Fabricantes automotivos globais estão repensando a abordagem ‘just in time’

  • Pesquisa global “Perspectiva de Manufatura Automotiva” da ABB revela que as preocupações com a cadeia de suprimentos estão criando uma mudança para uma maior retenção de estoques - um afastamento da abordagem “just in time”
  • Aumento dos custos e o desejo de operar de forma mais sustentável estão aumentando o foco nos ganhos de eficiência operacional e energética por meio da automação
  • Soluções inteligentes da ABB, baseadas em robôs móveis autônomos (AMR), gerenciam esses desafios complexos

A interrupção da cadeia de suprimentos e o aumento dos custos dos materiais estão fazendo com que a indústria automotiva global reavalie os princípios da manufatura enxuta, revela uma pesquisa global encomendada pela ABB Robótica. Mudando de estratégias "just-in-time" para "just-in-case", os fabricantes estão mantendo mais estoque para se protegerem contra interrupções não planejadas.

Produzida em parceria com a principal publicação global do setor, a Automotive Manufacturing Solutions, a pesquisa foi realizada por uma combinação de especialistas globais do setor de fabricantes de veículos, fornecedores e engenharia. Quase dois terços (62%) dos entrevistados citaram as preocupações contínuas com a cadeia de suprimentos quando questionados sobre seus três principais desafios para a fabricação de automóveis, enquanto 41% citaram os impactos dos aumentos de preços de materiais e componentes e 31% apontaram os crescentes custos e escassez de mão de obra. A pesquisa também revelou como os fabricantes estavam recorrendo ao aumento da retenção de estoques e à compra de materiais a granel para limitar sua exposição a interrupções em outras partes da cadeia de suprimentos, enquanto trabalhavam com uma rede mais ampla de fornecedores para garantir a disponibilidade suficiente de peças.

"Essa mudança sísmica na logística de fabricação exige soluções inteligentes e eficazes", disse Joerg Reger, diretor global da linha de negócios automotivos da ABB Robótica. "A ABB está enfrentando esses desafios diretamente com soluções mais eficientes e flexíveis, como a nossa linha de AMRs (robôs móveis autônomos), que podem melhorar muito a velocidade de entrega de peças críticas para a linha de montagem."

A pesquisa destacou como o aumento do custo das matérias-primas (62%) já havia superado os custos de energia (59%) como a principal preocupação do setor. A eficiência energética continua a ser importante, enquanto um número idêntico de entrevistados (17%) sentiu que uma gestão de custos mais rígida era crucial para a resposta do setor. Após o lançamento em 2022, soluções inovadoras como o ABB PixelPaint estão ajudando a reduzir o desperdício e aumentar a eficiência em aplicações de pintura automotiva, permitindo que os fabricantes gerenciem melhor os custos enquanto operam de forma mais sustentável.

A pesquisa da ABB inclui cerca de 600 especialistas globais do setor, de fabricantes de veículos e suprimentos em todos os níveis de gerenciamento, engenharia e outros profissionais importantes em todo o mundo automotivo. Leia mais e faça o down--load da pesquisa e dos infográficos aqui.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

A ABB Robótica & Automação Discreta, como um dos principais fornecedores mundiais de robótica e automação de máquinas, é a única empresa com um portfólio integrado que abrange robôs, robôs móveis autônomos (AMR) e soluções de automação de máquinas, projetados e orquestrados por nosso software de criação de valor. Ajudamos empresas de todos os portes e segmentos - do automotivo ao eletrônico e logístico - a se tornarem mais resilientes, flexíveis e eficientes. A ABB Robótica & Automação Discreta oferece suporte aos clientes na transição para uma fábrica conectada e colaborativa do futuro. A área de negócios emprega aproximadamente 11.000 pessoas em mais de 100 localidades em aproximadamente 53 países. go.abb/robotics.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp