos e funcionam tradicionalmente com motores a diesel.”

Além de eliminar as emissões dos motores a diesel, uma das maiores vantagens do MPV são seus níveis reduzidos de ruído. Particularmente, isso é importante já que os veículos de manutenção ferroviária muitas vezes operam à noite nas zonas urbanas. Ambas vantagens de zero emissões e baixo ruído também dão acesso a novas áreas de aplicações para a Railcare, tais como túneis subterrâneos em sistemas de metrôs e grandes minas.

O protótipo MPV está atualmente sendo testado na Suécia, e pode ser enviado para produção em 2021. A Railcare planeja montar três dos veículos para substituir os antigos veículos a diesel em sua frota para suas operações na Escandinávia e Reino Unido. Posteriormente, a Railcare irá comercializar os veículos para os clientes em todo o mundo.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 110.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp