Mirpurkhas Sugar Mills conseguiu reduzir o consumo de energia do triturador de cana em mais de 40%

A mudança para um motor moderno com resfriamento de nervuras de reforço da ABB e um pacote de acionamento em seu triturador de cana ajudou a Mirpurkhas Sugar Mills no Paquistão a reduzir o consumo de energia em mais de 40%.

Em 2015, a ABB lançou seu novo motor resfriado por nervuras NXR no Paquistão, e a Mirpurkhas Sugar Mills escolheu tornar-se a primeira empresa no país a solicitar sua instalação.

“O tempo de inatividade é fundamental para um moinho de cana”, diz Muhammad Kazim, engenheiro de vendas e suporte na Divisão de Automação e Movimento Discreto da ABB no Paquistão. “Portanto, a solução de um só acionamento confiável da ABB foi a opção preferida para iniciar o funcionamento do moinho de cana-de-açúcar”. A decisão da Mirpurkhas Sugar Mills também foi influenciada pela rede global de suporte de vendas da ABB, qualidade comprovada, experiência técnica e excelente conhecimento de aplicação, que garantem um design personalizado do pacote de acionamento motorizado”.

O motor NXR com acionamento em gabinete ACS800 foi lançado em novembro de 2015 e imediatamente começou a gerar resultados impressionantes em termos de eficiência. Enquanto eram necessários entre 650 e 700 quilowatts de energia para alimentar o moinho do triturador com o sistema anterior, a nova solução elétrica só precisa entre 350 e 400 quilowatts. Isso representa uma economia de energia de mais de 40%.

“O motor também é menos barulhento, e uma das vantagens mais importantes para o cliente é o torque de partida muito alto produzido pelo motor”, diz Kazim. “É um motor com eficiência energética muito boa, outro grande benefício”.

O sistema anterior não era eficiente

Mirpurkhas Sugar Mills foi fundada em 1964 e é uma das principais produtoras de açúcar no Paquistão. A fábrica da empresa na província de Sindh, na zona central do Paquistão, processa cana-de-açúcar de 4500 produtores localizados em três províncias e tem capacidade para triturar cerca de 7.500 toneladas de cana por dia.

Desde a sua concepção, a empresa tem utilizado a energia de vapor para acionar os moinhos dos trituradores utilizados na primeira fase fundamental do processo de produção de açúcar. O produto derivado do açúcar, o bagaço, era usado para inflamar as caldeiras no local, e o vapor resultante era utilizado para girar as turbinas que, por sua vez, colocavam em funcionamento o poderoso triturador.

Apesar de o sistema funcionar, ele era antigo e não tão eficiente como poderia ser. Em 2013, a Mirpurkhas Sugar Mills começou a analisar as opções para uma alternativa elétrica às turbinas a vapor como forma de melhorar os processos e reduzir o consumo de energia.

Qualidade comprovada e experiência técnica da ABB

“Graças à combustão do bagaço, a usina é completamente autossuficiente em termos de energia”, explica Kazim. “No entanto, os operadores da planta queriam direcionar o vapor produzido pelas caldeiras para a central elétrica para gerar eletricidade, em vez de usá-lo para ativar as turbinas a vapor no triturador”.

A Mirpurkhas Sugar Mills analisou o equipamento utilizado em outras operações similares na área e reuniu-se com vários fornecedores de motores e acionamentos como parte de seus esforços para encontrar a solução certa. A ABB conseguiu apontar projetos de eletrificação semelhantes que havia realizado para outros moinhos de açúcar no Paquistão e passou dois anos respondendo a perguntas da equipe operacional do moinho sobre como completariam com sucesso a transição.

A confiabilidade é muito importante em condições complexas

Kazim explica que o motor NXR lida perfeitamente com um ambiente operacional extremamente complexo. “Na etapa de trituração, a fibra da cana é eliminada antes do prensado, de modo que existem fumaça e pedaços de fibra no ar que podem causar curtos-circuitos”, diz ele. “No entanto, dado o design inovador, não há contato entre a fibra e as partes operacionais do motor”.

Tal é a satisfação do cliente com a eletrificação do moinho do triturador, que agora querem substituir as outras turbinas a vapor em uso na fábrica pelos produtos da ABB. Espera-se que isso economize mais energia de vapor e converta-a em eletricidade para exportar para a rede elétrica. “O cliente está satisfeito, e agora contamos com uma equipe que trabalha com eles no planejamento para 2016”, diz Kazim.

The NXR motor with ACS800 cabinet drive was commissioned in November 2015 and immediately began producing impressive results in terms of efficiency.

Fatos

Cliente Mirpurkhas Sugar Mills
Local Província de Sindh, Paquistão
Indústria Alimentos e Bebidas
Escopo de Projeto

Mudança de uma turbina a vapor antiga para um moderno motor e pacote de acionamento por percussão da ABB em um britador de cana

Entregas
Motor refrigerado rib de alta tensão de NXR com movimentação do armário ACS800
Chave para o sucesso
Eficiência energética, tempo de inatividade minimizado, conhecimento técnico, excelente conhecimento de aplicação, pacote de acionamento motorizado feito sob medida

Compartilhe esta página

Descubra

  • Entre em contato

    Envie sua solicitação e nós entraremos em contato com você

    Fale conosco
Select region / language

Links mais populares