Empresa global de fertilizantes aumenta a eficiência energética com motores e inversores ABB

Empresa global de fertilizantes aumenta a eficiência energética com motores e inversores ABB

  • A Yara está atualizando um de seus maiores locais de produção internacional com tecnologia de alta eficiência.
  • Cerca de 1.000 motores foram atualizados, enquanto a segunda fase verá aproximadamente 2.500 motores substituídos por motores e inversores de relutância síncrona IE5.
  • Economia anual projetada de até 40 GWh e 19 kt de emissões de CO2.

A ABB está fornecendo motores e inversores altamente eficientes para permitir que a Yara, líder mundial na produção de fertilizantes complexos à base de nitrogênio, aumente a eficiência energética em seu principal site de produção em Porsgrunn, Noruega. O projeto de atualização de longo prazo irá produzir economia anual de energia de 32 a 40 gigawatts-hora (GWh) e irá reduzir as emissões de CO2 em 12 a 19 quilotons (kt) – equivalente às emissões produzidas por quase 14.000 carros padrão.

Na primeira fase do projeto, cerca de 1.000 motores elétricos de baixa tensão em Porsgrunn já foram substituídos por motores IE3. Este é o nível de eficiência mínimo atual exigido pelo mais recente regulamento Ecodesign que entrou em vigor em julho de 2021. Os inversores de frequência (VSDs) foram adicionados a 75% desses motores, oferecendo um grande aumento na eficiência energética, economizando cerca de 16 GWh ao ano.

O planejamento de longo prazo está em andamento para a próxima fase que será executada durante as atualizações e substituições de equipamentos, bem como em novos projetos. Isso eventualmente incluirá 2.500 motores com uma potência média de 75 quilowatts (kW) atualizados com motores SynRM e pacotes de acionamento que oferecem eficiência IE5 ultra-premium. Quase 70% desses motores são instalados em aplicações de bombas e ventiladores que oferecem oportunidades consideráveis de economia de energia.

Além da economia de energia e redução das emissões de carbono, a Yara espera economias significativas nos custos de manutenção devido ao menor desgaste, atribuível à vida útil mais longa dos motores e máquinas acionadas por VSD devido ao menor estresse mecânico.

“A ABB ajudou a avaliar nossos sistemas e delineou todos os benefícios da atualização”, disse Perry Jaspers, responsável pelo processo técnico de eletricidade e automação na Yara. “Escolher a mais recente tecnologia de motor e inversor é crucial para melhorar nossa eficiência energética. Também está gerando grandes benefícios no aumento do tempo de atividade e menor manutenção.”

“O projeto Yara é um excelente exemplo do impacto comercial que a atualização para motores e inversores de última geração pode ter, não apenas no aumento da eficiência energética, mas também na continuidade do processo”, diz Stefan Floeck, presidente da divisão Motores IEC de baixa tensão ABB. “Mudar para a tecnologia IE5 SynRM oferece um rápido retorno do investimento, além de permitir que as empresas preparem suas operações para o futuro.”

A fábrica de Porsgrunn também colabora ativamente com a ABB e a Stena Recycling para reciclar de forma sustentável motores antigos como parte da iniciativa de economia circular.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar o software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e movimento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Sobre a Yara: Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, a Yara estabeleceu uma posição única como a única empresa global de nutrição de culturas do setor. A Yara opera um modelo de negócios integrado com cerca de 18.000 funcionários e operações em mais de 60 países. Como empresa líder mundial em nutrição de cultivos e fornecedora de soluções ambientais e agrícolas, a Yara aborda os desafios globais e cria mudanças positivas. www.yara.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp