A MODEC, Inc. (MODEC), com sede no Japão, fornecedora e operadora global de sistemas de produção flutuantes, está trabalhando como parceira de engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) para um sistema de armazenamento e descarga de produção flutuante (FPSO) a ser implantado no projeto de desenvolvimento do campo de petróleo em águas ultraprofundas de Bacalhau, visando os reservatórios de pré-sal na Bacia de Santos. O projeto é desenvolvido em conjunto pelas principais empresas de petróleo e gás, incluindo a Equinor e a ExxonMobil, com 40% de participação e a Petrogal Brasil com 20% de participação.
O FPSO Bacalhau, um dos maiores do Brasil, ficará ancorado permanentemente ao fundo do mar dentro do bloco BM-S-8. Estima-se uma vida útil operacional em torno de 25 anos, com capacidade para produção de 220.000 barris de petróleo bruto por dia e armazenamento de dois milhões de barris.
Em janeiro de 2021, a ABB ganhou o contrato com a MODEC para entregar E-Houses, que são subestações transportáveis pré-fabricadas, projetadas para abrigar quadros de distribuição de média e baixa tensão, juntamente com equipamentos de energia crítica e sistemas de automação. A solução reduz os riscos no local e garante um nível mais alto de proteção e segurança, enquanto permite a inicialização e o tempo de comissionamento mais curtos.
A ABB também possui uma equipe dedicada de especialistas no Brasil que é capaz de apoiar as fases de comissionamento e operações durante todo o ciclo de vida do projeto.
Solução econômica
“Este foi um projeto complicado, por isso nos envolvemos com nosso cliente desde o estágio inicial e personalizamos a solução E-house com tecnologia relacionada,” disse Khaleef Khan, Vice-Presidente de Vendas, responsável pelo segmento de petróleo e gás na Ásia para a divisão de Indústrias de Energia da ABB.
A ABB adaptou a solução E-House para atender aos requisitos específicos da Equinor e otimizar as operações FPSO de Bacalhau, reduzindo as complexidades no local. Como o FPSO é um dos maiores a serem construídos, o projeto da E-House é muito crítico, considerando que ele está abrigando equipamentos importantes como inversores de frequência (VFD) e transformadores que são pesados e produzem calor durante a operação. Portanto, a ABB forneceu um projeto confiável e otimizado que pode ajudar a reduzir o espaço ocupado pela E-House.
A ABB também preparou o plano de otimização de projeto para economizar espaço ideal nas partes superiores. A ABB trabalhou com a MODEC em muitos projetos de FPSO para o Brasil e a África Ocidental e também com a Equinor em projetos brasileiros e no Mar do Norte.
“Este projeto é muito importante para a ABB, pois a MODEC e a Equinor são nossos clientes estratégicos. O sucesso deste projeto será um marco importante para expandirmos ainda mais nossa presença no setor de FPSO,” observou Stein Guldbrandsoy, Gerente do Segmento Global de Offshore e FPSO da ABB.
A unidade de negócios de Automação de Processos da ABB é líder em automação, eletrificação e digitalização para os setores de processos e híbridos. Atendemos nossos clientes com um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído nº 1, software e serviços de ciclo de vida, produtos específicos da indústria, bem como ofertas de medição e análises marítimas e turbo alimentadores. Como o nº 2 global no mercado, nos baseamos em nossa profunda expertise de domínio, equipe diversificada e presença global, e nos dedicamos a ajudar nossos clientes a aumentar a competitividade, melhorar seu retorno sobre o investimento e conduzir operações seguras, inteligentes e sustentáveis.
A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com