O cenário da digitalização no setor fertilizante

O mercado atual de fertilizantes é desafiador devido a baixa demanda e fornecimento além da conta. Espera-se, por exemplo, que nos próximos cinco anos a demanda global por fertilizantes aumente só 1.6% anualmente, de acordo com a International Fertilizer Industry Association. E, levando em consideração que projetos divulgados são concluídos conforme foram programados, a capacidade global é prevista para crescer 12% entre 2016 e 2020. Então, os fabricantes de fertilizantes estão procurando formas de reduzir custos operacionais de forma sustentável ao meio ambiente.

Compartilhe esta página

A digitalização - na forma de sensores inteligentes, painéis inteligentes, sistemas de controle distribuído e cloud computing interconectados - ajuda a proporcionar às empresas de fertilizantes um nível de controle e insight para otimizar suas operações sem precedentes. Por exemplo, dados de cada motor e processo automatizado em toda a fábrica pode agora ser acessado por uma única sala de controle, dando aos produtores uma visão geral completa do estado e desempenho de seu site.

Enquanto a digitalização ainda é uma área relativamente inexplorada para muitos fabricantes de fertilizante, aqueles que tenham uma previsão para investimento nesse setor, agora provavelmente irão ultrapassar concorrentes que não fazem. 

A oportunidade digital

Ter um cenário abrangente e integrado de suas operações por meio da digitalização permite que fabricantes usem dados analíticos para tornar decisões mais informadas sobre as finanças e produção em toda a cadeia de valor. Plataformas digitais centralizadas podem conectar pessoas de diferentes partes de sua operação. Ao melhorar o fluxo, qualidade, frequência e volume da informação utilizada na manufatura e outras fases da cadeia de valor, a produção de fertilizantes pode se tornar mais eficiente, produtiva e sustentável.

Considere a precisão da agricultura, por exemplo. Agora as empresas podem coletar e analisar mais facilmente a informação de cada nível do site para identificar áreas de melhoria prática. Sensores remotos podem revelar padrões e destacar problemas do quais talvez possam não ter sido percebidos. Da mesma forma, as soluções digitais podem ser usadas para aprimorar muitas outras áreas da produção como a eficiência energética.

Estudos de caso na indústria fertilizante

A ABB já tem experiência considerável ajudando empresas a aperfeiçoarem continuamente sua produtividade com o ABB AbilityTM, nossa solução digital para o mercado. Ao trazer todos os seus produtos e serviços digitais em uma plataforma interoperável de ponta a ponta que impulsiona a solução cloud Microsoft Azure, a ABB está expandindo o valor do negócio que sempre agregou a seus clientes do segmento de química. É a combinação de seu vasto conhecimento de diferentes setores, sua liderança tecnológica e expertise digital para ajudar os fabricantes a preencherem os gaps entre o físico e o digital.

As soluções integradas digitais de energia e automação da ABB comprovaram sua eficiência, segurança e confiabilidade enquanto reduz as despesas com emissão de gás e suas operações. Há uma longa trajetória em personalização das soluções integradas para vários processos fertilizantes usando tecnologias dos clientes, sendo eles licenciados ou contratados EPC. A ABB tem alavancado sua expertise em fornecer equipamentos elétricos e de automação para a fabricação de plantas de nutrição e produtos de proteção incluindo fertilizantes de nitrogênio, fosfato, potassa, fertilizantes multi-nutrientes, proteção de safra são alguns exemplos. 

Veja aqui alguns estudos.

Kemira - Finlândia

Kemira Grow - Como a empresa Oy é uma das maiores fabricantes de fertilizantes e fosfatos para ração animal da Europa. Seu site Uusikaupunki produz química e fertilizantes industriais. Ao instalar drives e motores da ABB, a planta conseguiu cortar despesas anuais com energia em 4000 MWh, o equivalente a $185,000 ou 2,800 toneladas de CO2.

Fauji Fertilizer Bin Qasim Ltd (FFBL) - Paquistão
FFBL é uma fabricante de fertilizadores no ramo de carnes, laticínios e carvão com base nos setores de geração de energia. Ela está usando o Sistema de controle distribuído 800xA ABB Ability para controle de caldeiras, equilíbrio da planta, gerenciamento de energia e monitoramento de equipamentos elétricos de sua nova usina de carvão de 118MW que fornece energia e vapor para o complexo existente. FFBL agora pode maximizar a disponibilidade do sistema desde que a empresa possa acessar seus sistemas elétricos e processos por completo em uma única plataforma, dando a ela melhor controle e capacidades de monitoramento. Além disso, ao usar Ultra-Fast Earth Switch da ABB e REA com base em sistemas de proteção contra arcos (UFES) para painéis de média tensão, os danos ao equipamento são minimizados, o restabelecimento da energia é mais rápido e vidas também podem ser salvas.

Yara – Noruega
Yara é uma empresa líder global de fertilizantes. Em sua planta em Posgrunn, a comunicação incorporada com painéis inteligentes de baixa tensão MNS® estão ajudando a Yara a otimizar o desempenho em distribuição elétrica enquanto fornece processo detalhado e informação elétrica aos operadores da planta em tempo real. O painel também está aumentando a segurança elétrica, suportando distribuição confiável de energia, melhorando o controle e facilitando mais operações eficientes de uma planta com mais de 6.000 motores elétricos.


Não deixe nada para trás
A Quarta Revolução Industrial está avançando a todo vapor dentro do setor de fertilizantes. Oportunidades para melhorar a lucratividade, sustentabilidade e segurança são enormes no digital. As empresas estariam sendo sábias ao investir agora nessas soluções ou correm o risco de ceder o campo para aqueles que usam insights digitais para guiar suas operações a novos patamares de sucesso.

  • Entre em contato

    Envie sua solicitação e nós entraremos em contato com você

    Fale conosco
Select region / language