Cobots YuMi da ABB aliviam escassez de mão de obra para fornecedor de alumínio

Cobots YuMi da ABB aliviam escassez de mão de obra para fornecedor de alumínio

  • Robôs colaborativos YuMi® da ABB ajudam a SUS Corporation a realocar a produção e resolver a escassez de mão de obra
  • Cobots de braço duplo reduzem o tempo de montagem, aumentam a produtividade em 20% e aumentam a flexibilidade
  • Solução automatizada desenvolvida usando o software de virtualização RobotStudio® da ABB

Os cobots YuMi® da ABB estão permitindo o “reshoring” (retomada dos processos industriais em caráter nacional) da produção e ajudando a enfrentar os desafios apresentados pela escassez de mão de obra para a SUS Corporation, um importante fornecedor de estruturas de alumínio e componentes de alumínio fundido para a indústria automotiva e outras indústrias de manufatura.

“O reshoring é cada vez mais visto como uma forma de enfrentar os desafios das cadeias de fornecimento disruptivas e da incerteza, mas pode introduzir complexidades próprias”, disse Joerg Reger, Diretor Geral da linha de negócios Automotivo da ABB Robótica. “Nossa gama de soluções de automação flexíveis pode ajudar a resolver isso, e estamos muito satisfeitos em ver que o SUS está se beneficiando de economias de tempo significativas, maior eficiência de produção e capacidade de adaptação rápida a cenários de fornecimento em constante mudança. Isso demonstra como a automação não é mais exclusiva dos grandes OEMs.”

Na sequência de rupturas significativas nas cadeias de abastecimento globais nos últimos anos, a SUS Corporation optou por retomar a produção doméstica em Shizuoka, no Japão, para gerir melhor os seus prazos de entrega e introduzir maior flexibilidade. No entanto, a natureza manual e repetitiva do processo de produção, juntamente com a crescente escassez de mão-de-obra, tornou difícil para a empresa recrutar e reter trabalhadores suficientes para atingir os volumes de produção necessários.

A solução – uma série de robôs colaborativos YuMi com dois braços – reduziu o tempo de montagem, aumentou a produtividade em 20% e introduziu a flexibilidade necessária em resposta às flutuações na procura. A empresa espera obter o retorno do seu investimento dentro de dois anos.

A solução automatizada foi desenvolvida utilizando o software de simulação RobotStudio® da ABB para projetar e otimizar a operação em um espaço virtual, antes da implantação no mundo real. A simulação verificou que os sete eixos de movimento por braço do YuMi foram capazes de replicar as complexas ações de torção necessárias durante o processo de montagem. Os cálculos precisos do RobotStudio para volumes de produção alcançáveis ​​também facilitaram para o SUS tomar decisões informadas sobre seu investimento. A empresa está agora investigando a adição de mais células para outros produtos e a automatização de outros processos.

“Os robôs assumiram tarefas monótonas e repetitivas, permitindo que os trabalhadores fossem transferidos para tarefas mais gratificantes, como a gestão de operações. O novo sistema também tornou possível operar à noite com menos trabalhadores, com o número de máquinas de montagem dedicadas em operação reduzida de 11 para cinco”, disse Akihiro Taki, gerente da equipe de fundição sob pressão, na unidade da SUS Corporation em Shizuoka.

A recente pesquisa Automotive Manufacturing Outlook da ABB descobriu que quase um terço (31%) de todos os entrevistados listou a escassez de mão de obra entre os seus três principais desafios, enquanto 35% classificou a mão de obra como a área mais preocupante quando se trata de aumento de custos.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar a forma como as coisas são fabricadas, movidas, alimentadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.

ABB Robótica & Automação Discreta, como um dos principais fornecedores mundiais de robótica e automação de máquinas, é a única empresa com um portfólio abrangente e integrado que abrange robôs, robôs móveis autônomos e soluções de automação de máquinas, projetadas e orquestradas por nosso software de criação de valor. Ajudamos empresas de todos os tamanhos e setores – desde o setor automóvel à eletrônica e logística – a tornarem-se mais resilientes, flexíveis e eficientes. A Robótica & Automação Discreta apoia os clientes na transição para a fábrica conectada e colaborativa do futuro. A área de negócios emprega aproximadamente 11.000 pessoas em mais de 100 localidades em aproximadamente 53 países. go.abb/robótica

Desde 1992, a SUS Corporation tem sido um fabricante líder de perfis de alumínio, abraçando totalmente o potencial do alumínio e expandindo suas possibilidades através do desenvolvimento e fornecimento de produtos de alumínio que apoiam a automação e a economia de mão de obra em vários setores, desde automóveis, semicondutores e processamento de alimentos até logística. Nos últimos anos, o SUS não só forneceu produtos individuais, como estruturas de alumínio e componentes usados ​​em equipamentos de produção, mas também ajudou os clientes a resolver seus problemas, fornecendo soluções, incluindo controladores proprietários que tornam fácil e barato eletrificar locais de trabalho e converter para a IoT. O SUS continuará fornecendo peças e materiais utilizando o alumínio, material versátil e de excelente qualidade, e também contribuirá para a prestação de serviços e a promoção das indústrias regionais, aproveitando as diversas possibilidades oferecidas pelos materiais de alumínio. global.sus.co.jp


Para obter mais informações entre em contato:

Rory Smith
Media Relations
Phone: +447548780120
Email: rory.smith@gb.abb.com



Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp