ABB lançará sistema elétrico de powertrain para a nova siderúrgica da ArcelorMittal Nippon Steel em Hazira, na Índia

ABB lançará sistema elétrico de powertrain para a nova siderúrgica da ArcelorMittal Nippon Steel em Hazira, na Índia

  • ABB está realizando parceria com o grupo SMS em um projeto multimilionário para fornecer todos os motores de média tensão (MT) e drives MT para um novo laminador de tiras a quente em Hazira, em Gujarat
  • A solução Gearless irá proporcionar maior confiabilidade na laminação primária
  • Inversores de baixa tensão (BT) também irão suportar equipamentos auxiliares
  • Nova planta produzirá aproximadamente 5,5 milhões de toneladas de tiras de aço por ano

A ABB está trabalhando em parceria com o grupo SMS, especialista em construção de plantas, engenharia mecânica, elétrica e de automação para a indústria de metais, para fornecer todos os motores e inversores de MT para o novo laminador de tiras a quente da ArcelorMittal Nippon Steel na Índia. O escopo também inclui uma grande quantidade de inversores de baixa tensão (BT). O projeto em Hazira, um hub industrial em Gujarat, faz parte de uma grande expansão da usina, que já é a quinta maior produtora de aço bruto da Índia. Quando entrar em operação, em 2025, a nova fábrica aumentará a capacidade de produção da Hazira em cerca de 5,5 milhões de toneladas por ano.

A usina de laminação a quente irá laminar placas grossas de aço fundido em tiras finas adequadas para clientes industriais. A ABB está fornecendo e instalando 13 inversores de média tensão e 16 motores de média tensão de grande porte. Eles irão formar o sistema de transmissão para os dois elementos-chave da operação, o roughing mill e o finishing mill. O primeiro recebe a placa de aço a uma temperatura em torno de 1.240ºC e faz a redução inicial de espessura. Então, o aço seguirá para a laminadora de acabamento, uma das maiores do tipo, onde será reduzido até a espessura final. Além dos equipamentos de MT, a ABB também está fornecendo 14 linhas de multidrives de BT e 256 inversores de BT para dar suporte a serviços auxiliares.

A tecnologia exclusiva de controle direto de torque (DTC) incorporada nos drives da ABB irá fornecer uma resposta muito rápida e precisa a qualquer alteração na carga dos motores durante as operações de laminação. Este controle de precisão vai garantir a qualidade ideal do produto de aço acabado. O acionamento multidrive de média tensão será empregado em algumas partes da operação para controlar quatro motores em paralelo, reduzindo o espaço ocupado pela instalação e economizando energia.

Um grande desafio técnico para a ABB tem sido o design do sistema de acionamento gearless para o roughing mill. Isso proporciona maior controle sobre o processo e, ao mesmo tempo, reduz o número de peças móveis para maior confiabilidade. Segundo o grupo SMS, a expansão da planta de Hazira é um projeto de grande destaque que permitirá a futura transferência de tecnologia de aço neutro em carbono, que está atualmente em desenvolvimento pela ArcelorMittal Nippon Steel. É por isso que decidiram trabalhar em parceria com a ABB para utilizar sua experiência comprovada no fornecimento de soluções confiáveis e de alto desempenho de powertrain para as aplicações exigentes encontradas em siderúrgicas.

“Este projeto para o grupo SMS e a ArcelorMittal Nippon Steel é uma referência fundamental para a ABB no setor de metais que está em rápido crescimento na Índia. A Índia é a segunda maior produtora de aço bruto do mundo, com 120 milhões de toneladas produzidas no ano passado. A ABB tem uma vantagem particular como fornecedora de grandes motores e drives de média tensão. Isto não só ajuda a melhorar a eficiência energética, o desempenho e a qualidade do produto, mas também podemos apoiar os clientes com os nossos serviços especializados de comissionamento e instalação. Por exemplo, motores como o AMZ2000 que estamos implantando em Hazira são tão grandes que precisam ser montados no local com o estator e o rotor entregues em lotes separados”, disse Chris Poynter, Presidente da Divisão de System Drives, ABB Motion.

ABB Motion mantém o mundo girando, enquanto economiza energia todos os dias. Inovamos e expandimos os limites da tecnologia para permitir um futuro de baixo carbono para clientes, indústrias e sociedades. Com nossos drives, motores e serviços habilitados digitalmente, nossos clientes e parceiros alcançam melhor desempenho, segurança e confiabilidade. Oferecemos uma combinação de experiência de domínio e tecnologia para oferecer a solução ideal de acionamento e motor para uma ampla gama de aplicações em todos os segmentos industriais. Por meio de nossa presença global, estamos sempre próximos para atender nossos clientes. Com base em mais de 130 anos de experiência acumulada em Powertrain, aprendemos e melhoramos a cada dia.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp