A tecnologia de inversores permite embarcar diretamente as funções de segurança no inversor sem esforço. Isso traz grandes benefícios aos construtores de máquinas, projetistas, engenheiros e usuários que desejam cumprir requisitos de segurança apropriados com menos problemas ao mesmo tempo que economizam tempo e dinheiro.
Implementar um sistema de segurança de máquinas do início ao fim pode parecer uma tarefa complexa e assustadora. Graças à nova tecnologia de segurança em inversores e à padronização unificando os requisitos e terminologia utilizados no mercado esse processo ficou mais fácil. Novas soluções eletrônicas em segurança integradas ao inversor são perfeitamente capazes de substituir o uso dos sistemas de segurança tradicionais que envolvem dispositivos físicos lógicos de conexão externa como relés e contatores. A função de desligamento seguro do torque (STO) vem integrada a muitos inversores da ABB. Usar um módulo opcional de funções de segurança permite integrar funções de segurança adicionais aos novos inversores industriais totalmente compatíveis ACS880.
Alguns dos benefícios mais importantes que a integração da segurança aos inversores pode proporcionar incluem o menor tempo e esforço para projetar e a facilidade de comissionar uma ou mais funções de segurança embarcadas pré-programadas. Outras vantagens são a redução na quantidade de dispositivos e cabeamento e a economia de custos, bem como a ausência de componentes consumíveis em relação aos dispositivos de segurança eletromecânicos tradicionais.
Uma das principais tarefas no trabalho do projetista de segurança é executar uma análise de riscos para definir qual a segurança necessária para a máquina e então decidir quais são os níveis e funções de segurança necessários para tornar a máquina segura. Para facilitar esse trabalho, a ferramenta de projeto de segurança funcional da ABB (FSDT-01) ajuda os fabricantes de máquinas e os integradores de sistemas a calcular, verificar e documentar os níveis de integridade da segurança (SIL) e de desempenho (PL) necessários, projetados e obtidos a partir de um procedimento sequencial bastante lógico, em conformidade com as normas de maquinário EN IEC 62061 e EN ISO 13849-1.
A ferramenta de projeto de segurança funcional reduz a carga de trabalho do projetista simplificando e acelerando o processo de projeto ao mesmo tempo em que garante que os cálculos do projeto de segurança estarão em conformidade com as normas. Além disso, a ferramenta de projeto é compatível com diversas bibliotecas, tornando os cálculos e a seleção de dispositivos muito mais fáceis e rápidos.
O Desligamento Seguro do Torque (STO), aquela função de segurança que leva o inversor em segurança a uma condição de torque nulo (e.g., parada de emergência) e/ou evita uma partida acidental inesperada, é o alicerce obrigatório da segurança funcional integrada baseada em inversores. Por isso, o STO é embarcado como função de segurança eletrônica no inversor para uso como alternativa aos métodos eletromecânicos tradicionais tais como contatores.
Sublinhando o compromisso da ABB com a segurança funcional baseada em inversores, muitos de seus inversores têm o STO como função embarcada padrão. A família de inversores ACS880 é o melhor equipado e mais moderno exemplo de segurança integrada em inversores, com STO como função padrão e o módulo opcional de funções de segurança de classe SIL 3 / PL e proporcionando funções de segurança adicionais.
O módulo opcional de funções de segurança com certificação TÜV e sem codificador (encoder/resolver) opera sem solução de continuidade com os inversores ACS880. Ele oferece diversas funções de segurança em um compacto módulo plug-in. As funções incluem Parada segura 1 (SS1), Parada segura de emergência (SSE), Controle seguro dos freios (SBC), Velocidade limitada de segurança (SLS) e Velocidade máxima de segurança (SMS). Para funções de segurança tais como a Direção Segura (SDI), que exigem realimentação do motor por codificador, a ABB fornece o módulo de funções de segurança FSO-21 com a interface de codificador pulsado FSE-31. Estes integram-se tranquilamente à unidade de controle do inversor.
O módulo de funções de segurança é de fácil comissionamento e configuração a partir da ferramenta computacional comum para a série de inversores ACS880, o Drive Composer Pro. Com o módulo de segurança o cliente obtém funcionalidade simples diretamente embarcada no inversor e não precisa elaborar como conectar e cabear a lógica aos relés, dispositivos de reinício e contatores. Ao invés disso o cliente os faz operar em harmonia com a funcionalidade do inversor apenas comissionando as funções que já estão embarcadas no módulo com base no projeto de segurança. Isso, por sua vez, ajuda a evitar as tarefas de projeto de lógica eletromecânica.
O benefício principal são as funções de segurança integradas que funcionam sem solução de continuidade junto ao sistema de controle do inversor. As extensas funções diagnósticas ajudam na solução rápida de problemas para manter o sistema sempre seguro, com mensagens de sistema relativas a segurança como parte da operação padrão do inversor e acessíveis via painel de controle do inversor. Além disso o projeto do módulo de funções de segurança implica em menos manutenção e menos chances de panes, uma vez que não há partes consumíveis. O módulo de segurança possibilita funções de segurança relacionadas à velocidade para algumas aplicações apropriadas. Isso resulta em menores custos e maior confiabilidade.
Os benefícios diretos para o fabricante de máquinas, projetista ou usuário de máquinas inclui menor necessidade de cabeamento, reduzindo custos e permitindo ao projeto de segurança funcionar em um espaço menor. O tempo de resposta mais rápido também traz melhor proteção em caso de emergência.
O módulo de funções de segurança é fácil de conectar a um PLC de segurança como o AC500-S da ABB. Isso permite construir sistemas de segurança maiores, nos quais o PLC de segurança controla diversos inversores e os módulos de segurança proporcionam funcionalidade de segurança local e realimentação para cada inversor. A conexão entre inversor e PLC se faz com PROFIsafe sobre conectividade Profinet. A ABB oferece, ainda, uma ampla gama de dispositivos de segurança adicionais como chaves, contatores e relés.