Sensor da ABB a bordo de foguete SpaceX irá detectar emissões de gases do efeito estufa

Sensor da ABB a bordo de foguete SpaceX irá detectar emissões de gases do efeito estufa

Um sensor óptico fabricado pela ABB foi instalado com o sucesso do lançamento do satélite Hugo da GHGSat, esta líder que surge com serviços de detecção de gases do efeito estufa no espaço.

A ABB forneceu um sensor óptico que pode mapear as emissões de metano do espaço a uma resolução que é 100 vezes maior do que qualquer outro sensor. Apesar de anteriormente somente as regiões maiores poderem ser medidas, pela primeira vez uma nova granularidade maior agora permite a identificação das fontes de emissões. Nove unidades adicionais estão atualmente sendo fabricadas na ABB para serem lançadas até o final de 2022 prontas para estarem a bordo da primeira constelação de satélites do setor privado específicos para medição de emissão.

A Space oferece uma localização ideal para monitorar emissões livremente em todas as jurisdições e reportar de forma quantitativa as melhorias. Os sensores da ABB irão proporcionar insights valiosos que irão permitir que governos e indústrias em todo o mundo atendam às metas de redução de emissões e reduzam o impacto negativo no aquecimento global.

“Nós selecionamos a ABB pela sua capacidade de entregar instrumentos de alta qualidade enquanto atende aos desafios de novas empresas espaciais como a nossa.” disse Stephane Germain, CEO da GHGSat. “Nós batalhamos para inovar pelas necessidades do futuro, e estamos felizes em trabalhar com a ABB para conseguirmos isso.” Estamos empolgados em continuar a colaborar com a ABB.”

“A ABB compartilha a meta da GHGSat de reduzir as emissões por meio da criação de sua constelação de detecção de gases do efeito estufa. Nossa seleção como da fabricante para esses sensores avançados demonstra nossa competitividade e forte combinação com os requisitos do setor espacial privado.” disse Marc Corriveau, Gerente Geral ABB Measurement & Analytics Canadá.

“A revolução espacial está em curso e a ABB com sua herança de instrumentos espaciais únicos e produção em série de sensores de medição avançados para aplicações industriais está muito bem posicionada para atender esse setor em crescimento.” ele continuou.

  • Os satélites comerciais GHGSat mapeiam plumas de metano no atmosfera até 25m do chão com o auxílio de sensores ópticos ABB
  • ABB e a GHGSat colaborando com a tecnologia de última geração para detectar emissões de gases do efeito estufa

A GHGSat anunciou que recebeu o contrato da constelação com a ABB em outubro de 2020, com as primeiras entregas em 2021. A unidade lançada pela SpaceX foi uma unidade única fornecida pela GHGSat da ABB dois anos atrás antes de uma seleção para a constelação.

Com seu envolvimento na missão SCISAT canadense e série GOSAT japonesa de satélites, a ABB estava à frente no campo de detecção de gases do efeito estufa do espaço por mais de duas décadas. O equipamento óptico já no espaço possui mais de 100 anos de operação confiável. O sensor SCISAT registra mudanças discretas na composição na atmosfera da Terra em partes por trilhão de mais de 70 moléculas e poluentes desde 2003. As agências climáticas em todo o mundo baseiam suas previsões no equipamento ABB que voa a bordo dos satélites climáticos (NPP e JPSS) da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), que salvam vidas ao melhorar a pontualidade e precisão das previsões do tempo em até sete dias.

A ABB também é uma líder global em monitoramento de emissões contínuas terrestres com mais de 60.000 sistemas instalados em mais de 50 países em todo o mundo. O Continuous Emissions Monitoring Systems (CEMS) registra e avalia de forma contínua dados de emissões em todas as indústrias. Ele fornece informações importantes para operações ambientais e econômicas de instalações de produção. A linha inclui o ACF5000 que de maneira precisa e confiável monitora até 15 componentes de gás simultaneamente.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 110.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

A GHGSat é líder em monitoramento de alta resolução de gases do efeito estufa do espaço, fornecendo dados acionáveis para os negócios, governos, e reguladores em todo o mundo. Com habilidades proprietárias de detecção remota e tecnologia patenteada, a GHGSat pode monitorar instalações individuais, oferecendo maior precisão de dados, e facilitando a tomada de decisão com insights estratégicos no tempo certo. www.ghgsat.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp