Boliden colabora com a Epiroc e a ABB na jornada em direção a uma mina livre de combustíveis fósseis

Boliden colabora com a Epiroc e a ABB na jornada em direção a uma mina livre de combustíveis fósseis

  • As três empresas desenvolverão em conjunto um sistema de trólebus elétrico para mineração subterrânea na mina Boliden Kristineberg na Suécia.
  • A ABB fornecerá o projeto de infraestrutura elétrica com base no portfólio integrado eMine ABB Ability™ de sistemas digitais e de eletrificação.
  • Espera-se que o novo sistema demonstre uma redução nas emissões de CO₂ e um ambiente de trabalho aprimorado

A empresa global de tecnologia ABB está trabalhando com a empresa de mineração Boliden e o fabricante de equipamentos de mineração e infraestrutura Epiroc para desenvolver e demonstrar um sistema de trólebus elétrico em uma pista de teste na mina Kristineberg de Boliden, no norte da Suécia.

O projeto de desenvolvimento das três empresas permitirá o transporte pesado com veículos elétricos a bateria e deverá reduzir as emissões de CO₂ e melhorar o ambiente de trabalho na mina subterrânea de cobre-zinco.

O sistema terá como base o caminhão de mineração zero emissão Minetruck MT42 Battery da Epiroc e é altamente adequado para rampas de longo curso. Contará com um pantógrafo de carrinho que será conectado a uma linha de força de contato aérea. A ABB fornecerá o projeto do sistema de trólebus elétrico, definição de padrões e interface do veículo, bem como a subestação retificadora para a pista de teste. A infraestrutura elétrica faz parte do portfólio integrado eMine ABB Ability™ de eletrificação e sistemas digitais projetados para acelerar a descarbonização do setor de mineração.

O modelo Minetruck MT42 Battery da Epiroc fará parte do projeto de desenvolvimento do sistema de troleiro elétrico
O modelo Minetruck MT42 Battery da Epiroc fará parte do projeto de desenvolvimento do sistema de troleiro elétrico

O anúncio segue uma chamada da ABB no início deste ano para mais colaboração entre os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e os principais fornecedores de tecnologia. A ABB está trabalhando com alguns dos clientes de mineração mais inovadores do mundo, OEMs e inovadores de tecnologia e está comprometida em desempenhar um papel fundamental na transição para zero emissões nas operações de mineração.

Este projeto é apoiado por financiamento da agência de inovação sueca Vinnova e irá contribuir para a visão da Boliden de ser a fornecedora de metais mais respeitada e favorável ao clima do mundo.

Todos os três parceiros têm objetivos corporativos claros que apoiam operações mais sustentáveis, com o objetivo de ajudar as minas a melhorar a produção sustentável e atender à crescente demanda de metais em todo o mundo.

Anteriormente, a ABB projetou, entregou e comissionou uma infraestrutura elétrica eficaz para alimentar vários caminhões de mineração na mina Aitik da Boliden AB, a maior mina de cobre a céu aberto da Suécia.

“Estamos muito orgulhosos de entrar nesta colaboração e ansiosos para, em conjunto, dar os próximos passos na jornada da Boliden em direção a uma mina subterrânea automatizada e livre de combustíveis fósseis. Nossas soluções de eletrificação são comprovadas globalmente e contribuem para a redução substancial das emissões de CO₂, levando a um menor impacto ambiental”, afirma Lars Bergkvist, Gerente Global de Clientes Estratégicos da divisão Subterrânea da Epiroc.

“A ABB está apoiando as estratégias de eletrificação das empresas de mineração, trabalhando em conjunto com OEMs como a Epiroc e muitos outros inovadores de tecnologia para construir um sistema interoperável e ajudar a acelerar o desenvolvimento de sistemas de redução de emissões”, disse Max Luedtke, Chefe Global de Mineração da ABB. “Nenhuma empresa pode fazer isso sozinha, e por meio de nosso recém-lançado portfólio eMine ABB Ability™, podemos garantir a eletrificação e automação de toda a operação de mineração, combinando soluções com outras para reduzir o CO₂ e avançar em direção a uma sociedade mais sustentável.”

“Como parte da estrutura e do compromisso do eMine™, podemos combinar experiência para integrar com sucesso a eletrificação em minas, e estamos orgulhosos de ver isso sendo lançado na Suécia com algumas das empresas mais importantes do setor.” disse Björn Jonsson, Gerente de Núcleo de Indústrias de Processos da ABB. “Contribuímos com soluções que reduzem ainda mais os custos gerais e melhoram o desempenho da mina, ao mesmo tempo que reduzimos significativamente o impacto ambiental”.

A Boliden tem como meta implementar sistemas de trole elétrico em escala real na mina Rävliden, uma jazida satélite e extensão da mina Kristineberg.

A ABB conta com 130 anos de experiência na indústria de mineração e é pioneira na integração de eletrificação, automação e digitalização na mineração. eMine™ é apoiado pelo ABB Ability™ MineOptimize, uma plataforma que otimiza a engenharia no projeto da planta ou mina e facilita a transição para a mina digital e livre de CO₂ do futuro.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp