Nova célula robótica de inspeção 3D da ABB torna os testes de controle de qualidade dez vezes mais rápidos

Nova célula robótica de inspeção 3D da ABB torna os testes de controle de qualidade dez vezes mais rápidos

A célula de inspeção de qualidade escalável acelera a produção para os setores automotivo, aeroespacial, máquinas pesadas e construção, melhorando a qualidade, a produtividade e reduzindo o desperdício

Capaz de detectar defeitos com menos da metade da largura de um fio cabelo humano e imperceptível a olho nu, a nova célula robótica de inspeção de qualidade 3D (3DQI) da ABB acelerará substancialmente a produção, fornecendo testes rápidos e precisos para facilitar a metrologia e consumir menos tempo. A célula de inspeção de qualidade 3D elimina a necessidade de uma inspeção manual demorada, enquanto reduz substancialmente a probabilidade de falhas e erros. Além de aumentar a produtividade, a solução também reduz custos, minimizando o risco de defeitos do produto que podem levar a possíveis recalls.

Os principais benefícios da célula 3DQI incluem velocidade combinada, precisão abaixo de 100 (micrômetro) μm e flexibilidade fornecida por seu design modular, com os clientes capazes de criar uma solução sob medida para seus requisitos exatos.

O 3DQI foi concebido para estações de teste offline e sua modularidade permite a personalização ou expansão para atender às crescentes necessidades dos negócios. Usando um único sensor óptico de luz branca 3D para digitalizar milhões de pontos 3D por foto, é possível criar um modelo digital detalhado da peça que está sendo inspecionada, que pode ser comparado a um desenho CAD original. Tudo isso pode ser feito 10 vezes mais rápido do que com as tradicionais máquinas de medição coordenadas (CMM).

O sensor pode ser transportado por qualquer robô com uma capacidade de manipulação superior a 20 kg e é compatível com uma variedade de robôs, esteiras e mesas rotativas, portanto, não há limites nas dimensões das peças que podem ser inspecionadas.

A nova célula de inspeção 3DQI é a mais recente célula introduzida pela ABB e junta-se ao FlexArc® e ao FlexLoader no crescente portfólio de soluções inteligentes e flexíveis da ABB.

“A capacidade de medir e controlar com precisão a qualidade é vital para garantir que os produtos atinjam consistência, cumpram os padrões e atendam às expectativas dos clientes. Os métodos de teste tradicionais são lentos e capturam os possíveis erros de qualidade com frequência tarde demais no processo”, disse Tanja Vainio, diretora administrativa Auto Tier One da área de negócios Robotics da ABB. “Nossa célula 3DQI automatiza esse processo, excedendo em muito as capacidades da inspeção tradicional em velocidade, precisão e repetibilidade. Desenvolvemos e testamos nossa tecnologia 3DQI em aplicações automotivas, incluindo o fornecedor automotivo Benteler, e foi comprovado que a solução 3DQI melhora a qualidade, produtividade e segurança do produto, liberando mão de obra qualificada para ser implantada em outras tarefas.”.

A solução também fornece análise abrangente de dados processados em tempo real. Os registros digitais suportam a rastreabilidade, necessária em vários setores, além de permitir que os clientes adaptem seus processos para evitar falhas adicionais para melhorar a qualidade e a produtividade em geral. Todo o equipamento está incluído no potente RobotStudio® Sidio Planner Power Pack da ABB para programação fácil e intuitiva, permitindo que novos usuários se familiarizem rapidamente com o uso da solução 3DQI.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 110.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp