Sendo um produto totalmente natural, o açúcar de beterraba é perfeito para quem procura adoçantes naturais. A beterraba-sacarina está entre as poucas plantas que podem armazenar sua energia diretamente na forma de açúcar. Assim, esse açúcar é extraído da beterraba nas usinas de açúcar, onde é separado de outras substâncias e cristalizado. A Nordzucker AG de Braunschweig (Baixa Saxônia) é uma das principais fabricantes de açúcar na Europa. O maior local de produção da Nordzucker fica em Uelzen, que também é um dos locais mais avançados da Europa.
As centrífugas de açúcar desempenham um papel vital no processo de fabricação do açúcar: elas separam o açúcar cristalino de um xarope pegajoso. A fábrica de açúcar Uelzen abriga quase três dúzias de centrífugas. Em uma das quatro estações de centrifugação, a estação de açúcar branco 2, as centrífugas de lote BMA B1750 são controladas pelos drives industriais regenerativos da ABB, com os mais recentes sistemas ACS880-17 configurados em três deles. Os motores de processo IE2 de 8 pólos da série M3BP das centrífugas também são fabricados pela ABB. As centrífugas e a solução de acionamento foram fornecidas pela BMA Braunschweigische Maschinenbauanstalt AG, especializada em sistemas para produção industrial e refino de açúcar.
Durante a operação das centrífugas, seus drives regenerativos e motores elétricos devem trabalhar sob cargas extremas. O motor deve acelerar o grupo na velocidade máxima de 1000 rpm, e em torque total, por cerca de 15 a 20 segundos, para que a calda se separe dos cristais de açúcar purificando-os na centrífuga. Então, o motor desacelera a centrífuga o mais rápido possível.
O drive regenerativo deve ser capaz de acelerar e desacelerar rapidamente sem superaquecer. Este também não é um tipo comum de carga para o motor. E ambos devem trabalhar juntos sem problemas. Outro desafio é o calor na fábrica durante a campanha da beterraba. Drives e motores regenerativos estão sob cargas consideravelmente mais pesadas do que o normal durante este período.
Os drives regenerativos construídos em gabinete ACS880-17 são ajustados para os motores de 250 kW das centrífugas. A capacidade regenerativa torna possível direcionar a energia de frenagem dos motores para o inversor e, em seguida, alimentá-la de volta à rede. Comparado a outros métodos de frenagem, como frenagem mecânica e frenagem por resistência, o drive ACS880-17 economiza muito mais energia. A função regenerativa é necessária para habilitar a frenagem elétrica. Caso contrário, seriam necessários grandes resistores de frenagem que liberassem toda a energia convertendo-a em calor. Resfriá-los exigiria sistemas de resfriamento adicionais.
O ACS880-17 atende aos rígidos requisitos de segurança ocupacional estabelecidos pela Employer Liability Insurance Association para a operação de centrífugas de açúcar. O drive industrial possui o recurso de segurança Safe Torque Off (STO) em sua configuração padrão. No entanto, para aplicações com grandes centrífugas de açúcar, esta proteção não é suficiente. O módulo de segurança opcional FSO-12 expande as funções de segurança do drive regenerativo na fábrica de Uelzen. Este componente auxiliar é integrado ao drive regenerativo. Funções de segurança típicas, como Safe Stop 1 (SS1), Safe Brake Control (SBC) e Safely-Limited Speed (SLS), são implementadas neste módulo compacto.
Os drives ACS880-17 foram capazes de demonstrar sua confiabilidade durante a exigente operação sazonal. Os drives regenerativos da ABB também são reconhecidos, pois são fáceis de operar. Tudo é fornecido em linguagem clara no menu do painel de controle.