ABB torna a programação de robôs mais intuitiva com o software Wizard Easy Programming

O Easy Programming faz com que os robôs sejam mais fáceis de instalar, programar e operar sem treinamento especializado, reduzindo as barreiras para que usuários iniciantes de robôs implementem a automação

O Wizard easy programming é um método gráfico de programação projetado para permitir que usuários criem rapidamente programas de aplicação para o robô colaborativo YuMi® de braço único, sem precisar de treinamento especializado.

Esse software de fácil programação foi construído sob o conceito Blockly, um método de código visual open-source que apresenta uma linguagem de programação ou código como blocos que se intertravam. Ao usar essa abordagem simplificada, o Wizard permite que os usuários programem e usem o robô YuMi de braço único sem ter conhecimento prévio de qualquer tipo de linguagem de programação. Um usuário pode simplesmente arrastar e soltar essas funções no FlexPendant, ver os resultados imediatamente e ajustar as ações do robô em segundos.

Combinado com sua característica de programação conduzida, o Wizard easy programming faz com que o uso do robô YuMi de braço único seja o mais tranquilo possível. O software contém funções essenciais dos robôs, tais como “mover”, “pegar” e “aspirar”, disponibilizando diversas tarefas que são geralmente executadas pelo robô. Há funções também para erros de manuseio, permitindo que programadores iniciantes resolvam erros, tais como colisões. Ao simplificar a programação complexa comum associada a erros de manuseio, o Wizard easy programming pode ajudar qualquer usuário de robôs a desenvolver programas robóticos altamente eficazes.

“Flexíveis e de fácil uso, os robôs colaborativos estão permitindo que pequenos negócios se beneficiem dos robôs em todo o mundo. Para permitir que usuários iniciantes de robôs percebam as possibilidades de automação, nós reduzimos a curva de aprendizado para novos usuários ao simplificar a programação do YuMi de braço único com nossa nova ferramenta Wizard. Isso ajudará a reduzir o custo, tempo e conhecimentos necessários para implementar automação colaborativa em vários ambientes de trabalho, que não dispõem de engenharia dedicada ou recursos para programação de automação”, disse Andie Zhang, Gerente Global de produtos para Robôs Colaborativos da ABB.

Ao contrário de outros tipos de software de fácil programação, o Wizard easy programming é convertido em tempo real em linguagem de programação RAPID da ABB, dando ao Wizard easy programming a vantagem de suportar funções de robôs avançados. Programas de robôs complexos, como para tarefas de montagem, podem ser criadas por programadores de robôs qualificados e então transformado em um programa Wizard para iniciantes para usar e operar.

O Wizard está disponível como uma aplicação pré-instalada no dispositivo FlexPendant para todos os novos robôs YuMi de braço único após seu lançamento, no final de março. O software Wizard easy programming está disponível gratuitamente e o novo software também ficará disponível para clientes já existentes do YuMi no formato de um complemento grátis que pode ser instalado via RobotStudio no FlexPendant.

A ABB irá promover um webinar sobre o produto no dia 22 de abril, 10:00AM, CEST. Para participar, basta clicar aqui.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp