No mundo em que vivemos, dependemos de energia para produção de alimentos, água, produtos, serviços, confortos e tecnologias. Mas como continuar se beneficiando de todas as facilidades que temos ao nosso alcance sem prejudicar o meio ambiente? Qual é o preço que estamos dispostos a pagar, uma vez que a energia é absolutamente crucial para o futuro da humanidade? Eis o X da questão.
Estima-se que até 2050, a população mundial será de 9,7 bilhões; em 2019 totalizava 7,7 bilhões. Espera-se que a economia global mais que dobre ao longo deste mesmo período. A urbanização, automação e o aumento dos padrões de vida irão elevar a demanda por energia globalmente. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em cidades e centros, e as Nações Unidas projetam que a população urbana crescerá cerca de 68% até 2050.
O desafio que enfrentamos hoje é encontrar maneiras de melhorar a eficiência de como consumimos a energia. Embora todos possamos fazer a nossa parte para melhorar a eficiência energética em nossas vidas, a verdadeira diferença pode ser feita na indústria.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a indústria é responsável por 37% do uso da energia global e 24% das emissões globais de CO2. Uma grande parte desta atividade está associada aos motores elétricos. Estima-se que aproximadamente 70% da eletricidade consumida pela indústria é usada por sistemas de motores elétricos. Em prédios comerciais, 38% do consumo da energia elétrica são para motores.
O papel dos inversores e motores de alta eficiência
Os motores elétricos – e os inversores de frequência que otimizam sua operação – estão incorporados em quase todos ambientes edificados. Eles fornecem energia a uma ampla variedade de aplicações fundamentais para nosso estilo atual de vida.
As tecnologias de motores e inversores tiveram um avanço excecionalmente rápido na última década, com inovadores projetos que garantem níveis notáveis de eficiência energética. No entanto, um número significativo de sistemas movidos com motores elétricos industriais em operação atualmente – cerca de 300 milhões globalmente – são ineficientes ou consomem muito mais energia do que o necessário, resultando em um enorme desperdício de energia.
Pesquisas independentes estimam que, se esses sistemas forem substituídos por equipamentos otimizados de alta eficiência, conseguiríamos reduzir o consumo global de eletricidade em até 10%. Por sua vez, isso seria responsável por mais de 40% da redução nas emissões de gases de efeito estufa necessária para cumprir as metas climáticas de 2040, estabelecidas pelo Acordo de Paris.
Soluções ABB para manter o mundo em movimento de forma eficiente, confiável e segura
Motores, inversores de frequência e sensores inteligentes melhoram a confiabilidade e aumentam a economia de energia das empresas.
A ABB possui soluções e tecnologias que podem diminuir as perdas de energia em até 30%, otimizando custos e reduzindo as emissões de CO2, como o ABB Ability™ Digital Powertrain, uma solução que monitora inversores de frequência, motores, bombas e rolamentos. Essa tecnologia permite que os clientes fiquem conectados com seus equipamentos e visualizem variáveis operacionais e indicadores de desempenho por meio de uma plataforma digital que pode ser acessada remotamente.
Dessa forma, é possível identificar defeitos e falhas no funcionamento com antecedência, evitando paradas inesperadas e, consequentemente, aumentando a vida útil dos equipamentos.
A tecnologia de sensores inteligentes proporciona uma operação estável e ininterrupta por 24 horas, com ganhos em eficiência energética significativos e consequente redução de custos. Veja no comparativo abaixo:
O papel crucial da eficiência energética
Desde o começo da era industrial, as melhorias em eficiência produtiva sempre levaram à expansão econômica. Com os últimos avanços tecnológicos, estamos embarcando em uma era em que a maior eficiência contribui simultaneamente para o crescimento econômico e proteção ambiental.
A eficiência energética tem um papel muito importante a desempenhar nas mudanças climáticas, mas também em tornar os sistemas de energia mais resistentes e acessíveis, levando energia para mais pessoas ao redor do mundo.
Os benefícios de uma maior eficiência energética vão além da luta contra a mudança climática. Eles contribuem amplamente para a conservação do meio ambiente, ar e água mais limpos, melhor saúde pública, independência da energia e crescimento econômico e desenvolvimento mais fortes.
Portanto, a melhor ação para garantir um futuro sustentável para toda humanidade e para nosso planeta é maximizar a eficiência energética. E as soluções da ABB têm como ajudar as empresas a pavimentarem esse caminho, tornando suas operações mais inteligentes e eficientes.
Rodrigo Teixeira
Gerente do segmento de água e saneamento da ABB Motion