ABB apresenta soluções digitais e inovadoras para a Indústria 4.0 de alimentos e bebidas durante a Fispal Tecnologia 2019

Com foco em segurança, qualidade, sustentabilidade e produtividade, empresa levará para a feira soluções digitais e colaborativas inovadoras em robótica, drives e motores, eletrificação e automação industrial e de processos

A ABB, líder em tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais, apresentará suas principais soluções para o segmento de alimentos e bebidas na Fispal Tecnologia, que este ano acontece de 25 a 28 de junho, no São Paulo Expo. Reconhecida globalmente por seu protagonismo na Quarta Revolução Industrial, a ABB levará à feira um amplo portfólio de produtos e soluções voltados para todas as etapas da cadeia de valor de Alimentos e Bebidas, da agricultura ao varejo, com foco em processamento, embalagem e logística. A ABB trabalha em estreita colaboração com clientes em todos os subsetores, tais como laticínios, carnes, ingredientes, bebidas, alimentos embalados e agronegócio.

Segundo a ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a indústria brasileira de alimentos, em 2019, deve ter um incremento de 2,5% a 3% da produção e investirá cerca de 3% do faturamento anual em P&D em novas plantas, novos produtos, equipamentos e marketing. “Alimentos e Bebidas é um segmento muito importante para a ABB e parte integrante de nossa estratégia de crescimento global. A ABB é líder na oferta de soluções que agregam valor aos seus parceiros”, ressalta Juan Rodriguez, diretor do segmento de Alimentos e Bebidas da ABB no Brasil. “Nossa participação na Fispal representa uma oportunidade única para mostrar a contribuição da ABB para o desenvolvimento sustentável do setor por meio da tecnologia e inovação. Durante o evento, abordaremos os benefícios que nossas tecnologias podem trazer para melhorar a segurança alimentar, aumentar a produtividade e a sustentabilidade, utilizando nossa plataforma ABB Ability”, complementa Rodriguez.

Além dos lançamentos expostos no estande da ABB, o visitante terá acesso a uma apresentação interativa em tela touch, onde poderá conhecer todo o portfólio da empresa para o segmento, de acordo com a aplicação.

Abaixo, as soluções da ABB que estarão na Fispal Tecnologia 2019, por área de negócio:

Motion

- ABB Ability™ Digital Powertrain

Lançamento oficial da tecnologia durante a feira. É uma solução digital da ABB para acionamentos eletromecânicos, que conecta inversores de frequência, motores, bombas e rolamentos, aumentando a vida útil dos equipamentos e elevando a produtividade. Os dados obtidos com a tecnologia são disponibilizados em um único portal, com uma plataforma de visualização completa, que pode ser acessada de maneira remota de qualquer lugar. Com isso, a ABB adiciona vantagem digital para drives de velocidade variável, permitindo que os clientes fiquem mais conectados com seus ativos e tomem decisões ainda melhores para garantir operações seguras, confiáveis e eficientes.

- Motor Washdown IEC

São motores de aço inoxidável encapsulado IEC. O design é a principal característica do produto, que foi projetado para o setor de alimentos e bebidas, cumprindo os princípios fundamentais de higiene sanitária. Isso permite que as máquinas utilizadas durante todo o processo sejam efetivamente limpas no local. A superfície suavemente acabada com marcações gravadas a laser e design autodrenante minimiza o risco de crescimento de microrganismos. Os rolamentos são lubrificados com graxa de grau alimentício H1, garantindo operações seguras em ambientes de processamento de alimentos. Ideal para várias aplicações de processamento de alimentos e bebidas, como carne, aves, peixe, laticínios, bebidas e, essencialmente, onde a segurança alimentar é mais crítica.

Robótica

A ABB vai apresentar uma solução na feira do robô IRB2600, que irá executar paletização e despaletização, sobre um AGV (Automated Guided Vehicles), que é capaz de movimentar os pallets de uma planta com agilidade e segurança. Além disso, o robô estará equipado com a tecnologia SafeMove2, que é a última geração do software de monitoramento com certificação de segurança da ABB. O Safemove2 oferece medidas de detecção e prevenção de movimento eletrônicas configuráveis, que restringem velocidade, movimento e posição do robô quando uma pessoa se aproxima. Isso permite que os operadores trabalhem ao lado dos robôs sem a necessidade de cercas de proteção e segurança extensas.

A ferramenta integra soluções que permitem uma instalação mais flexível, com menor quantidade de equipamentos, garantindo o mesmo grau de segurança. Para a despaletização, o robô tem um sistema de visão em sua garra, que garante precisão total na remoção das caixas e posterior depósito. Com diversas aplicações, o AGV melhora, ainda, a produtividade, além de diminuir os riscos de problemas ergonômicos.

- Connect

Solução de robótica que mostra robôs conectados e o status de cada um na operação dos clientes. Isso permite ao cliente acompanhar, em tempo real, juntamente com o monitoramento da área, as condição de seus equipamentos. O objetivo é evitar paradas inesperadas em uma planta, condição fundamental na indústria para manter a produtividade e reduzir o risco de perdas.

Eletrificação

- Energia Solar (PVI-12.5-TL-OUTD / UNO-DM-6.0-TL-PLUS-SB)

A ABB apresentará uma solução de inversor conectada em nuvem ABB Ability™ para sistemas fotovoltaicos descentralizados. Esta solução é econômica e adequada para aplicações em escalas comercial e industrial, instaladas no solo ou em telhados. A tecnologia do inversor ABB oferece uma solução exclusiva, que comprovadamente oferece um uptime confiável, flexibilidade, gerenciamento proativo e facilidade de instalação – com recursos de monitoramento remoto.

- Carregador elétrico modelo Terra

Operando na potência máxima de 350 quilowatts, o mais novo modelo da ABB, o carregador Terra High Power adiciona, em apenas 8 minutos, até 200 km de capacidade de deslocamento em veículos elétricos. Os novos carregadores são ideais para uso em paradas de descanso em rodovias e postos de gasolina. O foco desse produto são os frotistas que escoam seus produtos para todo o país, além das grandes empresas com distribuição própria. Além dos carregadores rápidos, a ABB tem modelos de carregadores diversos, como o EV Lunic, que pode ser usado para recargas mais demoradas, até mesmo noturnas.

- Portfólio de eletrificação

A ABB possui um portfólio completo de baixa tensão para alimentos e bebidas, tanto para a segurança alimentar, quanto a do operador. Na feira, os visitantes, clientes e parceiros poderão conferir as abraçadeiras detectáveis Ty-Fast® Ag + ®, as primeiras da indústria a inibir em 99,9% o crescimento de micróbios, bactérias, mofo e fungos, o que reduz a taxa de contaminação de uma superfície. Elas têm essa característica porque são moldadas a partir de uma resina de nylon compatível com FDA e aditivada com íons de prata antimicrobiana registada na EPA (Environmental Protection Agency). São adequadas para indústrias sensíveis à contaminação, garantindo o processamento industrial.

Power Grids

- Qualidade de energia modular e soluções de armazenamento de energia

A ABB apresentará sua nova solução de energia de armazenamento de energia multifuncional baseada em tecnologia ativa, projetada para atenuar uma série de problemas de qualidade de energia para redes elétricas. O novo portfólio compreende as seguintes soluções: PQflexC - controlador de potência reativa variável; PQdynaC - controle reativo ultrarrápido de potência e desbalanceamento; PQactiF - filtro harmônico ativo; e PQstorI - inversor de armazenamento de bateria com funções de qualidade de energia. Finalmente, o PQoptiM controla e monitora os parâmetros de qualidade de energia.


A família de produtos é ainda mais habilitada pela plataforma digital ABB Ability™ a fim de permitir que os dispositivos sejam operados e controlados por meio de plataformas de usuários conectados à nuvem, para permitir o acesso em tempo real aos dados. O portfólio está disponível em uma ampla gama e dimensões, mas é compacto em tamanho, tornando-o ideal para tipos extensos de aplicações, bem como onde o espaço é escasso ou caro. Nas redes cada vez mais complexas, esses produtos melhoram a estabilidade da rede, aumentam a qualidade da energia e a eficiência energética.

“Os fabricantes de alimentos e bebidas compartilham objetivos semelhantes: produção segura, de alta qualidade, de forma sustentável e econômica, mas cada um com sua particularidade de operação. Com o aumento da conscientização sobre como o uso de energia contribui para a redução geral dos custos, as empresas buscam continuamente maneiras de atingir suas metas, usando os recursos com mais eficiência. A ABB tem o conhecimento necessário para ouvir as necessidades de seus clientes e entregar uma solução diferenciada e personalizada para cada um deles”, finaliza Rodriguez.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp