- ABB vai fornecer, construir e comissionar subestação de 120kV para projeto-referência em eletrificação
- Conexão à hidrelétrica garante fonte de energia limpa para o que pode ser a primeira mina totalmente elétrica a céu aberto do mundo
A Nouveau Monde Graphite licitou à ABB um contrato para fornecer, construir e comissionar uma subestação de 120kV para a Fase 2 da Mina Matawinie, em Quebec, Canadá, que terá um novo complexo de extração e concentração de grafite, com capacidade para processar 103 mil toneladas anuais do mineral.
Localizada a 120 km ao norte de Montreal, a Matawinie será conectada a uma rede abastecida por hidroeletricidade, que vai garantir acesso à energia limpa para a operação de extração e concentração de grafite neutro em carbono, destinado ao mercado de baterias de íons de lítio. A Nouveau Monde Graphite também decidiu equipar a Matawinie com veículos de zero emissões e uma infraestrutura de carregamento elétrico que fariam da extração a primeira mina a céu aberto do mundo totalmente elétrica.
“Estamos empolgados em avançar com a construção da primeira mina do futuro movida por energia limpa para extrair e produzir um mineral crítico para a descarbonização global”, afirmou Eric Desaulniers, presidente e CEO da Nouveau Monde Graphite. “Nossa gestão e mentalidade inovadoras estão em linha com os valores da ABB, desde o início da nossa jornada de eletrificação até a tradução da nossa visão em realidade.”
Líder mundial em eletrificação de minas com seu portfólio ABB eMine™, a ABB vai comandar a construção da subestação que será o ponto de conexão primário entre a mina e rede de hidroeletricidade que vai permitir a eletrificação da Matawinie com energia limpa. Com recursos de gestão de projetos dedicados da ABB supervisionando a engenharia, o suprimento, o comissionamento e a entrada em operação da subestação, a Nouveau Monde Graphite também terá acesso à sólida expertise técnica.
“É um orgulho para os profissionais da ABB ser parte deste projeto único na Matawinie, justamente o tipo de projeto que temos buscado realizar nos últimos anos”, afirmou Sachin Jari, diretor de mineração para América do Norte da ABB Indústrias de Processo. “Há algum tempo, temos discutido com as equipes da Nouveau Monde Graphite como tornar a visão da empresa realidade e agora temos a oportunidade de viabilizá-la juntos.”
A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
ABB’s Process Automation é líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável. go.abb/processautomation