ABB reinventa controle de processo com nova geração de interfaces homem-máquina

Empresa lança nova versão do Minerals Process Control Library com a primeira interface gráfica de controle visual a mostrar a informação do processo no contexto situacional.

Operando com sucesso em mais de 450 plantas de mineração e cimento em todo o mundo, o ABB AbilityTM System 800xA Minerals Process Control Library é uma solução em software de automação pronta para uso e feita sob medida para as indústrias de mineração e cimento. A solução foi projetada para obter máxima produtividade, disponibilidade e segurança na planta, assim como a melhor eficiência do operador. A nova atualização do ABB AbilityTM System 800xA Minerals Process Control Library oferece funções adicionais que agora estão disponíveis com a nova versão da plataforma de automação ABB 800xA 6.1.

Essa versão vem com uma nova interface gráfica intuitiva e clara para displays, tela e layout da área de trabalho fornecendo aos operadores informações relevantes do processo em seu contexto do que está acontecendo no momento. Isso permite melhor visibilidade de qualquer situação que ocorra na planta. Ela também oferece um conjunto de vastas opções para adaptar a apresentação, assim os dados mais importantes podem ser personalizados, e os usuários podem navegar até a informação necessária o mais rápido possível.

Um novo recurso chave é o sistema único de alarme que permite que os operadores da planta detectem imediatamente, entendam e solucionem todos os tipos de problemas e interrupções no processo no menor tempo. Os elementos mais críticos do processo de produção ganham destaque por meio de uma combinação de informações com base no contexto, formas e cores e formas consistentes de alarme, garantindo que sempre seja dada atenção àqueles que exigem resposta imediata.

A versão mais completa segue a primeira instalação do ABB AbilityTM System 800xA Minerals Process Control Library na usina de cimento Hoghiz, localizada na região de Brasov, Romênia, que produz 1 milhão de toneladas de cimento por ano.

“Seguindo o upgrade do sistema de automação para a última versão do ABB AbilityTM System 800xA que esteve em operação desde o início de julho, os displays do processo ficaram muito mais claros”, diz Razvan Cocea, Responsável pela área de Elétrica e Automação na Usina CRH Hoghiz. “Com os novos gráficos visuais de controle, agora fica mais óbvio qual equipamento necessita atenção. O novo processo de alarmes alerta os operadores imediatamente quando há algo errado. Assim, eles podem navegar facilmente pelos displays detalhados para encontrar a causa raiz do problema e tomar as ações necessárias para restabelecer o processo e executá-lo novamente.”

“Devido ao contínuo aumento do nível da automação e intercomunicação, agora menos pessoas estão gerenciando áreas maiores da planta”, aponta Michael Marending, engenheiro líder na ABB. ‘Isso aumenta a complexidade da operação diária da planta e coloca demandas crescentes no pessoal da sala de controle. A capacidade de o ser humano poder responder, com boas decisões no tempo correto, é crucial para otimização da eficiência e confiabilidade na planta.”

“A visualização é crucial para o processo, sendo a interface principal entre os operadores e a produção. Essa nova IHM oferece um conjunto completo de funções e torna a informação em tempo real muito mais acessível aos operadores. O novo gráfico de controle visual torna-a mais fácil para todos os usuários do sistema na tomada de decisões corretas, em qualquer situação, e permite que os operadores, time de manutenção e de engenharia colaborem de novas maneiras. A interface gráfica pode integrar facilmente sistemas legados da ABB além de dados de terceiros”.

O ABB AbilityTM System 800xA Minerals Process Control Library faz parte do portfólio ABB AbilityTM MineOptimize de soluções, produtos e serviços conectados digitalmente que permite com que minas e plantas de cimento modernas maximizem a visibilidade, confiabilidade, produtividade e eficiência energética e otimizem o desempenho.

O ABB AbilityTM é uma plataforma digital da empresa e compreende mais de 210 soluções industriais de internet e infraestrutura cloud.

Leia mais em: https://new.abb.com/mining/mineoptimize/digital-applications/power-process-control/abb-ability-system-800xA-minerals-process-control-library

ABB é uma parceira de confiança na indústria de mineração e cimento, entregando eletrificação, automação e soluções, produtos e serviços digitais que abrangem a cadeia de valor completa desde a mina até o porto. A ABB une equipamento, sistemas e pessoas para fazer as operações mineiras mais eficientes, seguras e mais rentáveis, recorrendo à expertise mundial, às melhores pessoas, tecnologia e domínio técnico obtido ao longo de mais de um século de eletrificação e controle de processo em minas.

A expertise única da ABB integra-se diretamente na parte elétrica, de automação e aplicações digitais em soluções de engenharia para ajudar aos clientes de processamento de minérios e minerais a otimizarem suas operações a atenderem os desafios do futuro da mineração. (http://new. abb.com/mining).

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp