Modernização de painéis industriais

Modernização de painéis industriais

Garantia de mais segurança, confiabilidade e eficiência

Para manter o desempenho constante de qualquer equipamento é necessário que se realizem manutenções preventivas regulares. À medida que o tempo de operação atinge muitos anos e o equipamento está próximo do fim de seu ciclo de vida, os custos se elevam consideravelmente devido à quantidade de itens envolvidos com desgaste por conta do uso e necessidade de troca. Nesta fase, a modernização do equipamento deve ser avaliada como alternativa à sua manutenção, não somente devido ao aumento do custo, mas também devido ao risco de falha de componentes obsoletos para os quais não haverá uma solução rápida.

A tecnologia existente em painéis industriais que acionam e controlam o funcionamento de equipamentos que operam em uma ampla faixa de potência e tensão evoluiu muito nos últimos tempos. Com isso, alguns componentes de painéis instalados há muitos anos se tornaram obsoletos ou até mesmo saíram de linha, o que dificulta a reposição desses itens, podendo inclusive resultar em paralisações do equipamento, além de manutenções constantes para trocas de peças.

Quando os painéis de comando industriais estão chegando ao fim de seu ciclo de vida, é hora de modernizá-los. Para aprimorar a eficiência e a confiabilidade desses painéis e trazê-los para o nível mais recente de tecnologia, a ABB Motion oferece um amplo portfólio de atualizações que inclui substituição de drives e sistema de acionamentos completos, retrofits e upgrades, contando também com soluções padronizadas ou customizadas de acordo com as necessidades do cliente.

A modernização tem como foco garantir o bom funcionamento dos equipamentos para que cumpram seu papel da melhor maneira e com a eficiência ideal no processo produtivo, uma vez que falhas, desgastes ou mesmo a ineficiência energética têm um impacto negativo sobre a lucratividade e, principalmente, sobre a segurança da empresa e das pessoas que ali trabalham.

A atualização tecnológica possibilita a incorporação de recursos mais avançados em nível mundial, como Comunicação Bluetooth, filtro EMC, reator de entrada para mitigação de Harmônicas, fieldbus modbus RTU e funcionalidades Safe Torque Off, que simplificam a seleção, instalação e o uso do drive.

Além disso, a modernização contribui para conformidade com diversas normas nacionais e internacionais, elevando o nível de segurança e disponibilidade da planta industrial.

Tipos de modernização

Há várias possibilidades para se modernizar um equipamento. A ABB Motion emprega a seguinte terminologia para identificar a forma como seu sistema de acionamento é atualizado tecnologicamente.

A ABB sabe que para garantir a produtividade, as máquinas precisam operar constantemente, sem paradas e com total segurança. Por isso, oferece diversas opções de modernização que permitem devolver o equipamento de acionamento à sua confiabilidade original, aumentando potencialmente seu desempenho e fornecendo maior flexibilidade com novos recursos.

1- Substituição – É a maneira mais convencional de modernização de um equipamento. Um equipamento novo substitui o equipamento antigo completamente. Em termos de acionamentos, devido à evolução tecnológica, muito provavelmente o novo acionamento terá dimensões inferiores ao antigo, podendo haver ganho de espaço por um lado, porém por outro exigindo recolocação de cabos, fechamento de pisos, etc. Permite alteração de capacidade, como por exemplo redução de potência para caso de acionamentos superdimensionados do passado ou aumento de potência, visando alterações de processo, por exemplo aumento de produção. Devido ao fato de se substituir o equipamento completamente, pode ser aplicado a qualquer acionamento, seja da ABB ou de outras marcas;

2- Upgrade – O upgrade consiste na atualização tecnológica de um equipamento substituindo apenas os componentes obsoletos, preservando todos aqueles que possuírem um sobressalente ativo ou que permitam troca direta por componentes totalmente equivalentes. Em geral contemplam os componentes da parte eletrônica de controle que, com o desenvolvimento de microprocessadores estão em constante mudança e possuem um curto ciclo de vida. Em alguns casos, as peças mais antigas do sistema auxiliar ou de energia são trocadas. Aplica-se principalmente, mas não somente, a conversores de potência e/ou tensões elevadas e com semicondutores de potência de conhecida robustez, derivados geralmente de tiristores do tipo disco. Há soluções prontas para acionamentos ABB, mas alguns acionamentos de outras marcas são passíveis de upgrade com as soluções ABB, desde que compartilhem topologia semelhante. Também é possível adicionar recursos para a unidade durante o processo ou atualizar o projeto do drive para alinhá-lo com o último lançamento do produto.

3- Retrofit – A ABB emprega o termo retrofit para casos específicos em que o sistema de acionamento é modernizado, com troca de eletrônica de controle e potência, porém mantendo-se integralmente a infraestrutura existente, isto é, a estrutura mecânica e a instalação externa ao painel. São em geral dedicados a sistema completos ABB, de elevada potência e, consequentemente, dimensões físicas ou de sistemas multiacionamentos, seccionais. Com esse tipo de modernização, unidades de geração mais antigas, como Sami Star, ACV700, ACS600 e até ACS800, podem ser facilmente modernizadas para a mais recente tecnologia ACS880, com soluções pré-concebidas, que exigem pouco tempo de desenvolvimento e implantação.

4- Modernização de drives de outras marcas – A atualização também está disponível para painéis industriais de outras marcas, conforme mencionado anteriormente. Os produtos com tecnologia ultrapassada são modernizados com a mais recente tecnologia ABB.

Caso de Sucesso
Retrofit na indústria de cimento

Apoio especializado para colocar em prática a solução certa

A ABB Motion ajuda o cliente a selecionar a melhor opção de modernização do painel de comando de acordo com os processos industriais, como as unidades são usadas, bem como os tipos de drive que estão em operação, a estratégia de manutenção, os recursos e os equipamentos envolvidos.

Para que todo o procedimento aconteça da melhor forma possível, a ABB Motion conta com experiência internacional no Brasil, produtos com tecnologia global e um time de profissionais altamente qualificado e treinado para desempenhar serviços em campo com pré-requisitos muito específicos de segurança e qualidade, inclusive para modernizar produtos de outras marcas.

Tudo é planejado para não interferir no processo produtivo e demais operações do cliente. A modernização pode ser programada para coincidir com a parada geral da empresa e com investimento direcionado de maneira mais eficiente possível.

Foi o que aconteceu recentemente, quando a equipe da ABB Motion realizou a modernização dos painéis de acionamento do forno de uma planta na indústria de cimento no Brasil, um processo chave dentro deste tipo de indústria. Todo o serviço foi executado e testado durante o período de parada geral programada para que não houvesse nenhum tipo de interferência na produtividade da empresa.

Dois inversores de baixa tensão ACS600 com capacidade de corrente da ordem de 2500A foram retrofitados com a substituição das respectivas pontes retificadoras e módulos inversores a IGBT controlados pelo moderno controle DTC empregado no ACS880.

Cada painel, com peso na ordem de 2.000 kg e 4 m de comprimento puderam ser mantidos em suas bases, o que poupou o remanejamento de cabos de potência bem como obras de adequação do piso da sala elétrica. Adicionalmente, os novos componentes puderam ser conduzidos até o ponto de instalação, localizado no centro da sala elétrica, em pequenos volumes de 1m3 e máximo 100 kg cada, sem a necessidade de veículos de grande porte para transporte vertical e nem a remoção de paredes de alvenaria.

Benefícios

A modernização contribui para manter uma operação estável e ininterrupta, com ganhos em eficiência energética significativos e consequente diminuição de custos. A modernização previne ineficiências no sistema, reduz riscos e custos de manutenção, previne paradas inesperadas e estende a vida útil do equipamento, proporcionando diversos outros benefícios como:

  • Melhora a usabilidade e a segurança dos painéis de comando industriais com recursos tecnologicamente mais modernos, consequentemente a segurança das pessoas;
  • Garante a confiabilidade e melhora o desempenho com tecnologia comprovada;
  • Identifica problemas emergentes no equipamento antes que eles aconteçam, reduzindo riscos de parada do equipamento e perda de produção;
  • Elimina custos com alvenaria e logística pois não há necessidade de movimentar os painéis existentes;
  • Redução nos custos de manutenção.

Manter a disponibilidade dos processos, a confiabilidade, a segurança e a velocidade nas plantas dos clientes seguem sendo as prioridades da ABB Motion e foco dos serviços de modernização que são oferecidos a empresas dos mais diversos segmentos industriais, como papel e celulose, óleo e gás, mineração, metalurgia, cimento, alimentos e bebidas, entre outros.

Acesse a página global do serviço de modernização - https://new.abb.com/service/motion/modernization-and-performance-improvement-services/drives

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp