Primeiro TAF remoto na Refinaria REGAP

Teste virtual é para facilitar a modernização, economizar custos e tempo enquanto mantém os altos padrões de qualidade

Compartilhe esta página

REGAP Refinery

Em abril de 2020, a Petrobras concedeu aprovação para a ABB conduzir testes remotos de aceitação de fábrica (TAF) para um projeto de sistemas de automação. Os testes totalmente online foram conduzidos entre 30 de abril e 07 de maio para implementação da unidade de recuperação de enxofre na Refinaria Gabriel Passos (REGAP), que tem uma capacidade de produção enxofre elementar de 50 toneladas por dia.

REGAP, a quinta maior refinaria da Petrobras, com uma capacidade de processamento de 150.000 barris ao dia, está localizada ao sudeste do Brasil, em Minas Gerais, centro da força econômica da nação e coração da indústria de petróleo.

Devido à crise sanitária global, os técnicos não puderam se deslocar até a planta da ABB em Sorocaba. O TAF foi feito seguindo totalmente os procedimento de testes aprovado pela Petrobras.

“Nós acreditamos que os testes remotos de aceitação da planta aumentarão cada vez mais pelos clientes globalmente, conforme ele ofereça os benefícios de uma FAT normal com a conveniência de ser feito remotamente,” mencionou Adriana Guillen, Oil, Gas and Petrochemical Accounts Manager, ABB.

Fatos principais 

Indústria: 

Química e refino

Serviço: 

TAF Remoto

Cliente: 

Refinaria REGAP 

Unidade: 

Minas Gerais, Brasil

Formato digital inovador

Para permitir total visualização dos processos, assim como da transmissão, a plataforma Microsoft Teams foi utilizada para compartilhamento de tela e para a reunião, além de microfones e câmeras auxiliares. Todos os funcionários seguiram os protocolos exigidos recomendados pelo Departamento de Saúde e Segurança da ABB.

“A ABB está sempre buscando inovar para melhor servir nossos clientes e esse exemplo com a REGAP mostra isso bem - em tempos de crise e incerteza, nós reunimos nossos melhores técnicos para criar uma opção segura de acordo com os padrões da Petrobras. A ideia não foi penalizar o fluxograma do projeto, mas sim oferecer uma opção para o cliente,” explicou Guillen.

Uma parceria de 20 anos

Só na refinaria REGAP em Minas Gerais, a ABB forneceu inúmeras soluções desde 2002, incluindo 14.476 I/O diretas/diretos, 21.600 comunicações, 63.000 TAGs, foundation fieldbus, com 4.300 dispositivos e 270 LD800HSE, subestações com PMS / tecnologia IEC 61850, oito novas subestações, uma nova sala de controle, seis novos sistemas de controle 800xA, 67 workplaces e 65 servidores.

O contrato de fornecimento inclui a automação do sistema digital de controle distribuído, SDCD, e hardware INFI90 para o controle distribuído e sistema de monitoramento, SCMD, incluindo hardware, expansão da licença de software do Sistema 800xA, análise de consistência da documentação detalhada da engenharia, engenharia do projeto, documentação, configuração, telas, bem como integração com sistemas de outros fabricantes e serviços de campo.

Laços de confiança renovados

Além dos benefícios mais práticos de realizar o TAF remotamente, tais como a redução de custos com viagens e o envolvimento de mais pessoas que possam de alguma forma não participarem, também há a inclusão de tarefas operacionais na transformação digital.

Com isso, além do atestar a credibilidade dos processos realizados à distância e fortalecer, mais uma vez, os laços de confiança entre fornecedor e cliente, a ABB pode dizer que o universo digital está saindo do “cloud” e indo para o chão da fábrica, de verdade.

“Eu tenho fornecido soluções para a Petrobras desde 1997. Então, é uma grande satisfação ver não somente como essa empresa de petróleo confiou no trabalho da ABB, mas como nós estamos evoluindo juntas, tendo a oportunidade de inovar constantemente, por mais de 20 anos, e para alcançar novos marcos digitais juntos,” acrescentou Guillen.

Saiba mais (en)

  • Entre em contato

    Envie sua solicitação e nós entraremos em contato com você

    Fale conosco
Select region / language