A inovação em energia sustentável da ABB reconhecida pelo WEF

Um relatório recente do Fórum Econômico Mundial (WEF) destaca inovações disruptivas na década passada que beneficiaram a sociedade e contribuíram para acelerar a transição energética. Em um capítulo dedicado à eficiência energética, o relatório WEF apresenta o motor de relutância síncrona altamente eficiente (SynRM) da ABB, reconhecendo que a energia mais limpa do mundo é a energia que não é consumida.

De acordo com um estudo da Agência Internacional de Energia (IEA World Energy Outlook, Paris 2016), os motores elétricos são responsáveis por 53% do uso global de eletricidade. Convertendo energia elétrica em energia mecânica, esses motores giram bombas, acionam compressores, movem materiais e acionam ventiladores, sopradores, brocas ou misturadores. Motores elétricos podem ser chamados de “cavalos de trabalho” da indústria. Como grandes consumidores de eletricidade, mesmo pequenas melhorias na eficiência podem levar a grandes economias de energia, o que leva a uma maior sustentabilidade global.

Em 2011, a ABB lançou o altamente eficiente motor SynRM, que oferece as vantagens de desempenho da tecnologia de ímãs permanentes sem o uso de ímãs de terras raras. Diferentemente de um motor de indução, o SynRM não possui corrente induzida em seu rotor e, portanto, nenhuma perda de energia relacionada. Estudos de caso em instalações industriais demonstraram economia de energia de até 25%, dependendo da aplicação. Os benefícios adicionais desta tecnologia de motor incluem temperaturas mais baixas de rolamentos e enrolamentos, para maior confiabilidade e longa vida útil. O design também cria menos ruído do motor para um melhor ambiente de trabalho.

Os motores elétricos são classificados em termos de eficiência energética com uma classificação de Eficiência Internacional (IE) de 1 a 5. Os motores SynRM da ABB agora atendem à nova classe de eficiência energética ultra-premium IE5 definida pela Comissão Eletrotécnica Internacional. Esses motores oferecem perdas de energia até 50% menores e consumo de energia significativamente menor quando comparados aos motores de indução IE2 comumente usados. Os motores SynRM são controlados por inversores de velocidade variável, que fornecem a quantidade precisa de energia necessária para executar a tarefa, maximizando ainda mais a economia de energia. A base instalada de drives de velocidade variável da ABB economizou 515 terawatt-hora de energia em 2017, comparável a aproximadamente oito dias de consumo global de eletricidade.1

Esses motores oferecem aos usuários industriais uma grande oportunidade de reduzir o consumo de eletricidade e as emissões de CO2 relacionadas, além de se beneficiarem de maior produtividade e custos mais baixos do ciclo de vida.

“Um consenso global sobre mudanças climáticas está impulsionando a demanda industrial por soluções que aumentam a eficiência energética”, diz Morten Wierod, Presidente da ABB Motion. "Nossa inovação de motor SynRM é apenas um exemplo de nosso compromisso de desenvolver tecnologia que ajudará a impulsionar o futuro de baixo carbono para indústrias, cidades, infraestrutura e transporte".

1.  (2019). Cálculos internos da ABB com referência na base instalada, leis de afinidade e dados da IEA.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp