Mês do Orgulho: Inclusão significa todos

Mês do Orgulho: Inclusão significa todos

Como a ABB está trabalhando em prol de um ambiente mais inclusivo para pessoas LGBTQ+.

Pesquisas mostram que criar um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo para todos aumenta os níveis de criatividade, inovação, produtividade e competitividade geral, seja no contexto de um país, cidade, empresa ou equipe. No entanto, estudos recentes também revelam que uma alta porcentagem de funcionários LGBTQ + relatam de forma consistente que enfrentaram discriminação, assédio, intimidação e isolamento em locais de trabalho em todo o mundo.

Pessoas e cultura são um elemento central do modelo operacional de nossa empresa, o ABB Way. A ABB tem um compromisso profundamente enraizado com a diversidade e inclusão, que é fundamental para a estratégia de sustentabilidade da empresa para 2030 e seu foco no desenvolvimento social. Como tal, a ABB proíbe a discriminação com base em qualquer dimensão, incluindo identidade de gênero, etnia, orientação sexual, cultura, religião, habilidade, idade etc.

Em setembro de 2020, Maria Varsellona, Conselheira Geral da ABB, foi nomeada patrocinadora executiva para a inclusão LGBTQ+ na ABB. A sua nomeação foi um passo significativo para destacar a inclusão LGBTQ+ como uma prioridade de gestão dentro da empresa e como uma dimensão essencial na sua estratégia de diversidade e inclusão.

“Tenho orgulho de servir como patrocinadora do Comitê Executivo para a inclusão LGBTQ+”, diz Varsellona. “O ano passado foi um período de aumento de engajamento e desenvolvimento de capacidade dentro da ABB neste tópico. Fizemos avanços reais em termos de todos os três pilares de nossa estratégia de diversidade e inclusão com relação ao LGBTQ+, incluindo governança e política, liderança e cultura inclusivas e parcerias. Estou muito satisfeita em ver esta questão defendida em todos os níveis da empresa e em regiões ao redor do mundo”.

Em 2020, como parte do compromisso da ABB com o tópico LGTBQ +, Varsellona assinou em nome da ABB os Padrões de Conduta para Negócios no Combate à Discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais, apresentados pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas pelos Direitos Humanos. Os Padrões de Conduta fornecem cinco passos concretos que as empresas podem realizar para alinhar suas políticas e práticas com os padrões internacionais de direitos humanos de pessoas LGBTI. A ABB espera que esses padrões sejam seguidos por seus fornecedores para gerar um impacto real nos mais de 100 países em que a empresa opera.

Tornar-se um signatário oficial desses padrões enfatizou publicamente o compromisso da ABB com essa questão, um compromisso que foi posteriormente codificado em uma alteração explícita ao Código de Conduta da empresa.

Além disso, parcerias com Stonewall (uma organização sem fins lucrativos com sede no Reino Unido dedicada a trabalhar com instituições na inclusão LGBTQ +) e Open for Business (uma coalizão de empresas globais líderes dedicadas à inclusão LGBT +) foram estabelecidas.

Em busca de liderança e cultura mais inclusivas, a ABB instituiu um treinamento obrigatório sobre como interromper o preconceito inconsciente para todos os líderes em todo o mundo. Como parte do Mercado de Trabalho Aberto da empresa, foi introduzida uma abordagem inclusiva para descrições de cargos para postagens externas. Além disso, campanhas "Conte conosco!" foram iniciadas para apoiar os funcionários LGBTQ+ a se assumirem.

Nos últimos meses, os Employee Resource Groups (ERGs) LGBTQ+ foram lançados na Europa, Estados Unidos, América Latina e Polônia. ERGs são grupos voluntários liderados por funcionários que se conectam com base em características e experiências compartilhadas para promover um local de trabalho diversificado e inclusivo, alinhado com o propósito e as prioridades de negócios da ABB. Coletivamente, os ERGs LGBTQ + em toda a ABB agora contam com mais de 400 membros, criando uma massa crítica de pessoas comprometidas que trabalham para apoiar a educação, fomentar a empatia e impulsionar o engajamento neste tema.

A ABB implementou uma série de recursos para auxiliar funcionários e gerentes, incluindo um conjunto de diretrizes acionáveis para LGBTQ + “aliados” e um glossário de termos relevantes ao tópico de inclusão LGBTQ +.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp