Quando se pede para alguém imaginar uma estrada, muitas pessoas pensam em uma rodovia com asfalto preto, desaparecendo no horizonte. Quando questionadas sobre o cheiro associado ao verão, muitas delas descrevem o cheiro da chuva no asfalto quente. O asfalto é o material para pavimenta as estradas - 94% das estradas nos EUA e cerca de 90% das estradas na Europa são pavimentadas com este tipo de material que é extremamente versátil.
E não sem um bom motivo. É mais acessível do que outros materiais como o concreto e pode ser aplicado mais facilmente, tornando as estradas acessíveis às pessoas que delas necessitam o mais rápido possível. Além disso, o asfalto tem qualidades para redução de ruído, pode absorver calor e é reciclável.
Todas essas qualidades fazem dele a primeira escolha quando se trata de materiais para pavimentos. Mas criar asfalto a partir de matérias-primas e levá-lo ao local onde é necessário não é uma tarefa fácil. A precisão necessária ao misturar os três componentes principais e vários outros materiais para garantir a qualidade pode ser alcançada usando uma usina de asfalto móvel ou fixa. Uma vez misturado o asfalto, ele deve ser transportado até o canteiro de obras em tanques de armazenamento de asfalto.
A Margui é uma das empresas que oferece diversos equipamentos utilizados na produção de asfalto, incluindo usinas de asfalto fixas e móveis.
Qualidade, tecnologia, inovação: o AC500-eCo Versão 3
Desde sua fundação, em 2011, a Margui Engenharia de Equipamentos projeta equipamentos robustos e confiáveis para atender o segmento de construção civil. Eles são conhecidos por seus produtos eficientes e de última geração, como usinas de asfalto multifuncional, secadores rotativos e tanques de armazenamento de asfalto.
Há anos que a Margui e a ABB trabalham juntas, construindo uma relação de confiança mútua. Os inversores da ABB ACS380, para montagem das máquinas e os produtos de baixa tensão ABB, são padrão em muitos produtos Margui. Agora, a Margui decidiu dar o próximo passo em direção a soluções de automação para seus equipamentos.
O novo AC500-eCo Versão 3 (V3) e o módulo analógico de Entrada/Saída (I/O) AI531 irão trabalhar em conjunto com quatro células de carga nas usinas de asfalto da Margui. Eles vão garantir o bom funcionamento ao medir o peso de todos os componentes necessários na produção do asfalto, garantindo a proporção perfeita para a mistura.
O AC500-eCo V3 vem com muitos recursos novos, incluindo quatro vezes mais memória de programa do usuário e quatro vezes mais desempenho de processamento. Este aumento de desempenho permite múltiplas comunicações simultâneas, seja em campo, em nível de gerenciamento ou com soluções em nuvem por meio de protocolos seguros como MQTT e OPC UA. Com esta conexão de última atuando como um gateway MQTT, é possível monitorar o comportamento da máquina em tempo real. A conexão VPN também permite operação e manutenção de forma remota. As máquinas de asfalto são gerenciadas e controladas com interface homem-máquina (HMI) CP600-eCo de maneira intuitiva.
O asfalto consiste em três partes: o agregado, que constitui cerca de 95% da estrutura geral do asfalto, o aglutinante e o enchimento. O agregado consiste em materiais minerais processados, como areia, cascalho e brita. Ultimamente, alguns países até começaram a utilizar resíduos plásticos como agregado. O aglutinante, como o nome sugere, consiste em uma espécie de “adesivo” que une as partes. O enchimento é usado para manter a mistura coesa e preencher qualquer vácuo.