A indústria está vivendo a sua quarta revolução, que visa a integração dos processos e o acesso os dados em tempo real de forma segura. A internet das coisas que é uma que tecnologia que ganha espaço no nosso cotidiano nos mais diversos eletrodomésticos, gerando comodidade nas operações do dia-a-dia. A indústria traz para si a facilidade e acessibilidade dessas tecnologias usadas nas casas de milhões de pessoas, enriquecendo-a de robustez e segurança que é indispensável para a operação em qualquer indústria em especial no setor de papel e celulose que possui um processo crítico e contínuo que não permite interrupções.
Os dois principais protocolos usados na conexão de dados dos controladores das máquinas e processos como os CLPs (Controlador Lógico Programável) a nuvem é o MQTT e o OPC-UA são protocolos que visam a conectividade de forma simples independente da tecnologia de hardware/software utilizada para troca de dados:
O MQTT (Message Queuing Telemetry Transport) é um protocolo de mensagens leves desenvolvido inicialmente pela IBM para conexão de sensores de poços de petróleo a satélites, com a abertura dessa tecnologia para outras aplicações torna-se um protocolo ideal para ambientes onde a conexão à internet é de baixa qualidade/velocidade. Há três modos de comunicação possível, todos baseados no método Agente e cliente, com a necessidade de certificado de segurança que evita a mensagem ser interceptada indevidamente.
O OPC-UA (Open Platform Communications Unified Architecture) é a evolução do OPC-DA que até então tinha que obrigatoriamente funcionar em sistemas operacional Windows e com atuação de Servidor e Cliente não podendo operar ao mesmo tempo. O OPC-UA pode ser implementado em qualquer sistema operacional, a operação Servidor e cliente pode ser acumulado no mesmo hardware facilitando a conexão dos itens de automação as estruturas de TI.
As soluções de PLC da ABB contam com esses dois recursos incorporados em suas CPU’s e outros protocolos e recursos cada vez mais usados na revolução da indústria 4.0 como HTTPS, FTPS, SNMP e SNTP.