Em sua unidade em Lüdenscheid, na presença de Nico Rosberg, a ABB mostra como a transição para energia sustentável pode ter sucesso com o gerenciamento de energia digital. Com sua "Mission to Zero", a líder em tecnologia digital impulsiona a transição de combustíveis fósseis.
Após um período de dois anos dedicado a projeto e construção, como parte de sua “Mission to Zero”, a ABB está apresentando hoje sua primeira fábrica neutra em CO2 na Alemanha. A empresa está comissionando uma usina de energia solar em sua subsidiária Busch-Jaeger, em Luedenscheid. A tecnologia ABB instalada gerará energia suficiente para cobrir, em dias ensolarados, 100% das necessidades de energia da unidade.
A ABB oferece produtos e serviços que contribuem decisivamente para uma maior sustentabilidade na indústria. Mais da metade das receitas mundiais da ABB são geradas por tecnologias que combatem as causas da mudança climática. O objetivo da empresa é aumentar essa contribuição de 57% em 2018 para 60% até 2020.
“O sistema fotovoltaico é parte de uma solução integrada que cobre todos os aspectos da produção e distribuição de energia, possibilitando a geração de energia suficiente para cobrir, em dias ensolarados, 100% de suas necessidades de energia”, diz Tarak Mehta, presidente do setor de eletrificação da ABB. “Com este site de última geração, demonstramos as vantagens de criar um sistema no qual todos os componentes são conectados e controlados digitalmente. Esse ecossistema inteligente aumenta a eficiência energética, a sustentabilidade e a conservação de recursos, permitindo um futuro genuíno de emissões zero para a indústria e além.” O local é a primeira fábrica neutra de CO2 e autossuficiente em energia do grupo ABB no mundo.
Nico Rosberg, que agora está envolvido ativamente no campeonato de carros totalmente elétricos ABB FIA Formula E Championship, após sua aposentadoria da Fórmula 1, e também co-fundador do Greentech Festival, que acontecerá em Berlim em breve, acrescentou: “A melhor coisa que podemos fazer para tornar o nosso mundo apto para o futuro é implementar tecnologias verdes pioneiras. As soluções da ABB em Luedenscheid exemplificam como os requisitos típicos de um local industrial completo podem ser atendidos de uma maneira que conserva nossos recursos, usando-os da forma mais eficiente possível.”
Medindo 3500 metros quadrados e instalado sobre os estacionamentos nas instalações da empresa, o sistema fotovoltaico fornecerá cerca de 1100 MWh de energia solar neutra em relação ao clima por ano – aproximadamente a exigência anual de 340 residências. Em combinação com uma usina de cogeração, que opera com o dobro da eficiência energética de uma usina a carvão, cerca de 14% mais energia pode ser gerada do que a necessária no local. O excedente de energia alimenta a rede pública, contribuindo para o fornecimento de energia gerada de forma sustentável para a região. Para cobrir os picos de demanda, energia verde adicional é obtida da MVV Energie AG, que garante 100% de produção neutra em CO2.
A MVV e a ABB estenderam sua cooperação e assinaram um acordo de parceria em abril com foco principal em soluções compartilhadas para a melhoria sustentável da eficiência energética na indústria, médias empresas e municípios no caminho para o estabelecimento de uma “smart city”. A cooperação entre as duas empresas não se limita apenas a evitar as emissões de CO2 e à comercialização econômica das flexibilidades disponíveis no setor de energia, mas também a projetar futuras cidades por meio de tecnologias inovadoras, como soluções de armazenamento e infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Apenas algumas semanas atrás, a empresa de transporte Hamburger Hochbahn AG fez um pedido à ABB para a entrega de 44 sistemas de carregamento de ônibus elétricos no maior depósito de carga da Alemanha para ônibus elétricos.
A peça central tecnológica de todo o sistema em Luedenscheid é o sistema de gerenciamento de energia escalável OPTIMAX® da ABB Ability™ Energy Management Suite. A solução digital proporciona a vigilância constante e o controle ideal da produção, consumo e armazenamento de energia e opera em grande parte de forma autônoma. Este sistema de aprendizagem calcula o fluxo de energia ideal com base em dados preditivos e compensa desvios em tempo real.
Além do sistema de gerenciamento de energia e do sistema fotovoltaico com inversores, todo o sistema reúne outras tecnologias da ABB que são digitalmente interconectadas. Por exemplo, um sistema de armazenamento de energia por bateria (BESS) com uma potência de 200 kW e uma capacidade de 275 kWh é responsável pelo armazenamento de energia. Além disso, os pontos de carregamento da ABB, onde funcionários e visitantes podem carregar seus veículos elétricos gratuitamente, proporcionam uma melhoria adicional no equilíbrio ecológico regional. Esta solução de gerenciamento de energia de fonte única é complementada por painéis inteligentes para distribuição de energia.
O site principal economizará cerca de 630 toneladas de CO2 por ano e, portanto, fará uma contribuição importante para ajudar a melhorar a situação climática e ambiental na ABB em Luedenscheid.
A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder de tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais. Com histórico de inovação de mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais com quatro empresas líderes globais focadas no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Motion e Automação Robótica e Discreta, suportadas por sua plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br