Por que segurança e integridade de ativos?
Conforme adentramos a era das minas do futuro, as mineradoras estão investimento mais e também prestando mais atenção em sua responsabilidade na proteção de seu pessoal, patrimônio e meio ambiente contra danos. Concomitantemente as organizações mundiais, governos e autoridade aumentam o grau de exigência de seus regulamentos de segurança. Na indústria da mineração os usuários finais demandam maior integração de seus sistemas de segurança e controle, funções de segurança dos diversos estados de seus processos, flexibilidade, escalabilidade e reusabilidade de seus componentes de segurança. Eles precisam de uma forma econômica de manter a capacidade produtiva enquanto preservam a integridade de seus ativos e satisfazem os requisitos das legislações atuais. Segurança e integridade de ativos se referem à capacidade que um ativo tem de desempenhar a função dele exigida com eficácia e eficiência ao mesmo tempo em que protege a saúde, a segurança e o meio ambiente, bem como à garantia de que as pessoas, sistemas, processos e recursos responsáveis pela manutenção da integridade estão disponíveis, operantes e prontos para desempenhar quando necessário ao longo de todo o ciclo de vida do ativo.
Segurança e integridade de ativos na mineração
Os padrões internacionais de segurança, tais como IEC 61508 Ed2 e IEC 61511 para o setor de processos, IEC 62061 para máquinas e IEC 6180-5-2 para acionadores de potência são reconhecidos mundialmente, no que tange à segurança funcional, como “boas práticas”. O SIL (“Safety Integrity Level” – Nível de Integridade em Segurança), baseado nas normas IEC/EN 61508, é fundamental para estes padrões. O SIL é uma representação estatística da disponibilidade de uma função de segurança instrumentada necessária. Foram estabelecidos 4 níveis de SIL dentro das ANSI/ISA S84.01 e IEC 61508. SIL 4 é o nível de integridade de segurança mais alto e SIL 1 o mais baixo. Os SIL aplicam-se à confiabilidade e desempenho do sistema de segurança utilizado na proteção das atividades perigosas. Medidas técnicas e gerenciais são necessárias para obter um determinado nível de integridade. Atualmente, a segurança e integridade de ativos ainda tem muito a ser desenvolvida. Muitas mineradoras e fornecedores vem se esforçando para satisfazer as exigências dos SIL. A ABB vem trabalhando junto a seus clientes na área da mineração para desenvolver e consolidar a segurança e integridade de ativos e tornar-se um bom exemplo neste campo.
Entregando suas soluções de segurança funcional para ciclo de vida
O SIL é parte de algo maior que se chama segurança funcional. Esta é fundamental para possibilitar o uso das tecnologias complexas utilizadas em sistemas relativos a segurança. O nível de SIL é crítico, pois um nível inadequado pode afetar a integridade da segurança da envoltória de proteção do ativo e, em alguns casos, por esta última em risco. Da mesma forma uma abordagem excessivamente conservadora pode resultar em gastos operacionais e de capital desnecessários. Um nível SIL apropriado permite melhorias significativas de custos em ambientes operacionais situados tanto em áreas existentes quanto em novos empreendimentos. Os níveis de integridade de segurança operacional dos ativos são mantidos ao mesmo tempo em que se otimiza os custos de propriedade relativos com testes e manutenção em andamento.Como seu parceiro, nos esforçamos, depois de seguir cada uma destas fases, por mapear nosso portfólio de produtos e serviços tomando por referência este ciclo de vida para atender a seus requisitos de segurança.
Competência global, presença local
Conforme adentramos o século 21 as empresas do ramo da mineração desenvolveram capacidades efetivamente globais. A competência global da ABB com presença local nos principais países mineradores é um pré-requisito para satisfazer os requisitos contratuais e regulatórios de nossos clientes. Não importa quão remota seja a localização de sua mina, a ABB sempre está próxima de você 24/7. Nossa experiência, engenheiros certificados e centros de execução em segurança nos permitem operar como uma extensão de sua própria base de informações e recursos de segurança, em especial nos casos em que seus recursos internos deixarem de estar disponíveis.