GE Industrial Solutions agora é ABB!

GE Industrial Solutions agora é ABB!

A General Electric Industrial Solutions, empresa global de Eletrificação, agora também faz parte da ABB, líder tecnológica e pioneira em produtos de Eletrificação, Robótica, Movimento, Automação Industrial e Redes Energéticas. A aquisição traz novas possibilidades de fortalecimento da ABB no mercado internacional, e também em suas atividades no Brasil. 

Esta aquisição, que em 2020 completa 2 anos, é vista como uma ação fundamental para o negócio de Eletrificação, pois globalmente amplia o portfólio de produtos ABB, além de aumentar a visibilidade da marca ao público, visto que a GEIS possui uma posição consolidada perante ao público de eletricistas.

Conforme explica Roberto Brasil, gerente responsável pela integração de Marketing e Vendas das duas empresas na América Latina, a aquisição da GEIS pela ABB fortalece o portfólio de produtos ao trazer diversidade tecnológica para atender os padrões técnicos exigidos nos diferentes países em que atua. “Para o mercado brasileiro, o principal ganho com esta aquisição é estar mais próximo do público consumidor do mercado elétrico”, destaca Brasil. 

O executivo explica que essa aquisição também representa maior presença no mercado global. Um exemplo disso é a fábrica da GEIS em Contagem (MG), especializada em equipamentos voltados para o mercado elétrico. “Como hoje, os produtos desenvolvidos nessa fábrica atendem os padrões de instalações norte-americanas, vamos transformar essa fábrica em um polo de exportação, que contará também com laboratórios e centro de treinamentos que ficarão à disposição”, explica Brasil.

A unidade mineira receberá investimentos para atender os requerimentos internacionais, e o primeiro grande aporte será a implementação de um novo sistema de gestão (ERP - plataforma SAP) e, em seguida, equipamentos e processos para tornar-se uma plataforma nível global ABB.

Processo de fusão

Tão rápido quanto possível, tão lento quanto necessário! A estratégia da ABB para a fusão com a GEIS no Brasil foi manter as duas marcas ativas no mercado. “A GEIS está no mercado brasileiro há muitos anos e tem distribuidores muito tradicionais. Queremos nos unir a eles para somar e criar pontes, mantendo parcerias e oferecendo um portfólio de produtos mais amplo”.

A ABB está executando o projeto de fusão em duas etapas. A primeira foi voltada para busca de sinergia imediata, por meio da integração das áreas de marketing e vendas para introduzir aos clientes ABB os produtos GEIS e vice-versa. Para isso, foram realizados treinamentos, redistribuição de carteiras, obtendo assim o máximo dos benefícios dos produtos ABB e GEIS. Apesar da busca pela sinergia imediata, o foco sempre foi respeitar o tempo do cliente nesta transição.

Já a segunda fase, que ainda está em andamento, tem foco na integração total das duas empresas, o que inclui pessoas, sistemas e processos. A expectativa é que 95% dos países da América Latina tenham a fusão concluída até o fim desteano, e os demais em 2021.

A aquisição da GEIS pela ABB aconteceu em 2018, em uma transação de US$ 2,6 bilhões, com o objetivo de expandir o acesso a novos mercados e fortalecer a posição mundial #2 da ABB em Eletrificação.

Sobre a ABB

A área de negócios de eletrificação da ABB é líder global em produtos e soluções elétricas, operando em mais de 100 países, com mais de 200 locais de fabricação. Nossos mais de 50.000 funcionários são dedicados a fornecer eletrificação segura, inteligente e sustentável. Com as soluções digitais habilitadas pela ABB AbilityTM, nosso portfólio protege, conecta e otimiza o fluxo de energia elétrica para uma distribuição mais inteligente de eletricidade para empresas de serviços públicos, indústria, edifícios, infraestrutura e mobilidade.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp