Tecnologia FT-NIR aplicada na otimização de processos das refinarias: produto final de qualidade, com menor impacto ambiental e maior lucratividade

Tecnologia FT-NIR aplicada na otimização de processos das refinarias: produto final de qualidade, com menor impacto ambiental e maior lucratividade

Em um mundo cada vez mais consumidor de energia de fontes renováveis e com necessidade urgente de atividades de menor impacto ambiental, o setor de Óleo & Gás não pode descuidar da eficiência de seus processos. Isso significa que é preciso, mais do que nunca, investir em tecnologias nas refinarias para garantir a qualidade e sustentabilidade do produto final.

A demanda por combustíveis não ruma por outro caminho a não ser o do crescimento. No entanto, a pressão climática que se impõe sobre a indústria tem alterado a forma de suprir as crescentes necessidades por energia.

Se por um lado as projeções representam um desafio de mercado para as refinarias, por outro elas trazem a oportunidade de modernização do segmento. Fato é que a demanda por combustíveis fósseis continuará existindo. Mas ela pode ser atendida de forma mais sustentável, com alto padrão de qualidade e melhores resultados financeiros.

Um dos maiores desafios para as refinarias é equilibrar a produtividade de combustíveis com as questões ambientais e qualidade. As medições dos componentes da gasolina e diesel, por exemplo, são alvo de atenção e de custos elevados para garantir um produto com dosagens corretas, sem erros de contaminação e mais eficiente.

Para garantir esse nível de qualidade é necessário investir em conhecimento e tecnologia para fazer as análises laboratoriais de inúmeros componentes. O ponto de virada está justamente na modernização desse padrão de análise ao mesmo tempo em que é garantida a qualidade laboratorial.

Analisadores FT-NIR da ABB - solução para monitoramento on-line e controle de processos em tempo real

Naturalmente, as refinarias do Brasil já contam com padrões rigorosos de análise dos componentes do petróleo e derivados. Mas a proposta da ABB é ajudar na otimização desses processos, com uma solução de análise on-line que entrega a mesma confiabilidade e precisão das medições off-line de laboratório.

As aplicações analíticas do FT-NIR de processo em refinarias abrangem uma ampla gama em diferentes processos, incluindo unidades de destilação, unidades de conversão e otimização do blending do produto final, por exemplo gasolina e diesel.

Por ser uma tecnologia óptica de alta precisão que gera o espectro infravermelho completo de uma amostra, onde as moléculas absorvem frequências específicas de luz infravermelho, a tecnologia NIR é certeira para garantir a identificação, propriedade química e propriedade física dos compostos químicos. As soluções analíticas por Espectroscopia de Infravermelho Próximo por Transformada de Fourier (FT-NIR) da ABB garantem medições consistentes e confiáveis sem a necessidade de correções de modelos e de forma ágil, tudo centralizado em uma única aplicação.

O processo de blending é uma etapa importante e o passo final que determina a qualidade do combustível, o qual deve atender exigências rígidas de especificação, regulamentos ambientais e parâmetros de adição de conteúdo renovável. O uso da tecnologia FT-NIR pode fornecer análises rápidas, contínuas e precisas das misturas dos componentes da gasolina e diesel. Essa capacidade analítica ajuda a reduzir os custos de produção do combustível e, ao mesmo tempo, atender às propriedades das especificações do produto final como parte de uma otimização geral da receita, o que impacta positivamente na lucratividade e produtividade da refinaria.

Com o FT-NIR é possível medir e analisar em tempo real propriedades como RON, MON, RVP, D86 (destilação), pontos de ebulição - IBP e FBP, teor de benzeno, olefinas, oxigenados e aromáticos, Cloud Point, Flash Point, e uma diversidade de propriedades nas mais variadas aplicações no segmento de refino e petroquímicos.

A ABB possui centenas de instalações de analisadores FT-NIR no segmento de refino de Óleo & Gás, que mostram como é possível otimizar, ampliar a lucratividade e ainda tornar a operação mais eficiente e sustentável.

Ricardo Mendes, Local Division Manager Measurement and Analytics - Brasil
Ricardo Mendes, Local Division Manager Measurement and Analytics - Brasil
left

Para receber mais informações ou a visita de um de nossos especialistas, entre em contato com a ABB.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp