Inversores trazem segurança às máquinas na indústria de alimentos e bebidas

Inversores de velocidade variável (VSDs) substituíram, com sucesso, muitas técnicas tradicionais de controle de máquinas no setor de alimentos e bebidas. Além do controle preciso de processos e da eficiência energética significativamente maior, os inversores ainda ajudam os fabricantes de máquinas a satisfazerem os padrões de segurança necessários e reduzir a complexidade do sistema.

A indústria de alimentos e bebidas empregam uma ampla variedade de máquinas em processos do manejo de matérias primas ao bombeamento e transporte em esteira de ingredientes, pelo processamento por mistura e cocção até a embalagem e armazenamento. Não importa quão diferentes sejam as aplicações, elas sempre dependem de um fator comum – o motor elétrico de baixa tensão (BT) em CA (corrente alternada) ou CC (corrente contínua), incluindo os mais recentes motores de ímã permanente e motores síncronos de relutância.

É possível controlar com muito sucesso bombas, ventiladores e até decantadores operando seus motores BT a plena velocidade e ajustando a saída a partir de métodos mecânicos relativamente grosseiros como engrenagens ou afogadores. Entretanto, nos últimos 30 anos nós vimos a adoção de uma abordagem mais elegante e energeticamente eficiente baseada em inversores de velocidade variável (VSDs).

Inversores no apoio à operação da segurança de máquinas

Um VSD garante que um processo possa atingir velocidade e torque ótimos mantendo a precisão necessária. Os benefícios dos inversores CA já são bem conhecidos em termos de melhorias consideráveis na produtividade e eficiência da planta, economia de energia e menor desgaste dos equipamentos móveis. Mas, em função do controle preciso que oferecem, os inversores podem desempenhar um papel de igual importância garantindo a parada segura das máquinas.

A segurança funcional é parte de um regime geral de segurança que depende da correta operação de um equipamento ou sistema em resposta a suas entradas. Para o maquinário, em geral, segurança funcional implica em sistemas que monitorem de forma segura e, quando necessário, assumam o controle das aplicações de máquinas para reconduzir a operação a um estado seguro, ou para garantir que a ação desejada, tal como uma parada segura, aconteça. 

Nossos inversores CA BT suportam a segurança da operação de maquinários e processos. Os inversores oferecem um grande leque de funções de segurança como padrão ou integradas ao módulo opcional de funções de segurança dos inversores. A opção por funções de segurança certificadas em um inversor reduz a necessidade de dispositivos adicionais externos de segurança como contatores e relés de segurança, bem como do cabeamento que estes demandariam.

As funções de segurança mais comuns de um inversor

Talvez a mais essencial das funções de segurança seja o desligamento seguro do torque (STO), que conduz a máquina em segurança a uma condição de torque nulo e/ou evita sua partida acidental. Essa função permite a limpeza e manutenção mecânica seguras do maquinário de processamento de alimentos. Alternativamente, permite ao operador reposicionar um produto enquanto o inversor está parado em espera, pronto a retomar as operações com interrupção mínima à produção. As funções internas de diagnóstico de um inversor também operam durante o período de parada, permitindo a análise posterior dos eventos, uma função que pode beneficiar sobremaneira a otimização de um processo.

Uma função relacionada é a parada de segurança 1 (SS1), que traz a máquina à condição parada quando constatadas determinadas condições. Uma vez acionada, desacelera o motor e inicia a função STO depois de um atraso programado.

A parada segura da operação (SOS) mantém o motor em espera com segurança preservando seu torque e está relacionada à parada segura 2 (SS2), que para o motor com segurança, iniciando a SOS abaixo de uma velocidade específica ou depois de um limite de tempo especificado.

Diversas outras funções de segurança definidas podem ser incorporadas aos inversores, incluindo funções como: velocidade limitada de segurança (SLS), que evita que o motor exceda os limites de velocidade definidos; direção segura (SDI), que evita que o eixo do motor se mova em uma direção indesejada; controle seguro dos freios (SBC), que entrega um sinal de saída seguro para controlar o freio mecânico do motor enquanto se certifica de que a ação aconteceu; e monitoramento da segurança da velocidade (SSM), que entrega uma saída segura indicando que a velocidade está abaixo do limite especificado.

Aplicações típicas de alimentos e bebidas para inversores ligados a segurança

Com o STO embarcado por padrão, o novo inversor ABB ACS880 pode ser entregue com as funções de segurança certificadas mais comuns integradas em seu módulo opcional de funções de segurança. Funções típicas desses inversores ligados a segurança são SS1, SBC e SLS. SS1 é particularmente importante nas aplicações como grandes centrífugas de açúcar. Se o operador ficar preso no mecanismo o uso de STO, por si mesmo, pode deixar que a centrífuga continue girando por até uma hora por conta da alta inércia. SS1 porá a centrífuga em repouso sob controle, tipicamente usando frenagem ativa a partir de um inversor regenerativo. O STO será então iniciado para eliminar o torque e tornar a centrífuga segura.

O Controle seguro dos freios (SBC) seria usado em uma paletizadora ou esteira vertical. O freio mecânico pode ser usado para parar com segurança o movimento nos casos em que o motor não consiga prover torque suficiente para elevar a carga ou quando a carga se mover ou acelerar de forma descontrolada. O freio é acionado mediante função de parada ou quando o movimento do motor não é esperado pelo monitoramento de segurança. O SLS garante que a máquina não exceda o limite de velocidade estabelecido garantindo, por exemplo, que uma centrífuga decantadora de óleo líquido não seja danificada por esforço rotacional excessivo.

Como as funções de segurança beneficiam sua aplicação

Uma variedade de aplicações em alimentos e bebidas usa centrífugas decantadoras que aplicam intensos esforços centrífugos para separar sólidos de líquidos. A chave da separação é a alta força centrífuga. Embora isso traga o benefício de aumentar a produtividade do processo, economizando tempo e dinheiro, também traz problemas de segurança que é preciso enfrentar. 

Qualquer pane ou problema mecânico pode representar um alto risco para a segurança. Como exemplo, uma pequena vibração resultante da rotação de um decantador acima de uma dada velocidade pode levar rapidamente a problemas com a segurança não só da máquina, mas também do pessoal da planta e da produção. Inversores de velocidade variável podem ajudar o fabricante da centrífuga decantadora a atender aos requisitos de segurança necessários com as funções de segurança mais importantes embarcadas para ajudar a reduzir a quantidade de peças total e a complexidade do sistema.

A confiabilidade dos inversores modernos fez com que eles passassem a ser considerados parte integral de um sistema de segurança. Com funcionalidade de segurança dedicada, eles desempenham um papel cada vez mais importante para ajudar a indústria de alimentos e bebidas a melhorar seu histórico de segurança enquanto maximiza sua produtividade e, portanto, sua lucratividade.

 
A segurança de máquinas é crítica na indústria de alimentos e bebidas, incluindo o setor açucareiro que emprega grandes máquinas em diversas aplicações.

O módulo opcional de funções de segurança pode ser instalado no inversor ACS880 para proporcionar funções de segurança adicionais.

Saiba mais

Links relacionados

  • Entre em contato

    Envie sua solicitação e nós entraremos em contato com você

    Fale conosco
Select region / language