Conheça a trajetória de Daniela Santos, Coordenadora de Produto da ABB Robótica

Daniela Hofer Santos, coordenadora de produto da ABB Robótica, é formada engenheira mecatrônica e atua na empresa desde o início da sua carreira. Ela se formou em 2007 e desde então trabalha na área de engenharia, sempre focada em robótica.

Daniela conta que não houve barreiras para sua formação por ser mulher. Porém, tanto na faculdade como no trabalho, os ambientes sempre foram predominantemente masculinos. No entanto, ela sempre contou com o respeito dos colegas, e em ocasiões em que não acreditavam que ela tinha o conhecimento técnico necessário por ser mulher, ela enfrentou isso justamente demonstrando que tem as habilidades para entregar as soluções adequadas para clientes e parceiros. Assim rapidamente ela ganhou a confiança dos parceiros de negócios e o relacionamento fluiu sem problemas.

Daniela Hofer Santos, coordenadora de produto da Robótica
Daniela Hofer Santos, coordenadora de produto da Robótica

Trajetória na ABB

Ela começou a carreira na ABB como estagiária e desde o início atuou em atividades técnicas, como Suporte a Vendas de Engenharia, sempre focada em Robótica. Nos últimos anos assumiu o cargo de Coordenadora de Produto (robôs) e com ele vieram novos desafios, como a gestão de pessoas. Por assumir uma área nova na Robótica, seu desafio era ainda maior, pois ela foi responsável por estruturar e treinar a equipe.

Quando olha para a carreira que construiu na empresa, Daniela demonstra muita satisfação com a trajetória até aqui: “Tenho muito orgulho de trabalhar na área de Robótica, bem como da evolução da minha carreira e do meu desenvolvimento profissional. Tive várias oportunidades de me desafiar e evoluir.”, ressalta.

Equilíbrio

Ela tem razão em sentir-se orgulhosa, afinal, para chegar tão longe é preciso muito profissionalismo e competência. Daniela tem tudo isso de sobra, e ainda conseguiu encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, especialmente no relacionamento com a filha. Sua receita para isso foi gerenciar a própria cobrança do que pode ser feito. “Acredito que a minha filha, principalmente, me ensinou que não podemos controlar tudo, mas isso não pode nos impedir de curtir cada momento.”, comenta.

Ela percebe que houve uma evolução para as mulheres que querem atuar em áreas técnicas, a exemplo dela, pois as mulheres estão mais conscientes sobre o que querem e não se limitam a estereótipos, abrindo mais possibilidades. E para as jovens que querem atuar em uma dessas áreas, ela dá algumas dicas: “Se dediquem aos estudos, tanto na formação, quanto nas atualizações e sempre se mantenham curiosa! Hoje, aprendemos continuamente e as informações estão cada vez mais acessíveis, então, aproveite isso.”

ABB vai dobrar a participação de mulheres em cargos de gestão

Em setembro de 2020, a ABB apresentou a “Estratégia Global de Diversidade e Inclusão 2030” por meio da qual planeja dobrar a proporção de mulheres gerentes em todo o mundo nos próximos dez anos. Com esta etapa, a ABB visa atingir uma participação de 25% de mulheres em cargos de gerência sênior, dos atuais 12,5%.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp