Gold Fields encomenda sistema integrado de energia e automação da ABB para um projeto chileno

Gold Fields encomenda sistema integrado de energia e automação da ABB para um projeto chileno

  • Solução digital da ABB ajuda a vencer os desafios acerca da localização remota e instabilidade climática no projeto de mineração Salares Norte de US$ 834 milhões, no Deserto de Atacama
  •  Conjunto de controles de processo e energia do ABB Ability ™ System 800xA, irão modernizar a mineração e mostrar os benefícios da transformação digital
  •  Simulador de processo dinâmico irá proporcionar um treinamento realista ao operador

A líder global em tecnologia ABB fornecerá seis salas elétricas e uma solução de sistema digital integrado com base no sistema de controle distribuído (DCS) ABB Ability™ 800xA para o projeto de mineração Salares Norte da Gold Fields, em uma região remota do norte do Chile.

O projeto de mina de ouro e prata a céu aberto da mineradora sul-africana está localizado no Deserto do Atacama, entre os picos mais altos da Cordilheira dos Andes. Fica a 1.300km da capital chilena, Santiago, e tem altitudes entre 4.200m e 4.900m.

A ABB fornecerá uma plataforma comum para controle de processo e energia usando o ABB Ability ™ Sistema  800xA, Power and Process Control Library e Camera Connect (o sistema de vídeo da ABB integrado na plataforma de controle para monitoramento de processo otimizado). O ABB Ability ™ Knowledge Manager será usado para gerenciar a produção de dados através do Plant Information Management System (PIMS), junto com o ABB Ability ™ Asset Vista Condition Monitoring (integrado com o SAP), uma Extended Operator Workplace (EOW) como uma sala de controle integrada no local, um quadro de colaboração e estações 800xA Smart Client para permitir acesso somente de leitura aos monitores por meio de um navegador da web.

  • A ABB fornecerá seis salas elétricas e uma solução de sistema digital integrado com base no sistema de controle distribuído (DCS) ABB Ability™ 800xA em Salares Norte
  • Salares Norte, a mina de ouro e prata a céu aberto é propriedade da mineradora sul-africana Gold Fields
  • O projeto está em andamento no Deserto do Atacama, entre os picos mais altos da Cordilheira dos Andes. Está a 1.300km da capital chilena, Santiago, e tem altitudes entre 4.200m e 4.900m

Como uma plataforma comum para o monitoramento das áreas produtivas, operacionais e de suporte, o sistema da ABB reduzirá os riscos técnicos e quantidade de interfaces para permitir que a Gold Fields unifique processos no mais alto nível. O sistema elétrico é totalmente integrado por meio da norma 61850 da International Electrotechnical Commission (IEC), que garante total controle e visibilidade para as operações da planta. A ABB também está fornecendo a engenharia e gerenciamento de projetos.

“O aspecto digital é crítico para este projeto devido à sua localização remota - a cidade mais próxima é Diego de Almagro, a 180 km de distância, a altitude do projeto e as condições climáticas adversas que tornam o acesso ao local e trabalho de campo difícil, especialmente durante o inverno”, disse Max Combes, Diretor de Projetos da Gold Fields. “A Gold Fields desenvolveu infraestrutura digital por meio de iniciativas em operações em todo o mundo. A solução completa da ABB, a engenharia integrada e a tecnologia de operações remotas nos permitirão desenvolver essa capacidade digital e superar os desafios específicos da Salares Norte.”

O escopo também inclui um simulador de processo dinâmico para permitir verificações em todas as lógicas de controle e para treinamento do operador.

“O simulador permitirá start-ups mais curtos e mais eficientes no local ”, disse Iván Villegas, Gerente de Soluções na ABB do Chile. “Ele também atenderá aos requisitos de treinamento, o que significa que a Gold Fields terá vários operadores credenciados com os conhecimentos certos para operações de alta qualidade.”

“Junto com a Gold Fields podemos demonstrar no longo prazo que os sistemas de controle da ABB se conectam e realizam suas funções em áreas totalmente isoladas, dentro do alcance do satélite e com latência mínima”, disse Cristian Gallegos, Mining Account Manager ABB no Chile. “É uma oportunidade de modernizar a mineração e mostrar os benefícios que a transformação digital traz ao controlar e apoiar a planta e o equipamento de mineração em Salares Norte, a 1.300 km de distância.”

Teste de Telemática no Satélite

Em paralelo a este projeto, a ABB propôs e fez parte de uma iniciativa em conjunto com a Gold Fields para conectar com sucesso diferentes tecnologias da ABB entre Santiago e o projeto Salares Norte. Por meio da telemática por satélite, eles realizaram controle remoto e monitoramento de motores elétricos inteligentes e simulação de atendimento telemedicina entre as duas localidades. Os testes foram realizados em áreas isoladas, mas ao alcance do satélite e por meio de uma conexão controlada pelo ABB Ability™ System 800xA e equipamentos móveis convencionais com latência mínima. Por meio de lentes de realidade mista, tanto de realidade virtual como de realidade aumentada, duas autoridades do Ministério de Minas do Chile (o Ministro e o Secretário Regional) cada uma em uma ponta, foram testemunhas e protagonistas do teste bem-sucedido, onde os dois mantiveram uma conversa que fluía em tempo real, cada um “vendo” o avatar do outro, como se estivessem juntos em um ambiente físico.Em paralelo a este projeto, a ABB propôs e fez parte de uma iniciativa em conjunto com a Gold Fields para conectar com sucesso diferentes tecnologias da ABB entre Santiago e o projeto Salares Norte. Por meio da telemática por satélite, eles realizaram controle remoto e monitoramento de motores elétricos inteligentes e simulação de atendimento telemedicina entre as duas localidades. Os testes foram realizados em áreas isoladas, mas ao alcance do satélite e por meio de uma conexão controlada pelo ABB Ability™ System 800xA e equipamentos móveis convencionais com latência mínima. Por meio de lentes de realidade mista, tanto de realidade virtual como de realidade aumentada, duas autoridades do Ministério de Minas do Chile (o Ministro e o Secretário Regional) cada uma em uma ponta, foram testemunhas e protagonistas do teste bem-sucedido, onde os dois mantiveram uma conversa que fluía em tempo real, cada um “vendo” o avatar do outro, como se estivessem juntos em um ambiente físico.

Espera-se que Salares Norte produza 3,7 milhões de onças de ouro ao longo da vida inicial da mina de 11 anos e estima-se ser um projeto com despesas de até US$ 834 milhões. A operação envolve métodos de perfuração, explosão, carregamento e revisão para extração de minério. Tem uma capacidade de produção de dois milhões de toneladas ao ano e a recuperação média da vida da mina de ouro e prata será de 92,7% e 67,5%, respectivamente.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Automação de Processos: A unidade de negócios de Automação de Processos da ABB é líder em automação, eletrificação e digitalização para os setores de processos e híbridos. Atendemos nossos clientes com um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído nº 1, software e serviços de ciclo de vida, produtos específicos da indústria, bem como ofertas de medição e análises marítimas e turbo alimentadores. Como o nº 2 global no mercado, nos baseamos em nossa profunda expertise de domínio, equipe diversificada e presença global, e nos dedicamos a ajudar nossos clientes a aumentar a competitividade, melhorar seu retorno sobre o investimento e conduzir operações seguras, inteligentes e sustentáveis.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp