O trabalho pesado de enrolador de cabos, guinchos, guindastes e reboques requer extrema confiabilidade, segurança e alto desempenho. Para garantir a produtividade, as máquinas precisam operar constantemente, sem paradas e com total segurança.
Falhas na caixa de engrenagens, desgaste de cabos e da mecânica de guindastes bem como a ineficiência energética têm um impacto negativo sobre o a lucratividade e, principalmente, sobre a segurança da mina e das pessoas que ali trabalham.
Essas aplicações em minas mais tradicionais costumavam utilizar um contrapeso nas esteiras transportadoras de minério, que trabalham sem interrupção para garantir a alta produtividade da mina. Porém, esses contrapesos podem ser extremamente perigosos, visto que podem passar de dez toneladas e o desgaste ou falhas podem resultar em um acidente fatal. Além disso, a manutenção deste sistema é onerosa e complexa, uma vez que é necessário a contratação de guindaste para suportar o peso do equipamento.
O estiramento, o escorregamento e a quebra da correia causam consideráveis tempo de inatividade, mas modernizações já são possíveis utilizando o firmware para guinchos dos inversores de frequência ACS880 da ABB. Os acionamentos substituem os controladores de guincho hidráulico tradicionais e caros, eliminando altos custos de manutenção, falta de segurança e ineficiência energética, ao mesmo tempo em que melhoram a confiabilidade geral do sistema.
O inversor de frequência de velocidade variável oferece velocidade precisa e controle de torque para uma ampla gama de tipos de motor e são adequados para novas instalações e “retrofits” de guinchos existentes.
Além disso, usando um acionamento CA para controle de guincho eliminamos o risco de poluição, pois não necessita de líquidos hidráulicos.
Os guinchos precisam ser posicionados com precisão para permitir a dragagem precisa de minerais. A tensão constante do cabo é essencial para manter o guincho firmemente na posição desejada. Os drives CA permitem uma manobra fácil e precisa do guincho, bem como posicionamento preciso de acordo com a necessidade. Outros benefícios incluem níveis reduzidos de ruído, menor custos de energia e manutenção, além de eliminar o vazamento de líquidos hidráulicos.
Como os valores de tensão da correia são parametrizáveis, é mais fácil encontrar o menor valor de tensão para cada fase de operação do transportador e manter a correia devidamente tensionada mantendo o alinhamento, logo é possível utilizar valores de tensão menores que os calculados pelo projeto, prolongando a vida da correia e dos componentes do transportador significativamente.
Como é possível parametrizar diferentes valores de tensão para cada fase de operação do transportador (partida, operação e parada), a tensão é sempre adequada para cada situação, de modo que a correia opera menos estressada, prolongando sua vida útil.
Quer saber mais sobre esta aplicação e entrar em contato com um especialista da ABB? Clique aqui!