Motores síncronos estão amplamente presentes e possuem papel importante nos mais diversos segmentos industriais. A aplicação desses motores pode ser observada em ativos como compressores, extrusoras, laminação, grandes ventiladores, bombas de água e moinhos e moedores.
Além de executarem diversos trabalhos na indústria, os motores síncronos podem também contribuir para melhora na eficiência energética de plantas industriais por meio do controle do fator de potência. Isso é possível porque o fator de potência de um motor síncrono pode ser facilmente controlado, alterando a excitação do motor.
Melhorar o fator de potência é importante para qualquer indústria porque isso resulta em menos consumo de corrente, portanto, menos gasto com energia, menos calor gerado na instalação e maior longevidade do sistema elétrico. Estes são benefícios que extrapolam os limites da unidade consumidora.
Motores síncronos podem também, independente de sua tarefa principal, serem instalados exclusivamente para atuar como controlador dinâmico do fator de potência. Neste caso, um motor síncrono superexcitado funcionando sem carga seria aplicado como condensador síncrono.
Eficiência energética com motores síncronos
Voltando ao tema da eficiência energética, do ponto de vista da redução de perdas e da utilização inteligente de recursos econômicos, vale ampliar esse termo para além dos reconhecidos aspectos financeiros derivados da redução de KWh consumidos.
Publicações recentes estimam que a intensidade média mundial de geração de carbono para cada KWh consumido em 2022 é de 436gCO2/KWh. Obviamente esses números podem variar de país para país dependendo do perfil de geração limpa de cada matriz.
Avaliando do ponto de vista do consumo, reduções no consumo de KWh por meio de ações de eficiência energética diminuem a pegada de carbono das unidades geradoras podendo, no futuro, contribuir para geração de créditos de carbono de sua instalação industrial e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente.
Isso significa que se sua indústria utiliza uma fonte de energia que gera 436gCO2/KWh, equivale dizer que para cada 1KWh economizado, você deixa de gerar 436gCO2. Imagina quanto poderia ser economizado, em dinheiro e em CO2, ao longo do tempo? É possível reduzir nosso impacto ambiental significativamente, e associado ao impacto financeiro.
Empresas globais da atualidade estão comprometidas com protocolos ambientais e metas cada vez mais agressivas de redução de carbono, o que é perfeitamente justificável e necessário diante das aceleradas mudanças climáticas que já afetam todo o planeta e, consequentemente, as diferentes economias e sociedades.
Reguladores de tensão para motores síncronos de diferentes tipo de indústria
Os reguladores de tensão Unitrol 1000 e Unitrol 6000 são totalmente compatíveis com todas as aplicações motóricas da indústria e fornecem aos motores síncronos corrente de excitação confiável, variável e adaptável. Tal robustez de sistema permite ao motor síncrono desenvolver o torque necessário para o seu acionamento e realização de sua tarefa e, ao mesmo tempo, atua como elemento valioso na correção do fator de potência da planta industrial.
A ABB possui experiência e referências em projetos novos e retrofits para aplicações variadas utilizando o Unitrol 1000 e 6000, que são soluções adaptáveis ao fabricante do motor síncrono, à lógica e ao método de partida. O Unitrol 1000 e 6000 cobre variadas proteções associadas ao motor e uma extensa faixa de potência e tensão.
De sua fábrica de Excitação no Brasil, a ABB já forneceu diversas soluções para a indústria brasileira e latino-americana. Entre as ofertas estão projetos de compressores para indústria. Um deles conta com Unitrol 1000 em motores de 1750 e 8000 HP em planta química no Brasil pertencente a uma das maiores corporações desse segmento, sendo utilizados nos compressores de Eteno.
Outro projeto contempla o Unitrol 1000 em motor de 2950HP em planta química produtora de defensivos agrícolas na Colômbia que opera acoplado a um compressor de ar que, por sua vez, alimenta um reator onde ar e amônia são combinados, gerando gases nitrosos para a etapa seguinte do processo onde é gerado o ácido nítrico.
A ABB também desenvolve soluções para compressores no segmento de óleo de gás. Um dos projetos envolve a aplicação do Unitrol 1000 em plataforma offshore de petróleo para excitação do motor síncrono de 1800HP, associado ao compressor de gás da plataforma.
No segmento de papel e celulose há uma expertise acumulada para lidar com bombas de vácuo, com aplicação do Unitrol 1000 em uma planta de um dos maiores produtores do Brasil. Já em siderurgia, um dos projetos de destaque é o uso do Unitrol 6000 associado aos motores síncronos de bombas de descamação em laminadores a quente de uma indústria líder do segmento.