Toda essa automação permitirá que as indústrias se adaptem às novas demandas do mercado oferecendo mais agilidade e versatilidade na análise de dados, utilização da informação na produção e ao mesmo tempo atendendo às demandas de customização dos clientes.
Os cuidados com sustentabilidade, higiene, redução de custos e diversidade de alimentos e bebidas a serem produzidos quanto aos diferentes tipos, sabores, perfis e formas de armazenamentos ou o envasamento, no passado exigiriam a parada das máquinas e setups mais demorados. Já nos dias de hoje isso não acontece devido à utilização de equipamentos e máquinas ABB que permitem limpeza, higienização, setup e harmonização das linhas de produção em curtíssimo espaço de tempo. E no futuro isso irá diminuir ainda mais.
A necessidade de agilidade, ganho de produção, redução dos custos de manutenção, redução do desperdício e rastreabilidade são demandas que atingem todos os segmentos da indústria, principalmente o de B2C (Business to Consumers) como é o caso do setor de Alimentos e Bebidas, onde o cliente final, o consumidor, demanda dia a dia inovações, produtos mais saudáveis e ambientalmente responsáveis e com uma distribuição cada dia mais rápida.
Nesse sentido a ABB vem fazendo bem seu papel, recrutando e treinando os melhores profissionais de mercado, investindo pesado em pesquisas e desenvolvimentos globalmente reconhecidos como plataformas de controle, otimização e gerenciamento de ativos de produção, equipamentos que conversam entre si além da robótica, gerando uma economia de mais de 30% nos custos de produção e manutenção.