- As empresas anunciaram suas ambições manifestas em uma carta de intenções assinada na MINExpo 2024
- Equipes planejam trocar conhecimentos e expertises, explorando estratégias de digitalização, automação e eletrificação
- Estatal mineira Codelco continua desenvolvendo operações de mineração a céu aberto, subterrâneas e em unidades de processamento mineral no Chile
A Codelco e a ABB assinaram uma carta de intenções para explorar uma colaboração estratégica de longo prazo que busca formas de descarbonizar os vários sites de extração operados pela estatal mineira no Chile com soluções de digitalização, automação e digitalização.
As empresas vão trabalhar para identificar as demandas de inovação para que a mineradora cumpra sua meta de zerar emissões. As demandas podem incluir novos sistemas digitais para operações mais sustentáveis e de excelência. As atuais extrações da empresa podem ser contempladas no esforço.
A ABB tem histórico de desenvolver estudos de inovações tecnológicas e vai estabelecer objetivos com o propósito de aprimorar a segurança, a produtividade, o gasto operacional e a disponibilidade nas minas a céu aberto, subterrâneas e nas unidades de processamento da Codelco no Chile. A descarbonização e os projetos de inovação podem envolver o manuseio e o transporte de materiais em minas.
“Há interesse significativo de ambos os lados em trabalhar juntos, por algum tempo, em prol da descarbonização, incluindo visitas a sites e discussões tecnológicas,” afirmou Nicolás Rivera, vice-presidente de recursos minerais, desenvolvimento e inovação da Codelco. “Temos laços fortes com parceiros ao redor do mundo para as significativas operações de mineração que temos no Chile. Anunciar nossas intenções com a ABB é um passo importante, que estamos felizes em dar.”
“A mineração está evoluindo mais rápido do que antes, e só com os players trabalhando juntos será possível atender às demandas do futuro”, disse Joachim Braun, presidente da divisão da ABB de Indústrias de Processos. “As conversas nesta MINExpo mostram que mineradoras, fabricantes de equipamento e provedores de tecnologia buscam juntos uma mudança positiva. É cada vez mais difícil atingir a qualidade das reservas de metais e minerais, mas com digitalização, automação e eletrificação podemos manter a oferta necessária à transição energética.”
A ABB atua há mais de 140 anos na mineração e é pioneira na integração da automação, eletrificação e digitalização no setor.
A ABB implantou sistemas como os de gêmeos digitais, de desempenho de processos digitais e tecnologias de excelência operacional, que incluem sistemas de gestão de energia e descarbonização para mineração. Com as tecnologias do portfólio eMine™, da ABB, mineradoras têm acesso aos benefícios da automação integrada e da eletrificação.
A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
ABB’s Process Automation é líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável. go.abb/processautomation