Robôs ABB aumentam automação na indústria solar

Robôs ABB aumentam automação na indústria solar

Produzindo um coletor solar a cada seis minutos, os robôs da ABB fazem a tecnologia solar da Absolicon uma alternativa de custo competitiva para o aquecimento convencional

Para permitir a transformação para uma sociedade sustentável e preservar os recursos, a produção de painéis coletores de energia solar deve ser precisa, com alta eficiência e econômica. Para conseguir isso, a Absolicon e a ABB desenvolveram a única solução completa do mundo para a produção em massa de coletores solares concentrados, na fábrica da Absolicon em Härnösand, Suécia.

O grau de automação aumentou drasticamente a produção. A linha de produção robótica da Absolicon agora usa dois robôs ABB para produzir um painel coletor de energia solar a cada seis minutos, em comparação com até apenas três unidades produzidas por dia usando métodos de produção manuais anteriores.

"O desenvolvimento de um processo de produção automatizado permite nosso business case global, reduzindo radicalmente o preço de nossos coletores solares, enquanto os fabrica de maneira consistente com uma qualidade muito alta. A produtividade oferecida pelos robôs da ABB significa que podemos fazer a energia solar competir em preço com o aquecimento industrial convencional pela primeira vez ", disse Joakim Byström, CEO da Absolicon. “Nossa nova linha de produção automatizada pode produzir um coletor solar completo a cada seis minutos, portanto, enquanto os concorrentes dependem de um processo de manufatura intensivo manualmente, agora podemos fazê-lo com cinco pessoas, dois robôs e uma fração dos componentes.”

A Absolicon vem desenvolvendo tecnologia solar sustentável há 20 anos, e produz coletores solares parabólicos que são os mais eficientes em sua classe, gerando calor e vapor de até 160 graus para empresas industriais e redes de aquecimento urbano.

“Estamos satisfeitos que as soluções de robótica da ABB estão acelerando a produtividade, qualidade e eficiência de custos da linha de produção da Absolicon para permitir que eles levem um produto de energia renovável ao mercado a um preço competitivo”, disse Sami Atiya, presidente da Área de negócios de Robótica e Automação Discreta da ABB. “Ao ajudar a Absolicon a acelerar sua produção de três unidades por dia para uma a cada seis minutos, nossas soluções de robótica estão desempenhando um papel fundamental na aceleração da adoção global de tecnologia sustentável, garantindo que os parceiros de produção da Absolicon sejam capazes de produzir painéis coletores solares de forma consistente em todo o mundo.”

“Nossa visão é permitir uma produção em massa econômica de coletores solares em todo o mundo, para produzir calor diretamente da luz solar”, acrescentou Byström. “Nosso trabalho com a ABB para criar este processo de produção automatizado é um capacitador chave para concretizar nossa visão, enquanto a organização de serviço global da ABB será um recurso muito valioso para nossos novos clientes conforme implementamos nossa nova linha de produção automatizada globalmente.”

A próxima fase do projeto envolve o fornecimento de linhas de produção robótica completas para fabricantes parceiros em todo o mundo e a ABB e a Absolicon concordaram que irão colaborar no desenvolvimento, vendas e marketing da linha de produção robótica em todo o mundo.

A primeira instalação já foi entregue a um parceiro na China, e acordos para a aquisição de linhas de produção de robótica foram assinados com empresas em uma dezena de países, com a ABB fornecendo os robôs para todas as novas instalações.

A Absolicon Solar Collector AB (publ) é uma sociedade anônima sueca com sede em Härnösand, Suécia.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar o software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e movimento, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp