ABB vence concorrência de eletrificação do Puma II da Klabin para impulsionar produção

ABB vence concorrência de eletrificação do Puma II da Klabin para impulsionar produção

  • ABB entrega sistema de distribuição de energia, acionamentos e motores no Projeto Puma II da Klabin
  • ABB é responsável pela distribuição de energia de qualidade para duas novas máquinas na fábrica de Ortigueira, Brasil, para atingir metas de produção mais altas
  • Expansão do Puma consolida mais de 20 anos de relacionamento entre Klabin e ABB, com um time qualificado que atua desde a fase um do projeto

A ABB foi escolhida pela Klabin, maior produtora e exportadora brasileira de papel para embalagens e soluções sustentáveis, para fornecer o sistema de gestão e distribuição de energia (PDS) para seu projeto Puma II, que suportará sua meta de produção de 920.000 toneladas por ano. A ABB também fornecerá os acionamentos e motores para o projeto por meio da Valmet.

Líder mundial em automação, a ABB será responsável por garantir a qualidade da energia distribuída a duas novas máquinas de papel da fábrica de Ortigueira, no Paraná, adquiridas pela Klabin para atingir seu objetivo de aumento de produção. A ABB aplicará sua experiência em automação por meio do Energy Management System (EMS), um braço das soluções ABB Ability™ que utiliza o sistema de controle distribuído ABB Ability™ System 800xA, o coração e o cérebro da automação a partir do qual diferentes aplicativos são implantados, de acordo com as necessidades do cliente.

Operando diretamente na usina de geração de energia, o EMS possibilita o uso eficiente e constância da energia elétrica, e organiza dados substanciais sob um mesmo guarda-chuva, antes de disponibilizá-los para as equipes de manutenção. Isso permitirá que a usina gere eletricidade excedente para venda de volta à rede de forma ocasional, aproveitando o momento da melhor tarifa.

A solução da ABB também apresenta tecnologia como o Is-limiter, o dispositivo de comutação de energia mais rápido do mundo, que gera redução de custos e recursos otimizados e é adequado para operações de curto-circuito em novos sistemas e expansões de sistemas existentes. Os painéis possuem a tecnologia Gas Insulated Switchgear (GIS), que são isolados em SF6, robustos e de baixa manutenção, o que garante o isolamento e proteção dos equipamentos de transmissão e distribuição de energia elétrica de alta e média tensão.

A colaboração com o Puma II é uma expansão do sistema anterior fornecido pela ABB no Projeto Puma I em 2014. A Klabin pode aproveitar o mesmo planejamento e parte da infraestrutura Puma I existente, completando um entrelaçamento sistemático no gerenciamento de energia.

A primeira fase do Projeto Puma II foi concluída com a entrada em operação da Paper Machine 27 (PM27), que produzirá o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto, fornecendo ao mercado 450 mil toneladas por ano. O Eukaliner® é um produto inovador feito a partir de fontes renováveis que otimiza recursos em toda a cadeia produtiva. Ele oferece desempenho superior mesmo em gramaturas menores, oferecendo papel de embalagem resistente e sustentável, com excelente qualidade de impressão.

O sucesso alcançado na implantação da primeira fase se deve aos anos de parceria e colaboração entre a Klabin e a ABB. A participação de um time altamente qualificado, experiente, com profissionais conhecedores do processo, e participantes do Projeto Puma I, foi elemento chave para obter resultados à altura do projeto. A segunda fase do Projeto Puma II envolve a construção da Paper Machine (MP28), uma moderna e sofisticada máquina de papel cartão que aumentará a produção para atender à crescente demanda do mercado por papéis para embalagens. Com entrega prevista para 2023, a MP28 terá capacidade de produção anual de 460 mil toneladas e consolidará a posição da Klabin como produtora global de papel cartão para alimentos líquidos (leites e sucos) e produtos industrializados, dando continuidade aos planos de crescimento e expansão contínuos da empresa.

“A continuação do Puma I para o Puma II reflete nossa parceria de longa data e bem-sucedida com a ABB e é um passo importante para atingir nossa meta de produção de 920.000 toneladas de papel Kraft e cartão por ano”, afirma Gabriel Alves Lemes, Gerente de Eletricidade, Automação e Instrumentação da Klabin. “A automação do gerenciamento de eletricidade da ABB proporcionará economia de custo e espaço e reduzirá o tempo médio entre interrupções no fornecimento de energia, o que significa que, com manutenção preventiva regular, as correções de falhas serão raras.”

Robison De Martini, Gerente de Vendas de Celulose e Papel da ABB, explica que “para atender a meta de produção da Klabin, por meio da adição de duas novas máquinas de papel em operação, é necessário aumentar a distribuição de energia. O sistema da ABB garantirá o controle de energia não apenas para essas novas máquinas, mas também para todas as ilhas de processo”. Ainda segundo Martini, “com o Brasil ocupando o segundo lugar no top global de produtores de celulose‎‎, a cadeia produtiva de celulose e papel da Klabin é importante para a economia do país. Estamos orgulhosos de ajudá-los a contribuir ainda mais, aumentando sua produção.”

A ABB e a Klabin trabalham juntas desde o início da década de 1980, em diversas áreas e projetos, atendendo a variadas necessidades de média e alta tensão, eletrificação de processos, motores, controle de qualidade e sistemas de automação em unidades da Klabin, nos processos de celulose ou papel.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países.

Automação de Processos: A unidade de negócios de Automação de Processos da ABB é líder em automação, eletrificação e digitalização para os setores de processos e híbridos. Atendemos nossos clientes com um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído nº 1, software e serviços de ciclo de vida, produtos específicos da indústria, bem como ofertas de medição e análises marítimas e turbo alimentadores. Como o nº 2 global no mercado, nos baseamos em nossa profunda expertise de domínio, equipe diversificada e presença global, e nos dedicamos a ajudar nossos clientes a aumentar a competitividade, melhorar seu retorno sobre o investimento e conduzir operações seguras, inteligentes e sustentáveis.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp