Solução sustentável: Com tecnologia ABB, SalmoClinic inaugura o primeiro barco-clínica para salmão

Solução sustentável: Com tecnologia ABB, SalmoClinic inaugura o primeiro barco-clínica para salmão

Este sistema reduz a descarga de antiparasitários no oceano, entre 97 e 99%, em comparação com os métodos tradicionais, disse Hans Kossmann, fundador da SalmoClinic.

O "owurkan" era para os Kawéskar, um povo antigo do sul do Chile, um xamã ou curandeiro. Daí o nome dado ao primeiro navio da empresa SalmoClinic dedicado ao controle de parasitas na indústria do salmão com baixo impacto ambiental. A embarcação, única do gênero no mundo, foi construída no Chile com tecnologia ABB.

“O objetivo desta embarcação é fornecer tratamento especializado ao salmão por meio de banhos de água doce e medicamentos de uso controlado. Desta forma, a descarga de medicamentos antiparasitários no oceano é reduzida entre 97 e 99% em relação aos métodos tradicionais”, disse o biólogo marinho Hans Kossmann, fundador da SalmoClinic.

Mais de seis anos de pesquisa, desenvolvimento e inovação estão contidos no navio “Owurkan” e materializados em elementos técnicos como tanque de movimento contínuo, usina de osmose reversa, usinas e laboratórios de geração de oxigênio, entre outros equipamentos.

center

Projetado e construído pelo estaleiro Asenav em Valdivia, o navio foi concebido, desde suas origens, para operar de forma sustentável com um sistema de propulsão diesel-elétrico, baseado em motores e variadores ABB.

 “É um orgulho fazer parte de um empreendimento único no mundo como o 'Owurkan', totalmente projetado para a aquicultura sustentável. Esta não é a primeira vez que fazemos parceria com a ABB; já havíamos feito isso com o Wellboat Patagón IX, X e XI atualmente em construção, com excelentes resultados, e agora repetimos a parceria e, incorporando ainda mais tecnologia ABB”, comentou Heinz Pearce, Gerente Geral da Asenav S.A.

Martín Capó, Lead Business Area Manager da ABB Motion para a América Latina, explicou que o sistema de propulsão do Owurkan, composto por motores elétricos e variadores de frequência da ABB, reduz o consumo de energia em aproximadamente 20%, em comparação com um sistema de propulsão a diesel, e assim reduz o efeito estufa gases de mesma magnitude.

“Estamos orgulhosos de que nossa tecnologia seja uma aliada neste projeto, pois está em linha direta com nossa missão de fazer o mundo girar, economizando energia todos os dias. Este é um exemplo do nosso propósito de contribuir para transformar indústrias e sociedades, por meio da inovação tecnológica e rumo a um futuro sustentável. Em particular, estamos extremamente orgulhosos de apoiar esta inovação chilena, que é um dos países líderes na indústria do salmão”, disse Martín Capó.

Hans Kossmann garantiu que este sistema e método de tratamento é patenteado pela SalmoClinic: "Estimamos que os benefícios associados à tecnologia se traduzirão em uma demanda de pelo menos cinco navios para o mercado chileno, e muito em breve esperamos exportar esta solução do mercado extremo sul do nosso país para o mundo”.

Sobre a ABB

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia pioneira em redes elétricas, produtos de eletrificação, automação industrial e robótica e cinemática, para clientes de serviços públicos, industriais, de transporte e infraestrutura em todo o mundo. Dando continuidade à sua história de inovação de mais de 130 anos, a ABB está hoje escrevendo o futuro da digitalização industrial com duas propostas de valor claras: levar eletricidade de qualquer usina de geração de energia para qualquer tomada e automatizar indústrias, desde o gerenciamento de recursos naturais até a entrega do produto. Como patrocinadora principal da Fórmula E, a categoria de automobilismo internacional totalmente elétrico da FIA, a ABB está ampliando os limites da mobilidade elétrica para contribuir para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países e tem cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com

No Chile, a ABB comemora 64 anos de presença permanente, atendendo os principais setores produtivos do país, com mais de 500 funcionários.

Sobre a ASENAV:

ASENAV é um estaleiro líder na costa do Pacífico da América dedicado à construção de navios com alto nível de engenharia, destacando-se pela qualidade de construção, versatilidade e pontualidade na entrega. O estaleiro entregou com sucesso 190 navios em quase 50 anos de história a armadores nacionais e internacionais, pertencentes aos mercados de aquicultura, balsas, apoio a plantas offshore, expedição turística, mercados de pesca e rebocadores, entre outros. Destaca-se pela constante inovação dos seus projetos e construções, tendo sido pioneira a nível local na utilização de projetos de vanguarda em diferentes tipologias de edifícios. Hoje, o estaleiro continua aplicando tecnologias de ponta, como navios com sistemas de propulsão diesel-elétrica, posicionamento dinâmico, redução de emissão de gases, entre outros. A visão da empresa é contribuir com a indústria naval, fornecendo aos seus clientes soluções sustentáveis ​​que incluem tecnologia de ponta para reduzir o impacto ambiental.

Sobre a Salmoclinic

A Salmoclinic é uma jovem empresa chilena dedicada à pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços veterinários especializados para lidar de forma sustentável com diferentes doenças que afetam a indústria da aquicultura, especialmente o salmão de viveiro. No início deste ano, iniciou suas operações comerciais com um navio moderno e inovador para atender a criação de salmão no Chile, com base em um método patenteado pela Salmoclinic. A empresa tem importantes planos de crescimento nos próximos cinco anos para se tornar líder em serviços veterinários especializados em criação de salmão no Chile e em outros países produtores de salmão, auxiliando uma indústria mais sustentável e focada no bem-estar animal.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp