Os modais de transporte são fundamentais para a movimentação das economias ao redor do mundo, inclusive em aplicações pouco difundidas como a mineração.
Na mineração um dos modais de transporte que mais chamam a atenção são os caminhões fora de estrada, que com apenas uma única carga nestes caminhões pode atingir até 400 toneladas. Porém muitas pessoas desconhecem que os caminhões fora de estrada são uma pequena parte do sistema complexo de transporte de minérios, tendo como sua principal protagonista as correias transportadoras, sendo que estas adquiriram papel fundamental na exploração de minérios uma vez que podem transportar milhares de toneladas diariamente, acelerando o processo de exploração até o envio para ao beneficiamento do minério.
Como um fato interessante a maior correia transportadora no mundo fica no deserto do Saara, ligando diretamente a mina de rochas fosfáticas ao porto da cidade de El-Aaiun. Sua extensão é de 98 quilômetros sendo capaz de transportar mais de 2000 toneladas por hora. Com a possibilidade de transportar grandes volumes a grandes distâncias, as correias transportadoras detêm uma posição dominante no transporte de materiais devido às suas inerentes vantagens, como economia, segurança na operação, confiabilidade e versatilidade.
As correias transportadoras estão diretamente ligadas à melhoria de desempenho, à rapidez, à economia de tempo na movimentação dos mais variados tipos de carga e claro, a melhor relação custo-benefício para diversos segmentos e com os constantes aumentos de combustíveis e índices inflacionários elevados, os custos de transporte impacta diretamente nos preços de toda a cadeia produtiva. Por este motivo, as correias transportadoras em alguns segmentos são difundidas, tendo seu uso ampliado a grandes distancias (vide o caso do Saara) para reduzir os custos de produção. Porém detalhes de segurança operacionais devem ser observados e difundidos neste meio de transporte de cargas, para que possam usufruir de todos os benefícios da correia transportadora.
Um dos exemplos que podemos ressaltar, são as chaves de emergência com acionamento por cabo e atuação bilateral, este equipamento é um dos produtos mais indicados e utilizados na adequação de quesitos de segurança em correias transportadoras assegurando os índices de segurança para operadores. Estas chaves de emergência garantem a parada imediata e segura em condições de risco ou falhas, mantendo a integridade e segurança do operador e da operação.
A aplicabilidade destas chaves é para uso ao lado da correia transportadora ou para locais de passagem operacional, facilitando a parada de emergência das correias transportadoras em caso de emergência ou situação de risco. As chaves de emergência funcionam em uma posição semi-tracionada, ou seja, ela é atuada quando o cabo de aço é tensionado ou rompido ao longo de toda a correia, desta forma o transportador efetua a parada imediata da operação evitando danos e riscos adicionais.
Com esta aplicação a empresa ABB tem uma solução exclusiva para monitorar as chaves de emergências com acionamento por cabos e atuação bilateral, denominada de DYNlink (sinal dinâmico), este produto permite conectar todas as chaves em série por todo perímetro da correia transportadora atingindo os maiores níveis de segurança de uma aplicação que são determinados pela categoria 4 / PL e / SIL 3. Esta solução da ABB aplica-se um canal de comunicação entre os dispositivos (em vez de dois como nos dispositivos de segurança convencionais), proporcionando economia de cabeamento, redução de controladores e menor quantidade de dispositivos de emergência no projeto.
O funcionamento da solução DYNLink da ABB se dá a partir de um módulo de controle que envia um de pulso de 200 Hz, ou seja, todos os dispositivos são verificados 200 vezes por segundo, garantindo a ação imediata em qualquer necessidade. Para esta solução a ABB possui dois controladores aptos a trabalhar com o sinal dinâmico e possuem características diferentes para atender a todos os tipos e tamanhos de projetos – o controlador VITAL e controlador Pluto.
O controlador Vital consegue monitorar até 30 dispositivos em série, um controlador pequeno e versátil para as diversas aplicações. Como fator comparativo em soluções com dispositivos de segurança convencionais de mercado, para atingir o nível máximo de segurança seria necessário um relé adicional por dispositivo para atingir a categoria máxima de segurança, ou seja, custo dobrado na aplicação.
Da mesma forma quando aplicado o controlador programável Pluto, apenas uma entrada de segurança é aplicada ao invés de duas entradas para um dispositivo de segurança tradicional, desta forma reduz-se a quantidade entradas e saídas necessárias para a efetivação do projeto, reduzindo a necessidade de módulos adicionais e consequentemente os custos de projeto.
Um outro equipamento da ABB que vale a pena chamar a atenção para a segurança são os adaptadores denominados Tina, estes adaptadores permitem usar dispositivos de segurança convencionais em uma solução DYNlink ABB. Os adaptadores TINA transformam sinais de segurança convencionais em sinais dinâmicos. Isso significa que a maioria dos dispositivos de segurança convencionais já instalados atualmente podem ser utilizados no conceito de sinal dinâmico – DYNlink quando usados em conjunto com um adaptador Tina, aumentando a confiabilidade do sistema.
DESTAQUES da solução DYNLink da ABB
Agilidade
- Plug & Play conectores M12
- Nenhuma programação necessária com Vital1
- Menos componentes necessários para atingir o nível de segurança mais alto SIL3, Ple e CAT4
- Qualquer tipo de contato pode ser incorporador no sinal dinâmico.
Operação Continua
- Tempo reduzido de solução de problemas com indicação inteligente de LED e StatusBus
- Substituição simples de qualquer dispositivo no circuito – nenhuma configuração necessária
Maior Confiabilidade
- Fácil de alcançar o mais alto nível de integridade com até 30 dispositivos de segurança em série.
- Detecção de falha extensa
- Monitora dispositivos até 1KM de distância
Economia com a solução do sinal dinâmico.
A principal vantagem para o segmento M&M é que essa solução dinâmica da ABB pode trazer uma economia de até 35% na adequação das correias transportadoras.
O quesito de segurança é inegociável para todas as organizações, conheça as melhores práticas de segurança com os equipamentos e soluções ABB.
Murilo Moraes
Formado em Engenharia Mecatrônica, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade FACENS, com vivência nos últimos 15 anos dentro segmento de automação, controle e segurança de máquinas e equipamentos. Atualmente responsável pelo gerenciamento das linhas, Relés de Proteção, Relés Inteligentes e Dispositivos de Segurança na ABB Eletrificação.