Sistemas de controle digital da ABB modernizam a principal fábrica de cimento em Omã

A Oman Cement Company (OCC) construiu um relacionamento de longo prazo junto à ABB com a instalação de soluções digitais de última geração. O ABB Ability™ System 800xA otimizará o desempenho em todas as três linhas de processo à medida que a OCC continua com o fornecimento para a indústria de construção do país.

A ABB construiu um relacionamento de 40 anos com a produtora líder de cimento Oman Cement Company SAOG (OCC) no fornecimento dos mais recentes sistemas de controle digital para impulsionar a eficiência operacional, aumentar a disponibilidade, reduzir custos e promover a sustentabilidade.

A fábrica de cimento com sede em Muscat, capital de Omã, que tem uma produção anual de cimento de 3,5 milhões de toneladas métricas, agora, tem a última versão do ABB Ability ™ System 800xA, que integra suas três linhas de processo em uma única plataforma digital. A ABB também substituiu os controladores mais antigos em sua fase final de ciclo de vida por modelos AC800M.

Equipes da OCC e da ABB Suíça colaboraram para concluir a engenharia, o fornecimento, a instalação e o comissionamento dos sistemas ABB, que garantiu dois contratos separados para o trabalho com a OCC, cliente desde 1978.

  • Visão geral da OCC, foto cedida pela Oman Cement Company
  • Visão geral da OCC em Muscat, foto cedida pela Oman Cement Company

“A produção de cimento é a principal atuação de Omã, que atende e possibilita uma indústria de construção autossuficiente”, disse Bashar Al Farsi, Chefe de Instrumentação e Controle da OCC. “Com o suporte de longo prazo da ABB, aumentamos essa força e esperamos ter sucesso contínuo, agora, com o mais recente sistema de controle digital em nossas três linhas de processo. Já identificamos a economia de tempo e de custo, e iremos buscar mais eficiências e metas de sustentabilidade, pois pretendemos ser a empresa número um na fabricação de cimento no Sultanato”.

O ABB Ability ™ System 800xA, classificado pelo grupo consultivo ARC como a plataforma de sistema de controle distribuído (DCS) número um do mundo nos últimos 20 anos, pode implementar métodos avançados de controle de processo.

“Conectar todas as três linhas em uma plataforma de um único parceiro versus várias entregas de diferentes partes harmoniza os padrões de engenharia e de tecnologia em toda a planta. Isso também ajuda a obter sinergias para as equipes de operação e de manutenção, garantindo a interoperabilidade e a consistência gerais, bem como reduzindo a complexidade”, disse Max Tschurtschenthaler, Líder Global de Cimento, Indústrias de Processos da ABB.

O novo sistema da ABB também tem uma base sólida para construir aplicativos digitais e integrar outras áreas de processo da planta OCC na mesma plataforma.

“O profundo conhecimento de domínio e relacionamentos de longo prazo com o cliente continuam sendo fatores-chave de nosso desempenho e isso foi demonstrado em nosso recente projeto com a Oman Cement Company”, disse Ramzi Akkawi, Gerente Regional de Vendas para o Norte da África e Oriente Médio para Mineração, Alumínio e Cimento da ABB.

“Conhecimento técnico claro, transparência inicial e a capacidade de destacar e eliminar riscos potenciais com base na experiência de execução anterior foram altamente considerados por nosso cliente. Tínhamos uma abordagem estratégica para executar esses projetos com o mínimo de paralisação da produção”.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 110.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp