- Especialistas das três empresas vão desenvolver projeto de eletrificação da mina Cosmos, de níquel, na Austrália
- Estudo vai contemplar eletrificação de caminhões, distribuição de eletricidade, eficiência energética e descarbonização da planta, que servirá de modelo para toda indústria de mineração
- Expertise da Perenti será combinada com o portfólio eMine™, da ABB, de soluções de eletrificação e automação para operações de extração de minérios
Um consórcio formado por ABB e Grupo Perenti na Austrália conquistou seu primeiro contrato junto à mineradora IGO Ltd. para preparar um estudo de eletrificação completa para o Projeto Cosmos, de mineração subterrânea de níquel, no oeste do país.
Especialistas das três empresas vão trabalhar juntos no planejamento da eletrificação gradual do Cosmos. O esforço prevê a implantação de uma filosofia produtiva e operacional baseada no uso da eletricidade, com novos caminhões, estações de energia, sistemas de eletrificação e de gestão de baterias, tudo amparado por análises de segurança, de parâmetros ESG, além da modelagem de custos de investimento (Capex) e de operação (Opex).
O estudo é um passo importante nos compromissos da IGO de melhorar seus indicadores de sustentabilidade com a adoção de novas tecnologias e ações para descarbonizar suas operações a fim de viabilizar um futuro com energia mais limpa. A meta da mineradora é implantar ao menos uma solução de eletrificação no Cosmos até meados de 2025.
Mark Norwell, Managing Director e CEO, Perenti (à esquerda) assinou um MoU com Joachim Braun, Presidente da Divisão, Process Industries, ABB no ano passado. Imagem ABB Especialistas da IGO, Perenti e ABB vão trabalhar em conjunto para fornecer um caminho para o projeto ideal de eletrificação de mina no Projeto Cosmos. Imagem IGO
No processo, a expertise do Parenti será associada ao portfólio eMine™ da ABB, de soluções de eletrificação e automação para mineração. O contrato com a IGO é um marco para ambas as empresas por permitir que elas explorem estratégias de mitigação de emissões em minas a céu aberto e operações subterrâneas.
“Na IGO, acreditamos no futuro baseado em energia mais limpa, crença que se estende às operações subterrâneas, nas quais a eletrificação da frota vai gerar uma operação mais segura, produtiva e verde”, afirmou Chris Carr, diretor de serviços técnicos da IGO. “Este futuro nos empolga, e a parceria entre Perenti e ABB vai torná-lo realidade.”
“Valorizar o meio ambiente e contribuir com a transição energética são imperativos de sustentabilidade da Perenti, e este estudo demonstra a força da parceria com a ABB para a eletrificação da mineração”, afirmou Mark Norwell, diretor-administrativo e CEO do Perenti. “Descarbonização e eletrificação são fundamentais no futuro da mineração, e é um privilégio trabalhar com a IGO neste estudo pioneiro.”
“Parabéns à IGO por esta ambiciosa iniciativa, que, com os investimentos da empresa em energia renovável, vai descarbonizar em grande medida o Projeto Cosmos”, disse Max Luedtke, vice-presidente e diretor global de mineração da ABB. “A parceria entre ABB e Perenti ganha novos contornos a cada dia, e este estudo é uma oportunidade para estreitar ainda mais a colaboração, a fim de desenvolver soluções de eletrificação efetivas na descarbonização da mineração. Na ABB, é motivo de orgulho que nosso portfólio e-Mine, de soluções de eletrificação e automação, atraia cada vez mais o interesse da mineração, com projetos da mina ao porto.”