- Associação Europeia das Indústrias Mineradoras, a Euromines, acolhe empresa de automação ABB como membro
- Na entidade, liderança da organização espera contribuir para fomentar uma regulamentação europeia para a mineração baseada em práticas responsáveis
A empresa de automação ABB tornou-se membro da Associação Europeia de Indústrias de Mineração (Euromines), que reúne empresas do setor no continente europeu. A adesão visa contribuir com a promoção de práticas responsáveis junto às instituições europeias em posição de influenciar a regulamentação do setor. A Euromines advoga em favor da mineração e seus produtos, considerados pela entidade fundamentais para impulsionar a competitividade europeia.
A associação atua com foco na difusão de práticas responsáveis de mineração, estudando o impacto de novas regulamentações europeias e internacionais sobre o setor, definindo ações e tomando posições sobre propostas normativas, além de representar empresas com subsidiárias na Europa e em outras partes do mundo em assuntos regulatórios. A entidade também mantém a Iniciativa Mineração Sustentável, por meio da qual seus associados compartilham ideias sobre economia circular, regeneração ambiental, descarbonização e ações comunitárias.
A ABB espera contribuir com a entidade na estruturação de uma mineração efetivamente responsável, disponibilizando sua experiência no desenvolvimento de tecnologias de beneficiamento mineral, criadas pela empresa ou juntamente com seus clientes.
Joachim Braun, presidente da divisão de processos Industriais ABB, vai participar do comitê de assuntos regulatórios da Euromines. Max Luedtke, gerente global da linha de negócios de Mineração, terá assento no comitê de sustentabilidade. Já Sylvain Froin, líder global de comunicação para mineração, ingressará no comitê de comunicação.
"Insumos minerais são essenciais a diferentes setores econômicos, para o cumprimento das metas climáticas e para a autonomia estratégica da Europa", afirmou Joachim Braun. "É um prazer nos unirmos à Euromines e estamos ansiosos em participar, oferecendo nossas ideias em boas práticas e tecnologias que possam efetivamente contribuir com uma mineração mais sustentável na Europa e no mundo. As tecnologias de automação, eletrificação e digitais da ABB podem contribuir, inclusive, para o desenvolvimento mais eficiente de inovações. Já ajudamos clientes a descarbonizar e reduzir o consumo de energia em toda mineração, e em processos que vão da mina ao porto.”
A Euromines também atua como uma rede de serviços em assuntos regulatórios para seus associados. É, ainda, um foro de cooperação e intercâmbio de informações para toda a indústria mineira europeia. A entidade também promove intercâmbio com instituições de mineração em todo o mundo. Além disso, é uma interface entre a indústria mineira, as autoridades europeias e organismos internacionais ou intergovernamentais com a missão de advogar em favor da indústria.
ABB’s Process Automation é líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável. go.abb/processautomation
A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.