Boliden, Epiroc e ABB estruturam primeiro sistema de trolley com caminhão a bateria em mina subterrânea

Boliden, Epiroc e ABB estruturam primeiro sistema de trolley com caminhão a bateria em mina subterrânea

  • Marco tecnológico representa avanço rumo a uma mineração completamente elétrica do futuro
  • Sistema eletrificado de transporte subterrâneo de minério conta com caminhão elétrico MT42 SG, da Epiroc, e trolley eMine™, da ABB
  • Eletrificação do transporte de minério se mostra viável para reduzir emissões e ajudar a mineração a atingir suas metas de descarbonização

A Boliden, a Epiroc e a ABB estabeleceram um novo marco tecnológico com a implantação na Suécia do primeiro sistema de trolley de teste para caminhões a bateria em uma linha de extração subterrânea de 800 metros de extensão e inclinação de 13%. O feito representa avanço rumo a uma mineração eletrificada, sustentável e com melhores condições de trabalho e de operação.

O feito colaborativo alcançado na mina Kristineberg, operada pela Boliden no norte da Suécia, marca um momento crítico para a indústria mineira, que segue pressionada a ampliar a oferta de minerais essenciais, com redução de emissões de carbono e menor uso de energia. A demanda pelos minerais da transição energética deve crescer de 1,5 a sete vezes até 2030 nas projeções da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês)[1], o que faz da eletrificação uma prioridade. [1] Mining and materials production – Energy Technology Perspectives 2023 – Analysis - IEA

Junto com a redução de emissões, a eletrificação de minas também proporciona melhores condições de saúde e segurança para os trabalhadores dessas instalações. Com o novo sistema, Boliden, Epiroc e ABB esperam mostrar ser possível realizar a extração subterrânea de minério com menos emissões, ruído e vibração, além de menor custo por tonelada extraída.

“Nos últimos três anos, trabalhamos com as equipes da ABB e da Epiroc para viabilizar uma mineração totalmente eletrificada”, afirmou Peter Bergman, diretor-geral da Boliden Area, empresa da Boliden. “A coisa mais importante para nós é, claro, que a tecnologia funcione nas nossas próprias minas, mas acreditamos que juntos com nossos parceiros podemos criar as soluções necessárias para que o sistema funcione em outras extrações. Estamos orgulhosos em ter implantado este conceito numa operação real.”
  • O caminhão elétrico MT42 SG da Epiroc foi colocado em marcha na rampa de testes da Boliden. Imagem Boliden
  • Os colaboradores suecos estão orgulhosos de terem implementado com sucesso o primeiro sistema de trolley de caminhão totalmente elétrico a bateria. Imagem Boliden
  • O caminhão possui um pantógrafo de carrinho conectado a uma linha catenária aérea. Imagem Boliden
  • Este projeto tem o suporte com financiamento da agência sueca de inovação Vinnova. Imagem Boliden

Boliden, Epiroc e ABB disponibilizaram, cada uma, suas expertises ao projeto, num exemplo bem-sucedido de colaboração para inovação. A Epiroc incorporou um sistema de carregamento dinâmico a seu caminhão de minério a bateria MT42 SG usado na linha. A solução de trolley conta com conversor CC da ABB, inversores HES880 e motores AMXE para otimizar a demanda de potência. O caminhão recebeu um pantógrafo conectado à linha catenária, projetado para operação de rampa longa. A linha de trolley fornece energia adicional à bateria do caminhão nos momentos de maior demanda, como nas subidas com caçamba carregada, o que permite maior autonomia, a regeneração da bateria durante toda a movimentação e um drástico aumento de produtividade da extração.

ABB projetou toda a infraestrutura elétrica, incluindo o sistema de trolley e as subestações retificadoras de energia ao longo da linha. A definição de padrões e a interface com o veículo foi desenvolvida conjuntamente pelos parceiros. O sistema de trolley eMine™, da ABB, foi integrado com o sistema de controle distribuído 800xA, da empresa, para monitorar a rede elétrica.

Primeiras imagens do sistema subterrâneo de trolley elétrico a bateria da Boliden, Epiroc e ABB. Vídeo Boliden

A mineração subterrânea tem desafios únicos. Para contornar flutuações de tensão no sistema, a ABB e seus parceiros desenvolveram o que chamaram de gêmeo digital, capaz de analisar todos os cenários de operação. O resultado foi um trolley dinâmico com comutadores inteligentes, capazes de redirecionar energia para os pontos da rede onde ela se faz necessária, a qualquer tempo.

“Juntos, em uma parceria estreita, fomos capazes de acelerar a transformação e estabelecer um novo marco na inovação da mineração, como fizemos em Kristineberg”, afirmou Wayne Symes, presidente da Divisão de Subterrâneos da Epiroc. “Num curto espaço de tempo, implementamos uma tecnologia que não só reduz emissões, mas também viabiliza o transporte de minério em rampa com veículos a bateria por longas distâncias, com menores custos e melhores condições de saúde e segurança.”

“Temos comprometimento e paixão em gerar avanço real na indústria de mineração”, afirmou Max Luedtke, diretor global de negócios de mineração da ABB. “Ver o primeiro sistema de trolley com caminhão a bateria da mineração não é somente resultado de uma colaboração efetiva com Boliden e Epiroc, mas é um marco para toda indústria. Lançamos o conceito ABB eMine™, de métodos e soluções de eletrificação para operações de mineração, e a implantação realizada em Kristineberg mostra o poder desse portfólio de soluções.”

Financiado pela agência sueca de fomento à inovação Vinnova, no contexto da iniciativa “Indústria Sustentável”, o projeto terá papel importante nas metas climáticas da Boliden, além de impacto positivo na imagem da mineradora.

A Boliden tem planos de implementar um sistema autônomo de trolley na extração Rävliden, anexa à Kristineberg, já tendo pedido para esse fim outros quatro caminhões a bateria MT42 SG da Epiroc. Quando concluída, a linha terá distância total de 5 km e profundidade máxima de 750 metros. Vai também ajudar a reduzir significativamente as emissões da operação de Rävliden e estabelecer um novo padrão de operação sustentável para novas extrações.

A ABB conta com mais de 140 anos de experiência na mineração, sendo pioneira na integração de soluções de eletrificação, automação e digitalização no setor. O portfólio eMine™, da ABB, engloba uma série de conceitos, métodos e soluções projetados para acelerar a transição energética na mineração.

A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp