Soluções da ABB impulsionam a transformação do México

À medida que o país caminha em direção a uma era de digitalização, a ABB continua a oferecer suporte para as ambiciosas metas do país, incluindo mobilidade, soluções digitais e energia sustentável.

O Campeonato ABB FIA Fórmula E acaba de passar pela Cidade do México. Sendo a primeira série de corrida de rua totalmente elétrica do mundo, o Campeonato ABB FIA Fórmula E traz as mais recentes inovações em veículos elétricos e soluções em energia alternativa para os centros urbanos em todo o mundo. O campeonato demonstra o potencial da mobilidade sustentável para ajudar a criar um mundo melhor e mais limpo. E a ABB está ajudando o México na mesma busca.

	Paseo de la Reforma, Cidade do México
Paseo de la Reforma, Cidade do México

A ABB tem, há mais de um século, fornecido tecnologia pioneira para ajudar o México a desenvolver sua economia e infraestrutura. A ABB tornou-se uma parceira estratégica a longo prazo para o país, ajudando a incorporar os rápidos avanços globais na geração e fornecimento de energia, assim como a revolução industrial digital. Mais recentemente, os projetos da ABB têm se concentrado particularmente na mobilidade, energia sustentável e no desenvolvimento de soluções digitais inteligentes para a indústria.

Mobilidade elétrica

Na capital do país, Cidade do México, o governo está enfrentando o problema da poluição do ar na cidade, que é uma das piores do mundo, restringindo o uso de automóveis particulares e fazendo grandes investimentos no trânsito urbano. Isso abre espaço para que tecnologias sejam fornecidas pela ABB. Mais de 40 estações de carga da ABB para veículos elétricos foram instaladas em locais para uso público no México, incluindo três na Cidade do México. A tecnologia ABB Ability™ garante que os carregadores operem em regime 24/7, uma vez que a conectividade digital remota permite o monitoramento contínuo do dispositivo a partir de qualquer local.

Além disso, a ABB está apoiando um projeto do setor público para construir um corredor de veículo elétrico (VE) Norte-Sul de estações de carga, contemplando as principais regiões econômicas do México. No setor privado, há significativos esforços aplicados para aumentar o número de carregadores de VE nas principais regiões econômicas, e a ABB está perfeitamente posicionada para se tornar a parceira escolhida para o plano estratégico de mobilidade elétrica do México.

O programa do corredor de carga de VE objetiva permitir que um VE disponível comercialmente percorra da Cidade do México até o Texas, EUA, e conecte cidades em 10 estados. A ABB México foi comissionada no ano passado para fornecer três carregadores Terra 53 para o trecho de El Bajío até Guadalajara - a cada 110 km.

Carregador Terra 53
Carregador Terra 53

Para conhecer a mais recente tecnologia, o ex-presidente do México  visitou a exposição da ABB na Feira de Hanover 2018, juntamente com a Chanceler alemã, Angela Merkel, para uma demonstração da recém lançada estação de carregamento rápido de Alta Potência Terra e seu impacto sobre o transporte sustentável. 

Energia renovável

ABB está escrevendo o futuro de como o mundo produz energia, fabrica, trabalha, vive e se move ao entregar soluções integradas comprovadas, incluindo a oferta digital ABB Ability™, para diferente setores.  Novas tecnologias digitais impulsionam a sustentabilidade e soluções inovadoras.  

Por exemplo, quase três quartos da eletricidade do México são ainda gerados por combustível fóssil. Mas o país possui uma grande capacidade de gerar significativa quantidade de energia a partir de fontes renováveis, incluindo hidrelétrica, eólica, solar e geotérmica. O ritmo urgente de mudança no setor energético está sendo incorporado pelo governo do México, que estabeleceu uma ambiciosa meta em energia para 2024: o governo deseja que 35% das necessidades energéticas do México sejam atendidas a partir de fontes renováveis -- metade das quais advirão de energia eólica.

	Projeto Iberdrola PIER
Projeto Iberdrola PIER

Para ajudar a atender a este objetivo, a ABB vem apoiando a Iberdrola, que é a maior empresa privada de eletricidade no México, que vem investindo intensivamente em instalações renováveis, com a meta de alcançar 1.500 megawatts (MW) de potência instalada renovável até 2020. A ABB está implementando a inovadora tecnologia STATCOM para o recente projeto eólico da Empresa, PIER (Parque Industrial de Energia Renovável) 220, no Estado de Puebla, centro-sul do México. Essa tecnologia ajudará a melhorar o fornecimento de energia e estabilizar a rede. O projeto gera eletricidade que corresponde ao fornecimento de cerca de 70.000 residências mexicanas, e economiza 120.000 toneladas de emissões de CO2 por ano. A ABB é o primeiro fornecedor de tecnologia STATCOM do país. Esta tecnologia permite maior eficiência de energia e um sistema de fornecimento mais confiável. 

	Tecnologia STATCOM
Tecnologia STATCOM

Automação da indústria

A ABB também está desempenhando um papel vital em outra das indústrias nacionais chave do México: a automotiva. O setor automotivo continua representando um impulsor econômico para o México, e algumas estimativas da indústria preveem que o país tende a se tornar o quarto maior produtor de automóveis do mundo, depois da China, EUA e Japão. A tecnologia da ABB está impulsionando melhorias na produtividade industrial e reduzindo o consumo de energia. Na verdade, 90% dos veículos produzidos no México contam com, ou passaram por, pelo menos, um produto ou solução ABB no seu processo fabril. Nas instalações da Nissan-Daimler COMPAS em Aguascalientes, área central do México, soluções em distribuição de energia eficientes e de última geração alimentam todo o sistema elétrico da fábrica, melhorando a eficiência energética em até 20%.

Auxiliando a mudança rumo à indústria autônoma, a ABB proporciona diversas soluções robóticas que suportam a indústria manufatureira do México, em especial para a indústria automotiva, incluindo algumas das principais montadoras do mundo.

Infraestrutura

O alcance da ABB no México abrange projetos de importância nacional estratégica e de menor escala, mas ainda assim importantes para o contexto nacional. Por exemplo, o Paseo de la Reforma, que é a icônica porta de entrada para a Cidade do México, projetado pelo imperador Maximiliano nos anos 1860s para competir com os grandes bulevares da Europa - hoje Paseo de la Reforma - , que abriga algumas das torres mais altas da capital e poderosas instituições, está passando por uma revisão elétrica. O projeto substituirá uma infraestrutura elétrica de 70 anos por equipamento de energia da ABB e sua solução de oferta digital ABB Ability™ para fornecer energia mais confiável para a área.

A ABB continua a liderar o caminho para um futuro desenvolvido e estável, ajudando o México a seguir com seu desenvolvimento robusto.

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp