Desligamento seguro do torque (STO)
O STO é o alicerce necessário à segurança funcional baseada em inversores, uma vez que leva o inversor com segurança a uma condição de torque nulo. O uso típico do STO é prevenir partidas inesperadas (EN 1037) das máquinas ou prover uma parada de emergência para a categoria de parada 0 (EN 60204-1).
Figura STO. Acionado o STO, desliga-se imediatamente a saída do inversor ao motor. Com isso, o motor desacelera até parar.
Parada de segurança 1 (SS1)
Essa função para o motor com segurança usando uma parada controlada em rampa e, então, acionando a função STO. O uso típico de SS1 está em aplicações como laminadoras, nas quais o movimento deve parar de forma controlada antes de se chavear a uma condição de torque nulo. Além de parada de processo segura, também é possível usar a SS1 como parada de emergência para a categoria de parada 1 (EN 60204-1).
Figura SS1. Acionada a SS1, o motor desacelera em rampa até parar e aciona-se a função STO.
Parada segura de emergência (SSE)
Essa função de segurança foi especificamente projetada para as paradas de emergência. A SSE pode ser configurada para executar STO ou SS1 conforme a parada de emergência que seja apropriada para o sistema. Para exemplos dessa função, veja as figuras para STO e SSE
Velocidade limitada de segurança (SLS)
Essa função evita que o motor exceda um limite de velocidade definido. A função de segurança SLS pode ser usada em aplicações como decantadores, misturadores, esteiras e papeleiras, onde o excesso de velocidade pode ser um risco, por exemplo, durante as operações de manutenção ou limpeza.
Figura SLS. Acionada SLS, a função monitorará a velocidade do motor para que esta não exceda um nível preestabelecido. Excedido tal nível, SLS acionará STO ou SSE para parar o inversor.
Velocidade máxima de segurança (SMS)
Essa função é uma variante da função de segurança SLS, proporcionando proteção contínua contra o motor exceder um limite preestabelecido de velocidade máxima.
Figura SMS. Utilizada a função SMS, ela permanecerá ativa garantindo que não se exceda o limite de velocidade preestabelecido (ou seja, a velocidade máxima permitida).
Controle seguro dos freios (SBC)
Essa função oferece um sinal de saída seguro para controlar um freio mecânico de contenção. Brocas, gruas, guinchos, guindastes, esteiras verticais e elevadores que precisem de soluções externas de frenagem demandam esse tipo de função de segurança. O uso típico do SBC é quando o inversor é desligado pela função STO e há uma carga ativa afetando o motor (por exemplo, uma carga suspensa em uma grua/bobinadeira).
Figura SBC. O SBC oferece um sinal de controle seguro para operar o freio mecânico.